Tudo o que precisamos saber, mas nunca aprendemos, sobre mitologia

Publicado por 5.8.15


Sinopse: "Um livro para aprendizes de mitologia, entusiastas do assunto ou qualquer pessoa que goste de uma boa narrativa. De onde viemos? Por que as estrelas brilham e as estações do ano mudam? O que é o mal? Desde o princípio dos tempos, a humanidade vem respondendo a essas perguntas com histórias criativas, que já foram utilizadas pela religião, ciência, filosofia e literatura popular. Neste volume, Davis introduz e explica os grandes mitos mundiais, bem como as obras de literatura que os tornaram famosos, abordando, entre outros, o mesopotâmico Gilgamesh, o primeiro herói da mitologia; Aquiles e a Guerra de Troia; Stonehenge e os druidas; Thor, o deus nórdico dos trovões; e A vida e as grandes dificuldades enfrentadas pelo homem que se tornou Buda.Sempre informal e instrutivo, o autor mostra por que as narrativas ancestrais sobre deuses e heróis continuam nos emocionando até hoje, em filmes, arte, linguagem e música."
Autor: Kenneth C. Davis | Editora: Difel | Compre aqui

Gosto de tudo que envolva mitologia, seja algo mais profundo ou apenas um pequeno detalhe que remeta a alguns mitos. Por exemplo, alguns filmes que assistimos, como Thor, Harry Potter e Percy Jackson tem a boa e velha mitologia envolvida, seja na história propriamente dita ou em seres míticos que integram a história. Sem falar em desenhos e HQ, aah os mitos vão longe.

Acho que ficou um pouco óbvio o motivo de eu ter pego este livro para ler, não é? Então acho que preciso confessar que quando comecei a lê-lo percebi que o que eu sabia sobre mitologia é uma gota no meio do oceano.

O autor traz mitologias de diversos cantos do mundo, não é daquele estilo que se foca na Grécia e esquece o resto, pelo contrário, é uma obra rica em informações que possibilita ao leitor um conhecimento mais amplo não somente das histórias, mas também da cultura de cada povo.

Não encontrei informações soltas jogadas nas páginas, mas sim algo bem estruturado e fundamentado com o intuito de realmente mostrar que tem muita coisa que ignoramos. O autor descreveu com clareza os fatos que rodeiam os mitos e alguns começaram a fazer sentido para mim. Claro que não os encarei como reais, mas pude compreender o motivo do seu surgimento.

A narrativa é incrível e apesar do susto inicial, ao ver a grossura do livro, a leitura fluiu muito bem, melhor do que eu esperava. E por se tratar de um livro que não exige uma leitura sequencial, se você cansou de mitologia grega, vire as páginas e leia um pouco da indiana, chinesa, etc! Tem mito para todos os gostos e tenho certeza de que o leitor não irá se decepcionar.

34 comentários

Comentários
34 Comentários
  1. Olá, eu adoro histórias de mitologia, o único problema é que eu esqueço o que acontece numa facilidade extraordinária, haha. Eu já tenho um que é focado só na Grécia, gostaria de ler esse também já que, diferente do meu, traz outras mitologias <3

    ResponderExcluir
  2. Me interessei muito por esse livro
    A premissa é bem interessante
    Adorei sua resenha
    Beijos
    Myself here

    ResponderExcluir
  3. hai Deus, eu e minha amiga amamos esses tipos de livro, mais é verdade, só achamos mitologia grega, E O RESTO? adorei a ideia do livro de mostrar que não é esse o ponto final, mais que tem muitos ainda por vir, ADOREI <3

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou muito ligada em mitologia, na verdade li muito pouco sobre assunto não é algo que me agrade sabe, conheço o básico do tipo Percy Jackson , mais gostei muito da sua resenha , e quem sabe futuramente não me animo e leio este livro
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, sabe que não sou muito chegada a mitologias, mas me interessei muito por esse livro. São várias mitologias, o que deixa mais interessante, com certeza eu leria se tivesse oportunidade. Parabéns pela sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alessandra. O livro parece ser muito bom, fico feliz em saber que a narrativa do autor flui tão facilmente!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi..
    O livro parece ser enorme mesmo. Apesar dos elogios quanto a narrativa, eu já sou o contrário de você, não sou tao fã de mitologia, embora eu até daria uma chance ao livro.
    Uma ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. EU PRECISO DESSE LIVRO!
    Além da capa linda, é um assunto pelo qual sou apaixonada. E isso desde Hércules da Disney! Então veio Percy Jackson e esse amor só cresceu. Aí mistura com mitologia nórdica... Sou louca pelo assunto! <3
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. ESSE É MEU LIVRO, DEVOLVE!! kkkkkkkk
    guria do céu entendo bem seu amor por esse livro, também adoro mitologias sou uma louca curiosa sobre isso kkkkkkkkkk, realmente o tamanho assusta eu assustei kkkkkkkkk mas gostei disso do autor trazer várias mitologias, deixa um leque maior de informações.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro qualquer coisa sobre mitologia!
    Achei o livro incrível, quanto mais grosso melhor kkkkk
    Vou comprá-lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    O que mais achei interessante nesse livro é ele trazer não só a mitologia grega que é a mais conhecida e falada, mas também a de outros lugares.
    Acho que é um ótimo livro para ir lendo aos poucos e ir aprendendo sobre vários lugares e sua mitologia e cultura.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu sou A louca da mitologia, e queria MUITO MUITO MUITO esse livro pra mim. Preciso juntar uma graninha pra ele, mas ele tá no topo da minha lista, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  13. Oie!!
    Eu gosto muito de histórias com mitologia mas não sei se consigo ler um livro específico sobre isso.
    Acho que vou esperar novas resenhas para ter uma ideia melhor se vou ler ou não.
    ;**

    ResponderExcluir
  14. Oi Alê!
    Eu me interesso bastante por mitologia, e acho que a base da nossa civilização é essa. O ato de acreditar em alguma coisa é o que nos motiva. Gosto muito de mitologia nórdica e grega, mas fico feliz que tenham tido coragem de misturar elementos mitológicos que são considerados 'deuses' da atualidade como o próprio Buda. Espero que não tenha sido tendencioso e que se Buda foi considerado um mito a ser estudado, Jesus e Maomé também tenham sido. Gostei muito da resenha, é um livro que eu quero ler, com certeza!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Gosto muito de mitologia, mas acho que não teria coragem de ler esse livro. Primeiro por causa do tamanho e segundo porque acho que eu iria enjoar muito rápido.
    Mas fico feliz que tenha gostado tanto assim do livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Me interessei muito pelo livro.
    Gosto de livros de mitologia!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Eu também adoro mitologia e tenho vários livros sobre o assunto aqui em casa.
    Esse parece ser muito bom e me atraiu bastante.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  18. sou apaixonada por mitologia e fiquei doida pra ler esse danado quando vi o lançamento... espero poder comprar e ler tão logo possa... ^^

    ResponderExcluir
  19. Oi, Alê!
    Quero muito ler esse livro, sério, me apaixonei desde já por essa capa, adoro mitologia e esses livros cercado de informações a respeito das coisas que gosto é muito amor! Eu comecei a amar mitologia por causa de PJO e agora não largo mais hUAHAUHAUAUA, enfim, eu gostei bastante da sua opinião e me interessei e aliviei ainda mais por saber que é fluído, porque olha a quantidade de páginas disso?! HAUHAUAHUAA.

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Acho que eu teria esse livro para consultar ás vezes, pois gosto de mitologia, mas só me aprofundo um pouco quando estou lendo algo que tenha mitologia envolvida.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser bem interessante, realmente temos muitas perguntas. Com o passar do tempo algumas respostas acabam mudando. Como em relação aos dinossauros, big bang, entre outros fatos. Para quem gosta é um ótimo título. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  22. Oiiiie Tudo bem?
    Gente, que livro legal, e olha que não sou muito chegada em mitologia, mas é muito interessante saber de várias mitologias do mundo. E achei muito bacana.
    Quero ler

    ResponderExcluir
  23. Ameeei a premissa desse livro e fiquei louca para ler pois parece ser super informativo e inteligente. Aprender coisas novas (ou velhas, hehe) sobre mitologia nunca é demais. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu sou Historiadora, então imagine só o quanto eu gosto de Mitologia?
    E o que eu mais gostei nesse livro é que ele não foca apenas na Grécia, afinal outros povos também tem mitos incríveis e que são pouco conhecidos.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  25. Nossa, ADOREI. Eu sempre leio sobre mitologia e esse livro veio em uma boa hora. Quero muito ler. :')

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/08/resenha-marvel-guerra-civil-stuart-moore.html

    ResponderExcluir
  26. que legal *-* eu amo coisas relacionadas a mitologia, mas meu conhecimento se basea nos filmes ou documentários que vi sobre o tema, fiquei super curiosa para ler esse livro!
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  27. A D O R E I a sua resenha e preciso logo deste livro na minha estante.Livros que falam o pouco que for de mitologia chamam a minha atenção. Vou ler logo!
    Beijos
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  28. Oi, como eu sou uma apaixonada por História, esse livro me encanta bastante, adoraria ter a oportunidade de fazer essa leitura.

    ResponderExcluir
  29. Também adoro livros sobre mitologia, não conhecia essa obra e quero muito ler!
    Que bom saber que as informações são bem estruturadas.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  30. Alessandra, que livro incrível!
    Apaixonei por ele.
    Ele pode ser muito longo, mas a experiência deve ser maravilhosa.
    Sou totalmente encantada por mitologia e quero muito ter a oportunidade de conhecer mitos de várias culturas.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  31. Apesar de vc ter falado tão bem dele, não é um estilo de leitura que aprecio, pode ser que venha ler, mas hoje não.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  32. Oi,tudo bem? Vou ser sincera, gosto do assunto mitologia em filmes, fico encantada e quanto mais garrado nessa coisa mitológica melhor pra me deixar fascinada pela história, mas saber delas em livros acho que não teria muita paciência não. Gostei muito da sua resenha, mas dessa vez passo a dica.Quem sabe mais pra frente eu me anime?

    bjs

    ResponderExcluir
  33. Olá; gosto do tema do livro, acho que iria gostar muito se o lê-se; ótima resenha.

    ResponderExcluir
  34. Oi,tudo bem?
    Eu não sei muita coisa sobre mitologia, mas com certeza é um assunto extremamente abrangente. Não é um livro que eu tenha grande interesse, mas acredito que ele tenha um público específico. A capa ficou interessante ótima.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir