O despertar da paixão - Diéssica Nunes Sales

Publicado por 31.7.15


Sinopse: Diferente de muitas garotas da sua idade Nicole gosta de pintar, tocar violão e cantar. É uma garota cheia de sonhos e esperanças, mas sua vida não é tão doce assim: desde a infância enfrenta sérios problemas em casa, em especial com a mãe. O pai sentindo-se culpado ao ver o sofrimento da filha, deixa-a viajar nos finais de semana para ver seus amigos e se alegrar um pouco, nem que seja por dois dias. Em uma dessas viagens, Nicole conhece um jovem e badalado ator, Vitor, o qual apesar do mutuo interesse é rejeitado por ela. Mesmo com o orgulho ferido, Vitor não desiste de conquistar a garota. Conseguirá Vitor ajudar Nicole a superar seus problemas?
Autora: Diéssica Nunes Sales | Wattpad
Sabe quando um livro tem tudo para lhe envolver, mas talvez por você não estar num dia bom ele acaba não atendendo suas expectativas? Passei por isso recentemente ao ler "O despertar da paixão", cheguei a buscar outras resenhas e como as que li foram tão positivas, sinto que o problema realmente esteve em mim, então pretendo em outro momento reler a história para ver se a interpretarei de outra forma.

Nicole, a protagonista, não me prendeu e tão pouco me convenceu de que seus problemas eram realmente sérios. Eu vi muito de mim na adolescência, reclamando da mãe e esperando que o pai ficasse do meu lado, claro que eu tratava minha mãe com um pouco mais de educação e nunca a xinguei com palavras de baixo calão, pelo menos não em voz alta. Senti um toque de "menina mimada" nesta personagem que já no auge dos seus 18 anos ainda tem indecisões típicas da minha adolescência. É evidente que a jovem passava por problemas psicológicos, mas ainda assim não consegui colocar toda a culpa na mãe dela.

Em alguns momentos as descrições me cansaram um pouco, mas creio que isto tem mais a ver com o meu perfil de leitura, já que detalhes muitas vezes me cansam e saber até a lista do que ia na mala de viagem me deixou incomodada. Talvez este não seja um problema para a maioria dos leitores, afinal quanto mais detalhe mais fácil é de imaginar as situações, mas comigo isso não funciona muito bem e estes detalhes acabaram se tornando um ponto negativo.

Como não se constrói uma história de um personagem só, a autora introduziu amigos e o cara "dos sonhos", confesso que gostei mais destes personagens secundários do que da protagonista. A relação da Nicole com os demais personagens foi simples, exceto pela enrolação que envolvia o romance que ficou naquele "vai não vai" por muitas páginas, mas isto já era de esperar, afinal, quem disse que se apaixonar é fácil?

O final foi chocante, inesperado e me deixou confusa. Claro que não contarei o que aconteceu, mas fiquei sem entender o que levou a protagonista a fazer aquilo, se havia realmente necessidade de tal ato. Sabe quando tudo parece que vai ter um final feliz e radiante e do nada tudo muda na última página? É isso o que você encontrará nesta história, alguns momentos previsíveis, mas com um final que sai do clichê.

Acredito que muitas pessoas irão gostar da história e da escrita da autora, prova disso são as resenhas positivas que li, então caso você goste de um drama mais teen, um romance enrolado e uma narrativa com detalhes, provavelmente esta história foi feita na medida certa para você.




30 comentários

Comentários
30 Comentários
  1. Gosto de livro juvenil, eu visto a carapuça e volto no tempo da minha adolescência. Gosto de livros com detalhes, me sinto dentro da cena. Fiquei curiosa com essa reviravolta, espero ler esse livro um dia.
    Beijos
    Blog Letícia Iarossi

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro, mas o enredo da história realmente não me conquistou. Não sei, eu não gosto muito de enredos descritivos, também me deixam bastante cansada. Mas quem sabe um dia eu não dou uma chance pro livro?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandra, essa coisa de "vai ou não vai" e de indecisões, para mim, não rola, torna a leitura cansativa e chata. Tô longe do livro então, rs.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiie
    Eu sou louca para ler esse livro.
    Sabe, acho que realmente existe aqueles livros que temos que lê-los em dias bons kkk E te entendo.
    Eu ameiiiiii sua resenha e esse final chocante, inesperado e nada clichê me deixou louca de curiosidade, vou ter que comprar esse livro logo.
    Amei

    ResponderExcluir
  5. vi que não era pra mim na parte 'romance enrolado', sério tenho paciência zero pra livros assim.

    ResponderExcluir
  6. Eu senti o mesmo que você citou com o livro A mais pura verdade e não considero isso um problema, pq eu não vou reler o livro... Já na sinopse, antes de ler a resenha, vi que não é um romance que eu faça parte do público alvo...

    ResponderExcluir
  7. Então, não gosto muito de romances nesse estilo, não consigo me identificar com a protagonista e nem vejo graça. Não leria agora, mas quem sabe um dia...
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gosto de livros juvenis, mas o fato da protagonista ser mimada me deixa com o pé atrás... Mas acho que ainda assim eu daria uma chance a leitura.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, estava toda animada com a sua resenha até que li suas impressões sobre o final do livro, de maneira alguma me desanimei, pelo contrário fiquei ainda mais interessada em ler esse livro, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu não consegui me interessar pelo livro mas, não se preocupe, não foi pela sua experiência negativa com o mesmo, e sim porque o enredo, infelizmente, não me atraiu.

    Beijo! ;*
    Wink

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto muito de drama, imagina teen, acho que fica meio um mimimi.
    Eu não tenho certeza se fiquei com vontade de ler.
    Quem sabe mais para frente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Leio um romance vez ou outra, mas não sei se esse me atrairia... Acho que estou no mesmo estado que você atualmente, um pouco desanimada para o gênero...

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  13. Ola, tudo bem!

    Que pena que não foi uma leitura prazerosa. Mas faz parte da nossa vida de leitor. rs. Parece ser um romance bem leve, mas fiquei curiosa com esse final.
    Quem sabe um dia não leio.

    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ola lindona que pena que o livro não atendeu suas expectativas, alguns livros juvenis tem protagonistas com a síndrome dos adolescentes e potencializar demais tudo os transformando em problemas sérios, confesso que evito leituras assim, já tenho uma adolescente em casa rsss. Dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Oieee
    É pééééssimo quando criamos expectativas com um livro, todos ao nosso redor gostam e a gente não gosta.
    Isso aconteceu comigo já em vários, dois desses é A Lista Negra e Mentirosos, que tooooodo mundo gostou e eu pensei que merda de livro é esse!? Só fui até o fim da leitura porque eu PRECISAVA descobrir o fim da história e ver se iria melhorar
    Beeeeijao

    ResponderExcluir
  16. Olá; ainda não conhecia o livro, mas pelo que li na sua resenha, acho que não é o tipo de história que me agradaria muito. Mas as vezes acontece mesmo de a gente não curtir um livro que todo mundo ama.

    ResponderExcluir
  17. Olaaa
    Ótima resenha e fiquei curiosa pela leitura, pois adoro drama e romance, então acho que me daria bem.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Bom, eu adoro YA's, sabe? É o meu gênero preferido. Gosto de dramas teens (quando, claro, bem escritos), então, creio que vou gostar dessa história. A personagem me deixou em dúvida, no entanto, ainda fiquei curiosa para conhecê-la. E essa capa tá uma lindeza! <3 Gostei muito da sua resenha, bem sincera e escrita! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Amei sua resenha, sinceridade em primeiro lugar, parabéns! A premissa do livro não me atrai muito, por isso, talvez eu não leria.

    Um grande beijo,

    Dai
    Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  20. Oiii, gostei bastante da sua sinceridade e não fique assim, não é porque meio mundo gostou do livro que você também gostará e deverá gostar, eu mesma já li dois livros esse ano que muitos amaram e eu odiei, e cara, não é porque eu estava em um mal momento não, é porque a história não funcionou mesmo comigo, então sossega <3

    Bom, quanto ao livro, não sei se o leria não, protagonistas mimadas e muitas descrições em livros me irrita, perco a vontade na hora de ler.

    Amei sua resenha e principalmente sua sinceridade com seus leitores.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oie,
    Só pela sinopse o livro me pareceu um romance cliché e mesmo vc tendo dito que tem um final fora do tradicional final feliz, não consegui me interessar :/

    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá! A sinopse e a capa do livro não me chamaram muito a atenção. Seus comentários me deixaram com ainda menos vontade de conferir a história... Acho que não é uma leitura para o momento, mas, quem sabe, eu dê uma chance no futuro. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. O Livro parece ser interessante, mas confesso que esse tipo de enredo nunca me atraiu muito. Eu gosto de livros mais leves e ele não me passou uma segurança de que eu vou gostar dessa leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii!
    Eu não conhecia o livro, mas eu não fui conquistada pela premissa, infelizmente. Ainda que você tenha destacado pontos bastante interessantes do livro, eu ainda fiquei com um pé atrás, com receio de me decepcionar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Também não gosto de livros com muitas descrições sobre roupas, malas essas coisas... Normalmente eu pulo quando o autor começa a descrever como o personagem estava vestido, me deixa mesmo desanimada. Entendo como você se sentiu com o livro, só não sei o que pensar ainda, não sei se leio ou não...
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Pena que o livro não atingiu suas expectativas.
    Não conhecia o livro, mas tem uma premissa bacana, então lerei se tiver oportunidade para tirar minhas próprias conclusões.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oie!!!
    ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa com a premissa. uma pena que ele não ter lhe agradado tanto ;(
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Bom, eu não me interessei pela premissa do livro, de drama só basta o da minha vida, haha, mas que claro, não desconto em ninguém, não gosto de personagens com frescuras demais, isso cansa, e me pareceu que a personagem é cheia disso, então passo.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bom?
    Realmente as vezes a leitura não consegue nos cativar em determinado momento da nossa vida. Não conhecia o livro, mas não chamou minha atenção. Fiquei com receio desse final inesperado e o excesso de descrição também me deixa com o pé atrás.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii
    É realmente horrivel quando isso acontece... eu gostei muito da sua resenha, muito verdadeira.
    Gostei muito da premissa do livro, se eu tiver a oportunidade o lerei, mas não será minha prioridade.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir