A cor púrpura
Sinopse: Um dos mais importantes títulos de toda a história da literatura, inspiração para a aclamada obra cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery. Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra extremamente atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.
Autor(a): Alice Walker | Editora: José Olympio
Este não é mais um livro sobre racismo. Este é o livro que apresenta de forma simples, envolvente e emocionante a história de Celie, uma mulher que sofreu desde a infância e aprendeu a se comportar como um ser inferior, como uma negra feia, inútil e que deveria apenas servir.
Durante a narrativa conhecemos os sentimentos e pensamentos da protagonista através de suas cartas para Deus. Encontramos erros ortográficos e uma fala nada culta, afinal, estamos falando de uma protagonista que não teve a oportunidade de ser uma "dama da sociedade".
É melhor você nunca contar pra ninguém, só pra Deus. Isso mataria sua mãe.
Celie, uma mulher repleta de dores, recordações tristes e perdas, mas que continua seguindo sua vida da forma como aprendeu que deveria ser. Sempre sendo vítima, mesmo sem reconhecer tal condição. Foi vítima ao ser abusada pelo pai, ao ser entregue a um homem que não conhecia, ao ser espancada, ao ser maltratada e discriminada. Uma Celie que não conhece sua força, mas que continua forte e viva.
Ele riu. Quem você pensa que é? ele falou. Você num pode amaldiçoar ninguém. Olhe pra você. Você é preta, é pobre, é feia. Você é mulher. Vá pro diabo, ele falou, você num é nada.
O leitor se vê preso aos dramas da protagonista e à sua ingenuidade, um ser tão complexo e ao mesmo tempo tão simples que fica difícil descrever. Uma mulher que sofre, mas que quer ajudar na medida do possível e que anseia por ser amada.
A autora criou com maestria os personagens desta história. Por mais que o foco seja a frágil e forte Celie, também é possível conhecer profundamente outros membros importantes desta história. Mulheres mais fortes e realistas, outras mais sonhadoras, homens machistas e outros mais apaixonados. Todos compondo uma história maravilhosa que proporciona ótimos momentos de leitura.
Esteja pronto para ler uma obra rica e complexa, que permite ao leitor a mais profunda reflexão e as diversas comparações com a atualidade. Afinal, ainda existe preconceito, discriminação, machismo e desigualdades.
11 comentários
Confesso que não conhecia esse livro, nunca nem sequer tinha ouvido falar. No entanto, sua resenha me deixou curiosa, não é o meu gênero de leitura preferido.Adorei saber que os capítulos são em forma de cartas Enfim, como sempre sua resenha ficou muito boa.
ResponderExcluirBjsss e fica com Deus
Eu não li o livro mas vi o filme, logicamente que o livro é sempre muito melhor que o filme, sendo assim então o livro deve ser maravilhoso pois eu amei o filme, embora seja algo meio triste, mostra a capacidade de luta e também de resignação de uma pessoa ... Eu adorei o filme, com certeza vou amar o livro.
ResponderExcluirÉ uma ótima indicação Alessandra!
Bjos
Minda =D
eu vi o filme e fiquei doida pra ler ,maravilhoso como pode uma escritora ter tanta emoçao e escrever um livro assim,eu quero ta na minha lista de preferidos
ResponderExcluirParece ser mesmo muito legal, dessas historias que te prendem e nao consegue parar de ler ne? Adorei o post!
ResponderExcluirBjao :*
http://festadasunhas.blogspot.com.br/
Esse livro mostra a realidade de muitas mulheres
ResponderExcluirque sofrem não só com o racismo, mais os abusos, desigualdade
entre outros, o autor está de parabéns
bjs
Nunca ouvi falar do livro só do filme, gostei da sua resenha pois me deu outra visão da história. Abraços
ResponderExcluirMe pareceu ser bem interessante ele livro e fiquei curiosa para saber o porque ele tem esse nome rsrs.
ResponderExcluirBjos ❤
www.blogdawanessacosta.com
Oi :)
ResponderExcluirInteressante o livro gostei de sua descrição, eu não conhecia ele ainda .. Amei.Um beijo !!
Esse livro é lindo.
ResponderExcluirJá vi o filme e é maravilhoso!
Já chorei mto vendo esse filme
bj
Que resenha ótima, poxa coitada da Celie! Abusada pelo marido e padrasto! O livro deve ser muito bom! Fiquei curiosa para ler!
ResponderExcluirBlog Mulher Virtuosa By Vany
que história interessante
ResponderExcluirfiquei aqui querendo o livro na minha mão rsrsr
adorei
bjs