Jardim de espelhos - Veridiana Maenaka

Publicado por 27.8.15

Sinopse: Cristina nasceu de um relacionamento proibido, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo. Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável - e atraente - Eduardo.
Autor(a): Veridiana Maenaka | Editora: Giz | Compre aqui

Henrieta é uma jovem que devido à paixão por Diogo acaba indo contra os costumes da época e se entrega ao jovem, porém o que ela não imaginava é que desta relação breve surgiria uma criança. Por se tratar de uma história de época, que se passa em 1880, o leitor precisa ter em mente que verá algumas situação que beiram o preconceito e que as atitudes condizem com a realidade de tal época. 

Cristina, a filha de Henrieta, é doada para uma emprega logo ao nascer e então começa todo seu tormento. Criada como empregada desde pequena e próxima aos filhos do patrão, acaba se apegando mais a um deles, André, e ambos se apaixonam. O amor de infância poderia ter sido lindo, mas nem chegou perto disso, exceto para a protagonista que acreditava que casariam e viveriam felizes para sempre.

Muitas coisas acontecem, e não entrarei em detalhes senão perde a graça, mas posso dizer que Cristina sofre pra caramba e mesmo ainda adolescente precisa aprender a se virar sozinha, sem apoio da mãe adotiva e muito menos da família biológica. Em meio à prostituição, a protagonista aprende um jeito de se sustentar e conseguir manter uma estabilidade financeira agradável, mas continua sonhando com seu amor de infância.

Não continuarei resumindo o livro, pois acho que você deveria ler e conhecer as angustias de Cristina, as armações e a persistência dela. Em alguns momentos a protagonista me cansou, pois já tinha sofrido horrores na vida e continua sendo boba para algumas coisas, insistia em determinados assuntos, mesmo sabendo que toda insistência não daria em nada. Senti vontade de dar uns tapas para ver se ela parava.

A história foi bem construída e descrita na medida certa. A autora conseguiu desenvolver uma trama bem estruturada, com um pouco de romance, superação, perdas, reviravoltas e conquistas. Mesmo que eu tenha me incomodado com a protagonista e tenha achado sua mãe biológica passiva demais, o resto da história me agradou bastante.


 

24 comentários

Comentários
24 Comentários
  1. Olá :) Que eu me lembre eu nunca tinha visto esse livro, achei o assunto bastante interessante, chamou a minha atenção por se tratar de história de época, fiquei com vontade de ler mais sobre o drama da protagonista. Beijos!!! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro romances de época e esse é um dos livros que preciso ler, ainda mais se tratando de um nacional!
    Ótima resenha, já anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    estou curtindo bastante as resenhas que vejo desse livro, acho que foi umas três, espero poder comprar o meu e tirar minhas duvidas sobre ele, adorie essa capa
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey Alê,
    tudo certinho?? Adoro esse tipo de romance. Vou add na minha lista de leitura.
    beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro romance desse tipo e apesar desse seu incomodo com a mãe biológica (que provavelmente também me incomodaria) eu quero muito ler.
    Achei bem interessante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. OIe!
    EU AMOOO histórias antigas assim e pela sua nota e a resenha, já quero ler! Adoro histórias que mesclam bem o romance e as reviravoltas!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. oi ^^ eu adorei a capa desse livro. to apaixonada.
    nem sempre histórias nesses estilo me empolgam para ler, mas acho que poderia dar uma chance para a leitura. adoro coisas bem construídas :)
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um leitura envolvente com personagens marcantes e com história de dor e alegrias,
    Gostei do título do livro ...
    Fiquei com certeza curiosa por essa leitura ...

    Bjos Alessandra!
    Minda

    ResponderExcluir
  9. Lia muito romances de época (obrigado) pela faculdade, não gosto muito, mas num dia em que a vontade de ler me aperta, leria e sua resenha ficou bem legal

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  10. Amo romance, deu vontade de ler quero esse livro

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gosto bastante de romances de época - especialmente os do século 19 -, e acho bacana esses tipos de publicação vindo do âmbito nacional. Esse aí parece se passar aqui mesmo no Brasil, é? É que não vi na resenha, mas acho legal se fosse.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  12. adorei de cara o titulo eu quero
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/2015/09/top-blog-artmel.html

    ResponderExcluir
  13. oi minha linda adorei bom dia bjokas

    ResponderExcluir
  14. confesso que não gosto muito desse tipo de livro, mas esse parece ser bom.

    ResponderExcluir
  15. Mais um pra minha listinha de livro.
    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. O amor da infância ou primeiro amor é sempre marcante não é? E vem com expectativas, angústias, medos.
    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa que história linda, ameiii
    de uma pobre coitada a uma dama
    interessante
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Romance épico nao me chama muito atenção... Mas uma boa dica para quem gosta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Já li outra resenha desse livro e achei o enredo dele interessante, por ser romance de época também, mas fico com um pouco de receio pois não gosto muito de personagens "lê lê" que não aprende com os erros.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia, Interessante esse livro, adoro livros de romance, marquei o titulo do livro pra mim ler gostei da sua resenha beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Já faz um tempo que quero este livro pois gosto bastante da premissa dele.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha que ficou maravilhosa.
    Amo romances, principalmente romances de época.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir