|Resenha| Xerazade, a onça e o Saci - Tiago de Melo Andrade
Sinopse: Xerazade era moça feita de histórias, imaginação abastecida nos tantos livros que a mãe lhe dera e que ela mesma buscava, ávida por mais e mais narrativas. E essa bagagem de imaginação a fez diferente naquele mundo tão igual de moças todas de destino já traçado. E foi assim que Xerazade entendeu que naquele mundo imaginado estava a possibilidade de criar uma nova história.A vida real é pequena e nem sempre dá as respostas de que precisamos. Na ficção, porém, tudo é possível e, nesse tanto de possibilidades, Xerazade e o Coronel encontraram o que procuravam.
Quando eu era criança gostava dessa mulher esperta, que conseguiu convencer o rei a não matá-la ao amanhecer por causa de suas histórias. Na verdade eu nunca li a história original, apenas ouvia comentários a respeito e imaginava que um dia leria, mas como sou uma pessoa enrolada e esquecida, acabei nunca lendo, o que só fez a minha curiosidade aumentar quando este livro chegou por aqui.
O autor da obra publicada pela Edelbra conseguiu satisfazer minha vontade de ler algo sobre a Xerazade. Claro que o leitor não encontrará uma história fiel à original, pois a ideia foi construir algo mais próximo à cultura brasileira. Eu gostei dessa união das nossas lendas com as "Mil e uma noites". Através das histórias contadas pela protagonista, o autor foi introduzindo seres bem conhecidos aqui no Brasil.
A leitura é bem rápida, já que o autor construiu algo simples e descomplicado. Acredito que a intenção seja fazer com que os leitores mais jovens conheçam um pouco do nosso folclore, como o Saci e a Iara.
Como em todas as obras da editora, esta também apresenta uma parte gráfica impecável. Não encontrei erros ortográficos e fiquei encantada com as ilustrações feitas pelo Eduardo Ver.
É um livro curto, então se eu continuar falando muito sobre sua história, vou acabar contando mais do que deveria, mas com certeza é uma ótima leitura para quem está em busca de uma distração ou para os leitores que estão iniciando sua paixão pelos livros.
21 comentários
Acho bem interessante livros com esta proposta e o trabalho da editora é lindo! Capa linda igualmente!
ResponderExcluirFiquei interessada, sua resenha me deixou um pouco curiosa ^^
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Muito legal a proposta desse livro, parece ser uma historia super rica em detalhes.
ResponderExcluirBjs
www.satisfashionbrazil.com
Olá!
ResponderExcluirAchei bacana a autora pegar uma história já conhecida e adaptar para nossa cultura. Muito interessante!
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Oiee ^^
ResponderExcluirNão conhecia esse livro nem a história, mas fiquei bastante curiosa para ler, principalmente depois de ver que você gostou.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Que legal saber que existe uma obra assim!
ResponderExcluirEu também sempre admirei a proeza da Xerazade, mas nunca li a história verdadeira. Tenho certeza de que essa releitura, com contos do nosso próprio folclore, serviria não apenas para nos aproximarmos da Xerazade como também para conhecer um pouco mais da nossa cultura.
Beijos, flor!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Quando criança li o livro Mil e uma noites, mas anão era o original... era uma versão infantil, até hoje tenho vontade de ler.
ResponderExcluirBjs
Jéssica Rodrigues
http://www.coracaoleitor.com.br/
Não conhecia a história e me interessei, a Editora sempre acerta em suas publicações. Sendo bem curtinho já entra para lista pela capa, enredo . beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Aaaaah eu adoro livros assim, não conhecia esse. È bem curtinho e po eu quero!!!
ResponderExcluirhttp://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Oiee, tudo bem?
ResponderExcluirEsse é o problema de livros muito curtinhos, não podemos falar muito senão estraga, né? O livro parece ter uma diagramação bem bonita. Parece ser um livro interessante
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Tudo beleza?
ResponderExcluirAchei legal perceber a mistura de lendas, trazer os contos para a nossa realidade. Mesmo sendo um livro curtinho me pareceu super interessante.
Abraço,
Diego de França
www.leitorsagaz.com.br
Achei muito bacana misturar uma história tão antiga, das mil e uma noites, com nosso riquíssimo folclore! Miil pontos pela originalidade e ciratividade!!
ResponderExcluirBeijos
www.serleitora.com.br
Olá, gostei da premissa e amei a capa e as ilustrações.
ResponderExcluirMas não sei, não senti vontade de ler este livro. Mesmo com sua resenha que me deixou curiosa.
Beijos, sucesso.
http://chuvaelivros.blogspot.com/
Livros curtos pedem resenhas curtas pra não entregar o segredo.
ResponderExcluirApesar de adorar a parte gráfica, não me interessei pelo enredo apesar de parecer bem rico, pelo menos não faria a leitura no momento.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Ale!
ResponderExcluirDeve ser uma historia realmente instigante *-* Adoro livros que trazem essa temática meio mitologica ou historica de alguns personagens *-* Fiquei com vontade de conhecer, as ilustrações só aumentaram minha vontade.
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Oieee, tudo bem? Não conhecia este livro, o mesmo não faz muito o meu estilo e eu acho que não leria, mesmo assim valeu pela dica rs, Abraços.
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirA proposta deste livro parece ser bem interessante. Fiquei curiosa já que pelo que me lembro não tive muito "contato" com livros deste gênero.
ótima resenha.
Beijos
http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEu assim como você só sei da história dela por alto. E nem é muita coisa, mas a história desse livro me pareceu muito legal e que prende o leitor. Assim que aparecer a oportunidade quero ler o livro.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi :)
ResponderExcluirAdorei esse livro, já tinha me conquistado por ele em outro blog, mas ainda não sei quando terei oportunidade em apreciar a escrita. O livro parece ser bem legal e ter a presença um pouco do nosso folclore já é bem bacana, a capa é bem bonita e a diagramação também *-* Adorei a resenha ♥
Beijosss!
Olá Alessandra,
ResponderExcluirQuem nunca se encantou com as histórias das Mil e Uma Noites? Tanto a história em si, que é muito interessante quanto as estórias contadas pela Sherazade original, e com essa adaptação para a nossa cultura ficou melhor ainda. Fiquei bem curioso para saber como foi a adaptação das estórias para o nosso folclore. Parabéns pela sua resenha,ficou ótima.
bjs
www.navioerrante.blogspot.com.br
Capeta, esse livro é uma cópia mal feita de Mil e Uma Noites, isso sim, rs. A história é igualzinha - pelo menos até onde tu contou - e mudar os nomes e o tipo de personagem não adianta não. hasidhiusahdq
ResponderExcluirBeijo
Discordo. Acho que para ser copia não deveria ter folclore brasileiro na história, mas respeito sua opinião ^^
Excluir