|Resenha| O sol é para todos - Harper Lee

Publicado por 6.7.15


Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
Autor: Harper Lee| Editora: José Olympio | Onde comprar 

Ao contrário de muitas pessoas que eu vi nas redes sociais, eu ainda não conhecia este livro e para ser bem sincera não fazia a mínima ideia do que esperar. Iniciei a leitura sem qualquer tipo de expectativa, pronta para ser surpreendida, seja de forma positiva ou não.

A história é narrada a partir do ponto de vista de Scout, uma menina de apenas 6 anos, mas com um coração tão puro que me deu vontade de abraçá-la e proteger de todo mal do mundo. Fui totalmente pega de surpresa com esta obra, em momento algum eu imaginaria que um criança conseguiria me envolver em uma história com uma premissa tão forte, o preconceito.

Durante a narrativa, o leitor começa a conhecer um pouco da rotina dos personagens, em especial a da pequena Jean Louise, ou melhor, nossa pequena e nem tão doce Scout e seu irmão. A princípio não estava entendendo onde o autor queria chegar com as informações sobre rotina, vizinhos, escola, amigos, etc, porém ao concluir a leitura percebi que tudo se encaixou, realmente nada foi dito em excesso.

Atticus, um advogado respeitado em Maycomb e pai da nossa querida narradora, me conquistou. Desde o início a forma como ele criava seus filhos despertou minha atenção. Em uma sociedade movida pelos "bons costumes", ver um viúvo permitir aos seus filhos a possibilidade de criarem suas próprias opiniões e não os aprisionarem nas normas da tal sociedade, foi incrível para mim, com certeza se ele existisse na vida real eu lhe daria os parabéns.

Como a própria sinopse apresenta, há uma tensão na narrativa ocasionada por um suposto estupro causado por um homem negro. Acho que nem preciso comentar muito sobre o preconceito que existia em 1930, não é? Claro que a Scout relata até mesmo o julgamento e devo dizer que esta menina é muito esperta. Consegui sentir nas palavras dela o orgulho que sentia do seu pai ao defender o negro, e a confusão que passava em sua cabeça, já que as mesmas pessoas que se diziam boas estavam acusando outra sem provas.

Ao finalizar a leitura senti que não eu era mais a mesma, já que novas reflexões começaram a me envolver. A pequena Scout conseguiu despertar meu senso de justiça, meu respeito pelas pessoas e a vontade de querer algo diferente e melhor. Agora entendo o motivo de tantos elogios à obra!


 

Que tal levar um exemplar do livro para casa? Clique no banner abaixo e participe do sorteio de aniversário do blog! 

http://www.confraria-cultural.com/2015/07/sorteio-aniversario-do-blog-o.html

33 comentários

Comentários
33 Comentários
  1. Bacana sua resenha e como você se envolveu com a obra, ela é realmente sensacional, não fiz resenha, mas li o livro e como você, fiquei encantada. é o estilo da leitura que curto e indico para amigos e conhecidos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu conheço o livro de ver os blogueiros postando e na livraria mas não imaginava do que se tratava. Eu adorei o enredo, principlamente por saber como você se sentiu ao ler a obra. Acho que os melhores livros são os que nos faz pensar nas nossas atitudes e na nossa vida :)

    Vou deixar anotadinho aqui.

    Beijinhos
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia lido uma resenha do livro e já me chamou atenção, pela premissa e reflexão que a leitura apresenta. Agora ainda mais com relação ao relato da menina, já me sinto querendo protege-lá assim como você. Esse já vai para minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com


    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    já ouvi falar muito do livro, e desde que ele foi relançado estou maluca para compra-lo, acho que vou fazer isso esse mês. Adorei a resenha fiquei mais curiosa ainda. bjs
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Essa capa é liiiinda e todas as resenhas que ando lendo só confirma ainda mais a minha vontde de ler esse livro!
    Adoreeeeeeeeeeei!
    Super beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro tá bem falado na blogosfera, no booktuber. Eu só preciso comprar agora e tirar minhas próprias conclusões. Tô com muita expectativa na leitura!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Não tem um filme com esta história? Não sei se baseado nela, mas me lembrei de um filme. Não li ainda, mas pelos temas abordados será um leitura intensa
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Ahhh que bom que gostou tanto pois eu li recentemente a amei, nossa, que história fantástica, imagina algo difícil de ler mas foi sensacional, ótima resenha e dica ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Ainda não li esse livro e confesso que até hoje não sabia sobre o que se tratava. A história me pareceu incrível, muito real e bem delineada. Com certeza, o tipo de literatura que amo. Adorei saber que quem narra é uma garotinha. Sua resenha ficou ótima! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ai, esse livro é sensacional! Eu gostei TANTO dele, e acho que sua resenha disse tudo. Também já publiquei uma resenha sobre ele lá no Literasutra, e tem um SORTEIO dele vindo aí! :)
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Gostei da sua resenha.
    Ultimamente tenho lido várias resenhas desse livro, ele está bem em alta.
    E a cada resenha fico mais com vontade de ler esse livro, parece ser tão bom e tão reflexivo.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    "conheço" o livro por meio das divulgações que vi na blogosfera, apesar das opiniões positivas que tenho lido, não me sinto tentada a ler o livro. Acho que não estou no momento para leituras mais intensas.
    Fui pesquisar sobre o livro, e acabei vendo que ele foi adaptado. Bem, talvez eu mude de ideia quanto ler ou não livro rsrs


