O maravilhoso mágico de Oz - L. Frank Baum

Publicado por 20.8.15

Sinopse: Dorothy é uma órfã que vive no interior do Kansas com seus tios. Inesperadamente, um ciclone a leva para uma misteriosa e fantástica terra, um lugar mágico e colorido, cercado por um deserto imenso e governado por um mago poderoso. Em seu caminho, Dorothy enfrenta muitos perigos como bruxas malvadas e monstros gigantes, mas conhece também três amigos incríveis que vão ajudá-la nessa jornada: um Espantalho que deseja um cérebro, um Leão que queria ser corajoso e um Homem de Lata que espera ganhar um coração. Os quatro se unem para encontrar o Mágico de Oz que, segundo dizem, pode realizar todos os seus desejos, e assim Dorothy poderá, finalmente, voltar à casa de seus tios.
Autor: L. Frank Baum | Editora: Vermelho Marinho | Compre aqui

Faço, ou melhor fazia, parte do grupo de pessoas que sabia da existência do Mágico de Oz, mas que nunca sequer tinha lido um livro sobre a história. O pouco que eu me recordava da história era devido ao filme que um dia vi na tv, mas as recordações eram muito superficiais. Me surpreendi ao ler este livro e saber que é apenas o primeiro de uma grande série.

Dorothy é uma criança muito esperta e persistente que após sua casa ter sido carregada por um ciclone até um lugar distante começa uma jornada com aventuras, descobertas, amizades e perigos. Neste caminho ela conhece o famoso espantalho que quer um cérebro, o leão que quer ser corajoso e o homem de lata que quer um coração. Reunidos eles se metem em alguns problemas, mas unidos vão descobrindo como superar os desafios.

Como havia dito, as minhas recordações eram muito fracas e a leitura deste livro me mostrou alguns fatos que eu não recordava, como por exemplo o motivo do homem de lata querer um coração, sua história me pareceu tão concreta e convincente que fiquei comovida e ele acabou se tornando meu personagem preferido.
-Vocês, pessoas com coração - ele disse - têm algo para guiá-los, e não fazem nada errado, mas eu não tenho coração, então preciso ser cuidadoso.
O livro tem um público alvo mais jovem, então não espere encontrar enormes descrições ou algo profundo e marcante, porém é inevitável reconhecer nos personagens algumas características que são admiradas nas pessoas, como a união, companheirismo... Em determinado momento os amigos poderiam ter deixado Dorothy sozinha e seguir suas vidas, mas lembraram de tudo o que aprenderam e conquistaram por causa dela, achei isso tão lindo.
Os personagens são cativantes, a linguagem é simples e a narrativa é fluida. O leitor acaba se envolvendo com os nobres integrantes da história, que nem nota o tempo passar. Apesar deste ser apenas o primeiro da série, e eu de eu ter problemas em começar a ler séries sem que eu tenha todos os livros, aproveitei bastante esta experiência, pois o livro tem início, meio e fim!

Ah, não posso deixar de falar que a diagramação está muito bonita e que apesar do meu livro ser pocket ele resistiu fortemente ao tempo na bolsa sem um amassadinho sequer. A editora está de parabéns!
 

11 comentários

Comentários
11 Comentários
  1. Oiiii
    eu ainda faço parte que conhece a história só por cima
    Mas esse livro parece super legal!
    Belo post!
    :)

    Canal: qualquer coisa serve

    ResponderExcluir
  2. O mágico de Oz
    Eu li alguns livros sobre é esse parece ser bem legal também!
    Gostei do post!
    Muito lindo!
    :)

    Meninasfemininas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, mas vi o filme, mas como sempre no filme muita coisa fica esquecida.
    Não fazia ideia que tinha mais livros com o mesmo tema.
    Mas acho a história muito bacana pois ela passa uma lição de vida, fala sobre amor e amizade.

    Bjos Alessandra!
    Minda

    ResponderExcluir
  4. Acho a história muito bacana, gostei da resenha

    ResponderExcluir
  5. Nossa que livro lindo! Ótima resenha e eu amei conhecer...
    Também já fiquei querendo um para mim!
    Beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. tb vi o filem, qdo era pequena e me marcou bastante
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Amo Magico de Oz, esse livro parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Parece uma linda história e pelo que vi as ilustrações são fantásticas!!

    Mi interessa

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o filme e adorei!
    Agora pela sua resenha percebo que o livro é bem mais rico em detalhes.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu já li esse liovro varias vezes, é muito gostoso de ler, fez parte da minha infancia rss. beijos
    www.coisasderenata.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adoro a história do Magico de OZ, linda a diagramação desse livro...amei. :)
    Blog Menina Descolada

    ResponderExcluir