Jurassic Park - Michael Crichton

Publicado por 13.7.15


Sinopse: Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos.
Autor: Michael Crichton | Editora: Aleph | Onde comprar - Saraiva
Começo esta resenha deixando uma coisa clara. Quando eu era mais nova, eu tinha um certo desprezo pelo filme baseado neste livro e em cada almoço de domingo em família que eu era forçada a assisti-lo, meu incômodo aumentada, logo não me encaixo no público fã apaixonado pelos dinossauros, mas confesso que tirei mais proveito do livro do que imaginava.

Deixando o filme de lado pude conhecer uma história bem interessante e com informações na medida certa para não me deixar perdida entre uma teoria e outra. Os personagens bem desenvolvidos auxiliaram nas explicações sobre as teorias e acontecimentos científicos, dando um toque especial e com cara de realidade à obra. Gostei muito disso, pois em determinados momentos eu imaginava que tudo aquilo poderia realmente ser feito, afinal pra que perder tempo clonando ovelhas se existem dinossauros? Cheguei a cogitar em ter um dino de estimação, mas fui lendo e percebi que não seria uma boa ideia.

Apenas um personagem me incomodou e nem foi o homem maluco que decidiu fazer um parque com dinossauros, mas sim uma criança. Tem uma menininha nessa história que me irritou profundamente. Ok, crianças são meio imprevisíveis e às vezes incomodam mesmo, mas eu quis jogar a menina pros dinossauros. Pretendo ver se no filme ela é tão chatinha quanto no livro e decidir se ela vai brincar ou não com os dinossauros hehehe.

A ambição às vezes faz com que as pessoas percam a noção de algumas coisas, como por exemplo do perigo. Colocar diversos dinossauros num parque para crianças não é uma ideia brilhantemente segura, mas ao menos renderia entretenimento caro. O autor demonstrou entre uma discussão e outra como o ser humano é perigoso, claro que os dinossauros assassinos criaram problemas sérios, mas eles estavam quietinhos (mortos) até o homem decidir que tinha poder para recriá-los e não mediu as consequências. Ou seja, não encontrei apenas aventura e animais extintos nesta obra, o autor me possibilitou uma certa reflexão sobre um animal dotado de intelecto, mas que não se importa com o caos.

Com certeza a leitura deste livro me possibilitou um novo olhar sobre o filme e acredito até que agora eu poderei assisti-lo sem fazer cara feia, mas as comparações serão inevitáveis. Crichton desenvolveu uma obra tão complexa e envolvente que sinto que devo dar mais uma chance ao Spielberg e rever sua adaptação.

A diagramação desta edição, cedida pela Editora Aleph, está incrível. Cada vez que tirava o livro na bolsa no trem, eu percebia que ele chamava atenção e que as pessoas ficavam curiosas pelas "páginas" vermelhas. Não encontrei erros de revisão, então deixo aqui meus parabéns para a editora!
 

25 comentários

Comentários
25 Comentários
  1. Nossa, que livro bonito :O
    Apesar de lindo, não é um tipo de história que me interessa muito.
    Mas, quem sabe, assim como você posso acabar me surpreendendo e acabar gostando, né?

    ResponderExcluir
  2. Olá, primeiramente preciso ressaltar que essa edição está maravilhosa! Amei sua resenha, eu assisti ao filme apenas muito anos atrás, nem me lembro direito da história, claro que se eu tiver a oportunidade irei ler o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu nunca tive muito interesse nos filmes, nunca vi nenhum deles.
    Mas confesso que o livro me chama a atenção, parece ser realmente envolvente.
    Sua resenha me deixou curiosa! Pretendo lê-lo.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tô querendo ver os filmes, pq eu gosto bastante de dinossauros e todos tratam Jurassic Park como um tipo de filme OBRIGATÓRIO pra todo ser humano uhauauau
    Não sei se eu leria o livro, mas a história de Jurassic Park me interessa bastante.
    Beijos, Amanda.
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
  5. desde mais nova eu era apaixonada pela franquia heheheh e saber que a Aleph publicou aumentou minha razão de viver kkkkkkkkkkkkkk
    tô doida pra ver o filme novo, e logo terei minha edição, que tá linda, por sinal..

    Tbm queria um dinossauro de estimação [e um ET tb *-*]haaha

    ResponderExcluir
  6. Oiiie
    Eu nunca fui fã de filmes de dinossauro.
    Mas que maldade querer jogar a menininha para os dinossauro kkkkk

    Eu realmente ameiii sua resenha e fiquei curiosa para conferir o livro.
    Adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu sou o público fã apaixonado pelo filme, mas também passei pela fase de TODO DOMINGO nos almoços em família ter que assistir ao filme, ai complica, né? Ainda não tive o prazer de ler o livro, mas há muitos anos não vejo o filme, justamente por ter visto quase que de maneira forçada... Mesmo assim, curto muito...

    ResponderExcluir
  8. Muito legal deve ser a leitura dessa obra. Eu sou daquelas que adoram os filmes e fui recentemente ver o novo, que adorei!!! Acho importante essa reflexão a cerca do quanto somos perigosos para nossa própria espécie, pois as vezes a ganância nos deixa cegos e não medimos as consequências. Amei a resenha!!! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  9. Alessandra,
    assim como você sempre achei um martírio ter que assistir aos filmes nos dias domingo.
    E eu nem queria ler o livro porque além de não fazer meu estilo não tinha visto nenhuma resenha que me convencesse, mas a sua me convenceu e quero ver se gosto pelo menos do livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Que bom que conseguiu aproveitar a leitura!
    Dinossauros é um tema que não me atrai e nem me agrada, por isso não assisto os filmes e nem leria o livro.
    Só há um caso que abro exceção para os dinos que é no Em Busca do Vale Encantado...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Confesso não ser mto fã dos filmes... Mas essa edição me deixa atentada a dar uma chance ao livro! hahah E que delícia não encontrar erros de revisão né?!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu já assisti todos os filmes de Jurassik Park, mas estou longe de ser uma fã confesso eu!
    Achei a edição desse livro linda, mas não me sinto atraída a conhecer a história!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. OIe, Tudo bem!?
    Sou uma das viciadas em jurassic Park desde o primeiro filme!! Assisto sempre que passa, só fiquei um pouco decepcionada com o filme novo... Mas, enfim, eu ADORARIA ter a oportunidade de ler esse livro fantástico!! Vou ter que juntar uma graninha pra comprar ele e ter mais do Jurassic Park *_*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Ta ai um filme/ livro que não me atrai, apesar da capa ser belíssima. Não sou fã de Jurassic Park e fazer uma leitura desse assunto não é uma prioridade agora. Gostei muito da resenha, mas vou deixar passar esse livro, quem sabe um dia.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  15. OLá
    Tudo bom?
    Eu até gosto um pouco do filme, não sabia que tinha livro, achei interessante e vou ver se consigo ler, mas não será a minha prioridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Comprei o livro esse mês e estou doida para ler! \o/
    A Aleph está com edições de tirar meu chapéu e está levando meu dinheiro todo embora! hahahaha
    Fiquei aliviada por você rever a ideia de ter um dino de estimação! :P

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  17. Eu recebi o livro e não vejo a hora de começar a ler. Eu adorava assistir o primeiro filme quando criança, que bom saber que vou ter uma nova visão.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!!
    Esse livro é lindo. Pretendo comprar para ler qualquer dia.
    Eu também cresci assistindo Jurassic Park mas eu até que gostava bastante, recentemente assisti a este ultimo que foi lançado e adorei, ficou ainda melhor.
    Amei sua resenha.
    ;**

    ResponderExcluir
  19. Eu achei o filme em si muito bom, mas agora sabendo do livro, eu quero realmente explorar esse universo. Acho que mesmo não sendo o meu tipo de leitura, vale muito a pena.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Só vi o filme novo e gostei muito hahah to doida pra ver os antigos.. E quando eu soube que tem um livro, fiquei mais louca ainda! Gostei da sua resenha, me deixou mais curiosa ainda (: tenho ctz que vou gostar mt de ler

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que tenho curiosidade com esse livro, mas não é algo que eu queira ler desesperadamente, sabe? Imagino que seja uma leitura bem bacana e que seria algo diferente par amim, mas no momento não é algo que eu leria.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. AAhhh, eu amo Jurassic Park, vc acredita que nem sabia que tinha o livro até um tempinho atrás? acho essa edição suuuper linda e estou louca para comprar *-*
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Apesar que sua resenha ficou muito boa e a edição é linda, passarei bem longe do livro. Tenho pavor ao jurassic park, tanto que nem assisti os filmes em si, não tenho a minima coragem hahahaha Enfim!
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Olha adorei esta capa Achei uma edição muito linda. Mas tive o mesmo 'problema' com o filme. Por isso ainda não consigo me interessar tanto pelo livro. O engraçado é que desenho animado eu assisto numa boa. =P

    Adorei sua resenha. Ficou muito bacana. Quem sabe um dia eu consiga ler né! Essa história da menininha que você falou me deixou curiosa. heheh

    Bjus
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  25. Nossa achei a capa linda, e jura que eu nem sabia que existia o livro? kkk. Eu com certeza pretendo ler ele agora que fiquei sabendo, já vi os todos os filmes e adoro todos eles e mal posso esperar para me aventurar no livro.
    Beijos
    Leitor Sagaz.

    ResponderExcluir