    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  13. Amo ler livros assim e principalmente que quando terminamos ,ficamos com aquela sensação de nada será igual..... adorei a dica, não conhecia o livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Adoro esses livros que nos trazem uma grande reflexão, também não conhecia muito sobre o livro, fiquei sabendo mais dele através da sua resenha. Mais bacana ainda abordar o preconceito, anotei na lista :)

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li o livro, mas vi a adaptação há uns anos atrás. Lembro que eu fiquei muito perturbada e sensibilidade na época por tudo que o filme traz. É triste saber que essa questão do racismo ainda é tão presente na sociedade, tanta americana com na nossa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo tem falado desse livro e eu ainda não tive a chance de ler, que droga ): Eu achei o enredo bem diferente do que eu costumo ler, mas foi a temática da história em si que me chamou atenção. Quero muito esse livro!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi e li grandes comentários a respeito do livro, não porque ainda não li. Mas com certeza sua resenha me deixou com mais vontade de ler. Só preciso de mais money pra comprar todos os livros da minha listinha.kkk
    Beijos!
    eusuponho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esse livro ta sendo tão bem comentado que eu fui instigada a ler. Só falta mesmo comprar, ele parece uma leitura que eu amaria. Então partiu o/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii assim como você eu não conhecia esse livro, esse é o meu primeiro contato com ele e nossa, fiquei muito curiosa. Parece ser uma história bem diferente do que eu estou acostumada a ler, mas o seu envolvimento com o mesmo me despertou o interesse.
    Vou procurar saber mais sobre ele

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Eu também não conhecia esse livro e tenho lido ótimas resenhas sobre ele. Gosto de ler narrativas sobre preconceito porque elas me fazem refletir bastante. Espero conhecer a obra um dia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Confesso que não tinha vontade de ler esse livro, nem sei porque. Mas sua resenha me deixou curiosa. Trazer uma narrativa tão densa, abordando o racismo na década de 30 pelos olhos de uma criança é algo bem diferente, e intrigante.
    Acho que gostaria muito do livro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá :) O enredo desse livro me conquistou, a história é comovente e retrata a realidade, sem dúvida,esse livro merece ser lido. Estou com muita vontade de ler, é ótimo para refletir. Gostei muito da sua resenha! *-* Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  23. Ei! Achei interessantíssimo o livro. Eu gosto de ler histórias do tipo e tenho buscado livros nesse estilo. Estou fazendo um trabalho da faculdade e ele me ajudará muito. Estou inclusive, indo atrás dele. Obrigada pela dica!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/07/resenha-livro-o-aprendiz-joseph-delaney.html

    ResponderExcluir
  24. Ah esse livro também foi desenhado lá no blog, pela minha miguxa Cimara, confesso que ainda nao tinha parado muito pra prestar atenção no livro, mas com essas resenhas tão positivas vou precisar lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  25. Olha já vi o pessoal comentando muito bem sobre esse livro, mas sinceramente eu ainda não estou muito interessada em adquirir, pois tenho muitos livros para serem lidos, embora eu tenha gostado bastante de tudo que você falou em sua resenha. Me parece ser um livro muito bom e espero gostar bastante =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-entrelinhas.html

    ResponderExcluir
  26. Oie,

    Quando vi a capa desse livro pensei que se tratasse de um livro adoslecente um romance jovem adulto. E depois da sua resenha vi o quanto eu estava errada, fiquei mega curiosa com está história, pois quero fazer Direito e esse livro deve ser um prato cheio. E outro ponto eu amo histórias que se passam no passado em chamam mais atenção.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ainda não tive a oportunidade de apreciar essa bela história. A capa por si só chama a atenção com a combinação laranja + cor de rosa. Mas não só isso, a sinopse é cativante.
    Quero muito ler um livro que ganhou o prêmio pulitzer
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Quando era mais nova assisti ao filme, não fazia ideia na época que era um livro, fiquei encantada, adorei ele, e quando descobri que se tratava de uma adaptação fiquei morta de vontade de ler, principalmente tantos anos depois de ter visto o filme, e já não me lembrar tão bem da obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá... é muito bom quando um livro no pega de surpresa e nos surpreende de tal forma... esse livro não me cativa pela leitura, mas achei interessante uma garotinha nessa idade narrar uma história com muita esperteza e sabedoria. Percebi o quanto gostou do livro e percebi o teor de preconceito... infelizmente as coisas desse tipo ainda acontece... mas ai a gente para pensar... nos prós e contra e se ele realmente fosse culpado? Enfim é um questionamento que devemos parar mesmo para pensar... xero!

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    Eu também não conhecia a obra e tenho ficado curiosa depois de ler as diversas resenhas que estão sendo postadas na blogosfera. O fato da narrativa falar sobre preconceito é um dos principais motivos que me fazem querer conhecer a obra. Acho que será uma leitura inspiradora.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha dado muita atenção. Até que recebi o livro e vi muitos comentários positivos sobre a obra, principalmente porque lá fora ele é considerado obrigatório nas escolas. Espero ler ainda esse mês e me surpreender com a história como todo mundo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  32. Antes de tudo queria dizer que sua resenha ficou incrível <3
    Já conhecia o livro e quero muito lê-lo. Acho que vai ser uma experiência única poder conhecer essa história e me encantar com a pequena Scout.
    Espero muito poder aprender muitas coisas com esse leitura e claro, apreciá-la em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Esse é um clássico que tenho vontade de ler HÁ MUITO TEMPO, só que ainda não surgiu oportunidade. Não sabia que era narrado por uma garotinha, achei isso adorável.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir