Beleza estranha

Publicado por 10.2.16


Sinopse: Beleza estranha é a história de Roberto. A história de Roberto é a história de uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe. E, na luta pela superação, ele revela sua grande generosidade quando o pai vem bater à sua porta. E, no final surpreendente, ele se dá conta de que “a vida é mesmo estranha, mas é bela”.
Autor(a): Tércio Ribas Torres | Editora: Faces | Compre aqui: Livraria da Travessa

Um livro de poucas páginas, mas que permite ao leitor um envolvimento tão grande que você nem repara se falta muito ou pouco para o fim.

Através de uma narrativa simples, o autor descreve com clareza os fatos importantes da vida de Roberto e sua família, bem como o sofrimento e superação existentes na trajetória dos personagens. O fato de ter encerrado a leitura com apenas o nome de Roberto na memória chamou minha atenção, os demais personagens são importante para o desenvolvimento da história, porém não são nomeados e por incrível que pareça não causa prejuízo na compreensão dos fatos e conexões. 
O pai chegou. Havia quase um ritual. Ritual machista, patriarcal. A senhora comporia a mesa do jantar, pratos arrumados. Nada chique, mas respeitoso, ele dizia. Janta posta e o homem sentado à mesa não poderia ser incomodado.

A história de Roberto é repleta de violência doméstica, pobreza, dificuldades e superações. Sentimentos se misturam durante a leitura, indo desde a mais sincera compaixão à mais pura alegria. Acompanhar a evolução do protagonista e a narração de sua trajetória, permitiu minha aproximação e envolvimento com o personagem principal. Ouso dizer que durante a narrativa tão fluida e simples, senti como se já conhecesse o Roberto, como se alguém estivesse me contando sobre a vida de alguém que conheci.

O autor conseguiu desenvolver em poucas páginas uma história com uma temática forte, mas com uma leitura leve, fluida e rápida. Ao encerrar a leitura pude imaginar que faltou algo, como "o que aconteceu depois?" e apenas por este motivo o livro não ganhará a avaliação máxima, não que o final tenha sido ruim, mas Roberto agora é meu amigo e queria saber um pouco mais.

 




8 comentários

Comentários
8 Comentários
  1. Oi, moça, tudo bem?

    Uau, me interessei demais pelo livro. Acho que, ainda que possa ser pacato, o assunto tem muito a oferecer. É, praticamente, um retrato do dia a dia de muitos filhos e pais. Meu pai era muito machista e, diversas vezes, me encontrei em situações parecidas com as de Roberto. Nunca é fácil desnudar a ilusão de que seu pai não é, exatamente, um "super-herói". É uma desconstrução bastante dolorosa a ser feita. Gostei muito do título da obra, exprime a essência do enredo, mas não é algo que é obvio demais ao leitor. A capa tá bem bonita também, gostei muito desse efeito na imagem.
    Parabéns pela resenha, muito boa! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. esta história é o retrato de muitas familias brasileiras...Parabéns pela resenha
    www.kikamenos30.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, não conhecia!

    Beijinhos :)
    www.simaradicasetoques.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa sem dúvidas é uma história muito emocionante e retrata muitas famílias brasileiras, sua resenha foi muito boa, mais um livro que entra para a minha lista de livros que quero em 2016.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. História interessante, me lembrou de fatos da infância como quando meu avô chegava em casa ele lavava as mãos e ia direto para a mesa realizar a refeição que já deveria estar servida pra ele... não fazia nada além de comer, levantar, ir ao sofá e esperar o café... minha avó era responsável por tudo, inclusive cortar cabelo e fazer roupas. Preciso ler esse livro... Bjs

    ResponderExcluir
  6. ESSA HISTORIA RELATA A REALIDADE DE MUITOS PAIS E FILHOS.. ACHEI O TEMA ABORDADO INTERESSANTE E FIQUEI CURIOSA PRA LER

    ResponderExcluir
  7. Também crio esse tipo de ligação com alguns personagens, e fico tri chateada quando acaba e eu não sei como foi realmente que o personagem ficou ... Me parece um livro muito bom, vou guarda o nome. Gostei da indicação Alessandra ...

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  8. A vantagem do livro de poucas páginas é que não deixa a narrativa cansativa. Gostei muito dessa resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir