Eu sou a lenda (Livro x Filme)

Publicado por 8.12.15

Autor: Richard Matheson | Editora: Aleph | Compre: Submarino  / Americanas 
 
Quando li o prefácio escrito por Stephen King já comecei a me sentir empolgada  com o que estava por vir, mesmo que eu não ache o King tão mestre como dizem, ainda assim suas palavras foram mais que suficientes para despertar minha curiosidade.

Ao perceber que o livro ia muito além do que eu estava esperando decidi que precisaria assistir ao filme homônimo, mas desta vez prestaria mais atenção aos detalhes já que comparações seriam inevitáveis. Para quem ainda não leu o livro, mas gostou do filme, já posso adiantar que ambos são bem diferentes e que eu acho a obra de Richard Matheson muito melhor.

Inicio falando do livro, onde somos apresentados à uma realidade pós apocalíptica muito bem descrita e sem exagero, onde o protagonista, único sobrevivente que não sofreu mutações causadas pelo vírus, precisa reorganizar sua rotina afim de se proteger dos que não conseguiram escapar ilesos. Em alguns momentos se torna repetitiva a narrativa, pois Neville está sozinho e sua rotina não muda muito, mas isso acontece só início. Conforme vamos nos aprofundando na história, tudo passa a ser novo e incrível.

Senti que o livro trouxe consigo muito mais conteúdo que o filme, além de ter me deixado ansiosa pelos próximos acontecimentos. A insistência do protagonista em descobrir o que havia acontecido e sua descoberta me deixaram presa até a última página, quase sem piscar para não perder nenhum detalhe.

No filme, Will Smith interpretou bem o protagonista, realmente da forma como eu imaginava que este seria, porém é impossível não notar que a história foi bem modificada. Enquanto no livro vemos Neville tendo que se reorganizar e sendo vigiado a todo instante, no filme já somos apresentados a ele com um cachorro e tentando contato com outros sobreviventes.

Muita coisa é diferente e eu poderia fazer uma lista bem grande, como o relacionamento do protagonista com o cachorro, os vampiros que eram bem diferentes, a rotina do protagonista, a sensação de perigo constante e o principal, o motivo pelo qual ele se tornaria uma lenda.
Na minha humilde opinião, os vampiros do filme ficaram bem fraquinhos, enquanto os do livro deram um sentido à história e parecerem mais espertos e menos "animais".
Considerações finais sobre o livro:
Indico para todos que gostaram do filme, pois verão uma nova história. Aos que não gostaram, leiam mesmo assim, pois existe uma grande possibilidade de tudo começar a fazer sentido. O autor desenvolveu uma história bem amarrada, que faz sentido enquanto se vai lendo e desvendando os mistérios.


 





* Se você ainda não viu, este é um dos vários livros que está sendo sorteado na Promoção de Natal do blog. Participe clicando AQUI! Boa sorte ;)

14 comentários

Comentários
14 Comentários
  1. Tem livro que é diferente do filmes mesmo mas deve ser otimo o livro e o filme.

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Não conhecia este livro,adorei conhecer
    parece ser muito bom,bjss

    ResponderExcluir
  3. Nossa já quero comprar parecer ser muito bom,bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale, como vc fala que o filme e diferente do livro!! se o filme ja e bacana imagina o livro? quero ler... bjs.

    ResponderExcluir
  5. Depois que conhecer o mundo da leitura vejo que os livros tem mas detalhe que o filme
    Muito bom a resenha
    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Acho que os filmes em sua maioria são diferentes mesmo dos livros. A maioria dos que li, ao assistir o filme fiquei um pouco decepcionada. Mas tudo bem, melhor mesmo é ler. Beijos

    ResponderExcluir
  7. ADOROOOOO O FILME E NÃO SABIA QUE TINHA LIVRO!
    Quero ler! Vou procura nos sites aqui!
    bju

    ResponderExcluir
  8. Já assisti o filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. bjs
    <>>> Blog Lady Bel <<<

    <>>> Instagram <<<

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre acho que quando fazem filmes em base a determinado livro, eles mudam muita coisa, o filme eu ja assisti e vendo sua comparação fiquei doida pra ler o livro

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme, mas como você mesma falou e acredito que toda história de livro que vira filme nunca é tão boa quanto no livro, mas até dá para entender porque seria quase impossível por tantos diálogos num filme ...

    Eu geralmente se leio o livro não olho o filme, mas claro tem exceções ... Gostei da resenha Alessandra, quem sabe me dou de Natal o livro ...

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  11. Oi Alessandra, eu já tinha visto o filme e sabia do livro, eu até tava em dúvida se eu deveria ler ou não, pq amei o filme. E se a adaptação já é boa imagina a história original então. Vou por na minha lista de livros, obrigada pela ótima resenha :3

    ResponderExcluir
  12. Não assisti ao filme e nem li o livro, mas fiquei interessada. Adorei a sugestão!

    Bjo
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. primeira vez que assisti o filme curti muito
    e assisti uma duas vezes novamente
    gostei demais
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu sinceramente não sou muito fã desse tipo de livro. A história não me agrada muito a ler. Talvez eu assistiria o filme pois nem tudo o que a gente lê nos livros é o que passa em filmes. Beijos

    ResponderExcluir