O planeta dos macacos - Pierre Boulle

Publicado por 27.7.15

Sinopse: Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 –, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie?
Autor: Pierre Boulle | Editora: Aleph | Compre aqui

Não vou tentar fazer comparações do livro com o filme, pois faz muito tempo que assisti à adaptação e nem lembro direito, mas com certeza posso afirmar que o livro excedeu minhas expectativas. Apesar de eu não ter grandes recordações a respeito do filme, lembro que não tinha me empolgado tanto com a história até ler esta obra.

Durante muito tempo eu não soube da existência desta obra. Ok, me chame de alienada, mas esta é a mais pura verdade. Se eu não tivesse revirado o catálogo da Aleph, provavelmente eu continuaria perdida e por fora de tudo. Ainda bem que a editora me possibilitou o contato com esta história.

Gostei muito do que encontrei neste livro. O autor desenvolveu uma ficção bem estruturada e sem pontos desamarrados. Encontrei durante as páginas uma narrativa sólida, descomplicada e envolvente. Não consegui me desprender da história até conseguir concluir a leitura.

Pelo pouco que recordo do filme, senti que a obra trouxe algo muito mais consistente, convincente e intrigante, pois a sociedade desenvolvida no "planeta dos macacos" era muito real e a forma como os homens eram tratados me lembrou muito a forma como muitos cientistas tratam suas cobaias.

O protagonista desta história me conquistou, mesmo que algumas de suas atitudes me deixassem confusa. Em alguns momentos ele conseguia perder a razão e se tornava realmente um animal-cobaia, e eu ficava com receio de que tudo se perdesse, mas o autor não me decepcionou em nenhum momento.

E o final... Ah o final! Não sei como descrever minha cara de boba ao chegar nos últimos parágrafos, simplesmente inacreditável. O autor me enganou durante boa parte da leitura, quando comecei a desconfiar do que estava por vir eu já estava muito próxima do final da história.

A edição que tenho aqui é a mais recente publicada pela Aleph e me encantei pelo trabalho caprichado. Em um formato mais compacto, mas sem perder o charme, carreguei o livro para todo canto e ele não estragou nadinha. As páginas são um pouco mais grossas e dão um toque especial à obra.

36 comentários

Comentários
36 Comentários
  1. Olá, Alessandra. Fico feliz que tenha gostado do livro, mas definitivamente não faz meu estilo de leitura. A Aleph arrasou nessa capa!
    Beijo,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra.
    Essa capa esta incrível, eu adorei. Já assisti aos filmes, mesmo sabendo que não faz jus a obra literária rsrs, mas infelizmente inda não tive tempo para colocar ele em minha lista de leitura, quem sabe não acabe fazendo isso ainda este ano.
    Parabéns pela resenha.

    Bjs
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não sou chegada a esse gênero literário, mas fiquei bem curiosa com a leitura.
    A capa ficou linda demais!
    Sua resenha tá show.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já vi algumas resenhas e comentários sobre esse livro, mas infelizmente não consigo pegar interesse, porém no futuro pretendo ler.

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee eu sou louca para ler o livro apesar da temática não ser uma das minhas favoritas.
    Ainda assim esse é um clássico que eu creio que merece a oportunidade.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. sou apaixonada por esse livro e revi o filme recentemente depois que o li... tem algumas coisas bem diferentes do livro, mas ainda assim é uma excelente adaptação...
    namoro essa edição da Aleph, a que tenho é uma de bolso xD

    ResponderExcluir
  7. Alê, eu devo ser de outro planeta. Eu tenho trauma de infância com macacos. Tenho medo de assistir o filme. kkkk e por isso também não me empolgo em ler o livro.
    Mesmo que sua resenha tenha sido ótimo, persuasiva... i cant. kkkk
    Beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  8. Achei o trabalho da Aleph belíssimo, muito cuidadoso.
    Porém não é uma temática que me agrada e sei que como não gostei muitos dos filmes a probabilidade de não gosta do livro é bem grande por isso passo a dica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Ai, Deus, eu quero tanto ler esse livro!
    Adoro ficções científicas e eu adoro a história de Planeta dos Macacos. Eu não sabia que havia um livro, descobri com o lançamento da Aleph, mas já quero!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  10. Eu vi as últimas adaptações da história. Mas acho que essa edição tem mais a ver com o filme de 1968. Não sei! Quero muito ler, pois amo os livros da Aleph.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Vi o penúltimo filme lançado e fiquei encantada e emocionada com os sentimentos dos animais, a personalidade e talz. Não leria esse livro agora, mas acho que seria uma leitura interessante para uma fase mais ficcional rs.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee Alessandra!
    Eu tenho um pouco de trauma/raiva do planeta dos macacos. Era um dos filmes preferidos do meu pai e ele me obrigava a assistir sempre que passava na tv, então acho que o livro não iria funcionar pra mim, mesmo que eu concorde com você que a obra é consistente e MUITO intrigante, fora que o livro deve ter detalhes muito mais legais que o filme, mas pra mim, não iria rolar agora.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    esse livro tem me chamado sempre que passo por alguma livraria, rsrsrs.
    Faz muito tempo que não leio ficção científica e esse me parece uma boa pedida pra recomeçar a ler um dos meus gêneros favoritos.

    Sua resenha me empolgou bastante e acho que vou compra para ser uma das minhas próximas leituras!

