A garota que tinha medo - Breno Melo
Sinopse: Marina é uma jovem que faz tratamento para a síndrome do pânico. Às voltas com o ingresso na universidade, um novo romance e novas experiências, Marina tem seu primeiro ataque de pânico. Sua vida vira de cabeça para baixo no momento mais inapropriado possível e então psiquiatras e psicólogos entram em cena. Acompanhamos suas idas ao psiquiatra e ao psicólogo, o tratamento farmacológico e a psicoterapia. Ao mesmo tempo, conhecemos detalhes de sua vida amorosa e sexual, universitária e profissional, social e familiar na medida em que elas são marcadas pela síndrome. Um tema atual. Uma excelente obra tanto para conhecimento do quadro clínico como entretenimento, narrada com maestria e de uma sensibilidade notável.
Autor: Breno Melo | Editora: Chiado
A história é narrada a partir da visão da protagonista, o que permite ao leitor conhecer melhor as angústias que cercam a personagem, os medos que não consegue controlar, as inseguranças que teimam em persegui-la, enfim, toda a tensão que uma jovem sofre devido a síndrome do pânico.
Marina é uma garota comum, estuda bastante para passar nos vários vestibulares que a mãe lhe inscreveu, vive como maioria dos jovens em meio a redes sociais e constrói relacionamentos virtuais. Quase não se apaixonou, namorou poucos caras, mas não se importa muito com isso.
A princípio estava com receio de ser apenas uma história de uma menina com problemas psiquiátricos e que o autor se manteria focado na doença. Ainda bem que o Breno não se deteve a isso e conseguiu construir uma personagem concreta, com amigos e com dificuldades comuns. Tudo bem que ter síndrome do pânico não acontece com todo mundo, mas quero ressaltar que a Marina é uma menina que realmente vive uma vida normal, quando não está em crise, claro.
Meu coração batia cada vez mais rapidamente e minha respiração acelerava. Minhas mãos e pés passaram a formigar e então experimentei a pior sensação da minha vida! Meu peito agora inflava, senti dificuldade em respirar e minha visão escureceu. Acreditei que morreria e tive medo.
Senti como se o autor conhecesse bem a realidade de uma pessoa como a Marina, foi tudo tão consistente que encerrei a leitura imaginando que a protagonista existe no nosso mundo real e não apenas na ficção desenvolvida pelo autor, mesmo que ele diga o contrário.
Quando Marina começa a ter crises muitas coisas acabam mudando, e não apenas com ela, mas com as pessoas ao seu redor. Eu queria chamar alguns personagens e pedir para que deixassem de ser babacas, mas como não podia, tive que superar isso junto com a protagonista.
A narrativa é bem descomplicada e rápida. Eu pelo menos li o livro em pouco mais de duas horas. Em nenhum momento a leitura se tornou cansativa, algo que eu temia, pois veria recorrentes crises, mas o autor não deixou que isso acontecesse.
Com certeza indico a leitura para todos. Alguns poderão se focar mais no drama que ela vive, outros na síndrome do pânico, só não espere ver muito sobre o relacionamento dela com a família, pois isso não é muito explorado.
16 comentários
Olá, eu já li esse livro um tempo atrás e amei a leitura, eu acho muito interessante o tema que é tratado no livro, é importante que todos leiam mesmo, é uma leitura que estou sempre indicando!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Por mais que eu veja resenhas desse tipo de livro não consigo me identificar... Mas é uma bela resenha! Parabéns.
ResponderExcluirAtenciosamente Um baixinho nos Livros.
Olá, Alessandra. Tenho este livro aqui e preciso ler ele urgentemente. Adorei sua resenha, me deixou mais ansiosa ainda pela leitura!
ResponderExcluirBeijo,
http://www.pactoliterario.com/
Oi Tudo bem?
ResponderExcluirJá vi algumas resenhas do livro e todo mundo adora e indica..
Agora estou curiosa para ler.
Beijos!
www.lindaestante.com.br
Olá!
ResponderExcluirJá li algumas resenhas positivas sobre esse livro e super me animo de ler!
Tua opinião também positiva me deixou mega curiosa sobre o livro.
Irei ler esta obra quando puder =)
Beijos!
Quero tanto ler esse livro! O assunto muito me interessa e estou sempre procurando livros assim, com uma carga dramática maior e personagens com algum transtorno psicológico. Gostei muito da resenha :)
ResponderExcluirBjs
Adorei a dica de leitura!
ResponderExcluirEu não conhecia a obra e ler a sua resenha me deixou curiosa… Sou psicóloga e confesso que tenho receio ao ver que um autor se focou em um distúrbio mental, pois de modo geral me decepciono com a superficilidade no desenvolvimento do tema. Mas não parece ter sido o caso. Pelo contrário, o autor provavelmente se dedicou a escrever um livro que ofereça ao leitor uma perspectiva que se sobrepõe à doença e se foca no ser humano. Gostei disso e anotei a dica.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirquando o assunto é editora Chiado eu não conheço muitos títulos, e como sempre eu não conhecia esse dai, curti um pouco a sua resenha mas acho que não leria, não no momento
Bjsk
Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
Oi, oi!
ResponderExcluirNão conheço muito o acervo da Editora Chiado, mas esse eu já conhecia e dele apenas li comentários bons.
Não é uma leitura que eu faria por agora, mas com certeza pode entrar na lista para os livros que devo ler em 2015.
Amei a resenha!
Beijos
Bárbara
Toca dos Livros
Olá; li esse livro recentemente e gostei bastante, realmente parece que a personagem existe de verdade, tamanha a sua complexidade. Gostei da resenha.
ResponderExcluirOi.
ResponderExcluirApesar da narrativa do autor ser bem envolvente e a história bem convincente com a personagem caracterizada de forma palpável, não me interessei pelo enredo. Não é uma leitura que entra pra minha lista de necessárias no momento.
Beijos
www.leiturasdapaty.com.br
Ola! Gostei muito da resenha, ainda não conhecia este autor ou livro e achei bem interessante. Não sei se leria, as vezes mudo de opinião quando pego o livro na mão, a bienal esta ai, talvez adquira meu exemplar.
ResponderExcluirBeijos, Larissa (laoliphant.com.br)
Oi
ResponderExcluirJá conhecia o livro, uma amiga leu e gostou tanto que ficou falando dele por dias. Disse que o autor é ótimo e a sua resenha só vem corroborar o que ela me disse! Quero conhecer melhor a protagonista e a síndrome do pânico!
Beijos!
LuMartinho | Face
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirEsse é um livro que tenho curiosidade em conhecer por falar de um assunto interessante. Bom saber que a escrita é descomplicada.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
O livro parece ser bastante interessante, sempre tive curiosidade sobre o tema tratado no mesmo! Adorei sua resenha, muito bem escrita e desenvolvida!
ResponderExcluirAbraços e até!
http://lendoferozmente.blogspot.com.br/
Oi, Alessandra!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e como drama é um gênero que costumo evitar não sei se a leitura me agradaria. Talvez eu tenha vontade de ler por conta da temática que é bastante interessante e não é muito explorada na literatura.
Beijos,
Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]