    Beijos
    http://www.lanaminhaestante.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Que bom que gostou do livro!
    Eu particularmente não me interesso, nunca curti o universo d Planeta dos Macacos...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Eu simplesmente amei o livro! Não assisti os primeiros filmes, por isso acabei pensando que ia começar como nos novos, mas me enganei, e adorei o que encontrei também! Achei o final genial!!!
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu nunca vi o filme e acredito que não irei ler o livro tão já também, mas tenho curiosidade com a história, pois a mesma faz bastante sucesso, né? E eu só tenho lido resenhas positivas sobre, por isso estou bem animada.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Estou louca querendo ler esse livro, ainda mais porque o filme mexeu muito comigo. Amei sua resenha, e essa capa tá realmente maravilhosa, a Aleph caprichou *-*

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista. A Aleph caprichou e fez eu ficar com ainda mais vontade de ler. E todo mundo fala desse final, estou curiosa já haha
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Olá, desde que eu vi essa edição maravilhosa de Planeta dos Macacos, quase morri de curiosidade para pegar o livro, eu já assisti aos filmes e sou apaixonada pela história, claro que já faz algum tempo, mas eu quero muito assistir de novo e quando tiver a oportunidade quero comprar esse livro maravilhoso!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  20. Admito que não sou muito fã de Os Planetas dos Macacos, só assisti o primeiro filme porque tinha o Tom Felton. Mas gostei muito da sua resenha, muito interessante.
    Beijos
    Larissa (http://laoliphant.com.br/)

    ResponderExcluir
  21. Oiiie
    Eu também não lembro muito do filme, pois faz tempo que assisti, mas lembro que não gostei.
    Eu não estava animada em ler o livro, mas sua resenha me fez pensar a respeito, pois se vc também não tinha gostado muito do filme e o livro te surpreendeu pode ser que isso aconteça comigo também.
    Amei sua resenha,

    ResponderExcluir
  22. Oi florzinha, tudo bem?

    Nunca liguei esse livro ao filme,ou melhor,aos filmes porque tem vários no segmento de Planeta dos Macacos. Não sei se leria o livro, acho que ele não teria a mesma ação que os filmes,hahaha. Mas fiquei curiosa para saber se o livro alcançaria as minhas expectativas.

    Amo os filmes, te aconselharia a assistir o mais novo deles, que é foda, muito bom.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Ale,
    Amo os filmes e já assisti todos várias vezes, também não sabia da existia desse livro e fiquei com vontade de ler. Tenho certeza que a história é mais explorada. Adorei sua resenha!

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Bom, o livro não chegou a me atrair tanto, mas eu amo ficção científica, e é sempre bom conhecer novas obras e autores! Confesso que nunca soube da existência de um livro, mas já ouvi falar dos filmes e nunca os vi! Quem sabe isso não muda?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olha já vi algumas resenhas sobre esse livro e vi muita gente comentando muito bem.
    Ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura dele, mas estou bastante curiosa.
    Não só com esse livro, mas com aquele JURASSIC PARK também.
    Agora resolveram lançar os livros dos clássicos e acho isso muito legal.
    Nem sabia que o Planeta dos Macacos tinha livro, mas pode ter certeza que vou adquirir pra mim.
    Eu adorei a sua resenha. Me chamou bastante atenção =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-minha-vida-daria-um-livro.html

    ResponderExcluir
  26. Oláá
    Ótima resenha e essa edição está uma graça, muito fofa, não tenho curiosidade de ler o livro mas em breve no blog sai resenha do colunista haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ola Ale confesso que o livro não me chama muito atenção, assim como o livro. Não me atrai. Mas fico feliz por saber que a leitura te agradou. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o livro, mas a capa é bem diferente. Meu estilo são livros mais juvenis e românticos <3 Sua resenha ficou muito boa. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  29. Oie! Tudo bem?

    A Aleph anda de parabéns com as publicações! Estão mandando muito bem nas edições. Eu não sou muito fã dos filmes, mas confesso que ando com muito interesse de ler a obra. Sua resenha tá tão perfeitinha! :) Curti muito... Ainda mais porque você disse que não conseguiu se desprender do livro até a leitura estar terminada! Gosto assim hahaha

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  30. Conheço o filme, vi faz um tempinho e sou encantada pelo livro. Não tenho essa versão aqui em casa, mas já está em minha lista de compras, é uma excelente obra! <3

    ResponderExcluir
  31. O filme eu já vi, e apesar de gostar dele, não tenho muito interesse em ler o filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  32. Minha nossa, esse livro é sensacional. Li há poucos dias para a maratona literária de inverno, e fiquei encantada. Inclusive falei sobre ele no vídeo que gravei para a maratona, mas em breve também pretendo publicar uma resenha. :)
    Aliás, gostei muito da sua!
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  33. Oii
    Sua resenha está muito boa, mas definitivamente esse livro não faz o meu tipo haha
    Nem o filme eu vi acredita?
    Então vou passar a sua dica dessa vez.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  34. Olá, flor. Se você é alienada, imagine eu que não li o livro e nem assisti o filme kkkkk. Mas esta capa vermelha linda e esta borda ao redor do livro, estão incríveis. Não sei se leria este livro, mas quem sabe futuramente.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Já li ótimas resenhas deste livro.
    Não leria pelo simples fato de não gostar de macacos hahaha
    Mas fora isso parece ter uma ótima narrativa.

    ResponderExcluir
  36. Olá Ale.
    Ótima resenha!
    Eu morro de vontade de ler esse livro. Sou fã dos filmes e apesar de alguns terem sido bem ruinzinhos, o primeiro é um clássico! ^^
    Ainda vou adquirir o meu, só não sei quando hehehe

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir