|Resenha| A ilha de Bowen - César Mallorquí
Sinopse: Tudo começou com o assassinato do marinheiro Jeremiah Perkins, em um pequeno porto norueguês, e com um pequeno pacote, que ele enviou para Lady Elisabeth Faraday. Mas talvez a história tenha começado quando estranhas relíquias foram descobertas em uma antiga cripta medieval. Foi por causa disso que o mal‑humorado professor Ulisses Zarco resolveu embarcar em uma aventura a bordo do Saint Michel, enfrentando inúmeros perigos e o terrível mistério que envolvia a Ilha de Bowen.
Autor: César Mallorquí | Editora: Biruta
Estou com um certo problema para comentar a respeito deste livro, sabe quando nenhuma palavra parece descrever perfeitamente uma sensação? Pois é assim que me encontro neste momento. "A ilha de Bowen" excedeu minhas expectativas de tal forma que ainda não consegui me recuperar.
Zarco e seus companheiros se envolvem em uma aventura inimaginável, pelo menos ao meu ver acho complicado imaginar que ir em busca de um homem perdido possa lhe fazer cruzar o caminho de autômatos em formato de aranha gigante.
Muitos mistérios vão sendo revelados aos poucos, porém nem tudo é diretamente dito ao leitor. Em alguns momentos acabei imaginando coisas absurdas, na esperança de estar chegando perto de desvendar todos os fatos, mas o que eu não esperava era que o autor tivesse a mente tão brilhante e cheia de improbabilidades.
Imagine quão estranho seria se você fosse viajar e acabasse encontrando metais que a ciência diz serem impossíveis de existir, ou então que veria pessoas mortas por raios de cogumelos? Falando desta forma parece coisa de louco, mas acredite, tudo se encaixa perfeitamente nesta história. Por mais estranho que possa parecer o fato, ele faz todo o sentido.
Adorei a construção dos personagens, em especial do professor Zarco. Seu jeito sarcástico me conquistou e logo nas primeiras páginas pude perceber que "seríamos amigos". Acredito que se ele realmente existisse, iria querer tê-lo por perto, pois além de sua acidez ele demonstra muita inteligência e sagacidade.
-Sinto muito, patrão, foi um acidente. Mas não é para tanto,não aconteceu nada com a caixa...-Ah, então estamos com sorte - o homem do panamá aproximou-se da embalagem e tocou-a com a ponta dos dedos. - Porque o que mais interessa é a caixa, claro; o que está dentro só foi posto para fazer volume, mas o que queremos enviar por trem são essas preciosas caixas de madeira, não é?
A ala feminina da história fica por conta da Sra Faraday e sua filha, eu particularmente achei a mais jovem um pouco sem graça, porém em compensação a mãe me deixou encantada com a sua força, teimosia e inteligência.
Até as últimas páginas achei o autor fosse me enganar a qualquer momento e me dizer que tudo tinha sido um sonho, mas graças a Deus o César fechou a história com maestria. Me sinto ainda extasiada com a conclusão da história, por mais que por alguns minutos aquela ideia tivesse me passado pela cabeça, ainda assim o autor me deixou surpresa.
22 comentários
Já aconteceu comigo, ler um livro e não tem palavras para resenha-lo, isso pode ser dois sinais: o livro pode ser tão bom que deixa as pessoas sem palavras ou tão ruim que não vale a pena escrever. Mas acho que esse livro se encaixa na primeira opção, gostei da resenha beijos.
ResponderExcluirhttp://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/
Adorei sua resenha. Achei super completa, me deixou com muita vontade de conhecer o livro mais de perto!
ResponderExcluirAssim que vi que a editora era a Biruta soube que iria amar o livro.
ResponderExcluirResenha mais do que fofa, quero muito ler o livro. Seu carinho pela história, demonstrado na resenha só me fez ficar mais interessada. Anotei aqui na listinha, espero ler em breve.
Beijos
Vivi
Razão e Resenhas
Oie
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas adoro quando o autor cria inúmeras possibilidades e nos deixa em dúvida sobre como será o desfecho.
Gostei da forma como você resenhou por que deu para perceber como você ficou envolvida.
Adorei a dica!
bjs
Gosto muito das publicações da Editora Biruta e sua resenha me deixou super curiosa com o livro, adoro personagens bem construídos que que mistérios rondam esse livro hein ? Já entrando para minha lista de leitura.
ResponderExcluirbeijos
Joyce
www.livrosencantos.com
Um livro bem diferente dos que eu costumo ver, mas bem interessante, gosto de mistérios! bjos
ResponderExcluirOi, flor!
ResponderExcluirMenina, que resenha! Eu lia e realmente concordava com você, que parecia uma coisa de louco, mas fico feliz em pensar que temos um livro tão diferente! Eu me interessei bastante pelos mistérios, mas confesso que hesito em ir atrás da obra depois que mencionou autômatos em formato de aranhas gigantes, porque é algo com o qual pouco consigo lidar. Sofro de aracnofobia, flor.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oi, Alessandra!
ResponderExcluirQue livro, hein?
Me interessei tanto que até fui pesquisar a respeito.
E isso é o muito bom!
Ler um livro, compartilhar suas impressões e ainda deixar mais pessoas com vontade de lê-lo...
Agora, vou ver se consigo adquirir A ilha de Bowen .
Beijos!
http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/
Olá... tudo bem??
ResponderExcluirEu achei a capa do livro muito bonita... gosto quando um autor (a) faz isso em um livro ele só nos leva por um único caminho nos prender até o fim... gosto desse tipo de narrativa... que me faz criar suposições e me inteirar na história... gostei viu... Xero!!
Já fiquei muito sem jeito para escrever algumas resenhas. Tantos livros que amei e dos que não gostei também rs.
ResponderExcluirAchei a capa bem legal e talvez eu o leia
Beijos
www.amorliterario.com
Vi a divulgação da editora sobre o livro do Cesar, e fiquei curiosa para lê-lo! É a primeira resenha que leio sobre ele e até então eu não tinha nenhuma base do que esperar e gostei da sua opinião, espero ler em breve!
ResponderExcluirwww.daimaginacaoaescrita.com
Capeta, por mais que o gênero me atraia, o fato de ter mar, me lembra piratas ou livro português antigo. Vou deixar passar.
ResponderExcluir;*
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirÉ muito bom quando um livro nos deixa praticamente sem palavras depois da leitura. Li ótimos livros da Biruta em 2014 e espero que esse ano isso se mantenha. Parece ser uma fantasia interessante.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oie,
ResponderExcluirO gênero não me agrada muito, não. A história pareceu incrível, mas eu não conseguiria ler...rs
Beijos
Jéssica Polato
http://www.ajessicadisse.com/
Olá.
ResponderExcluirSei exatamente como é essa sensação, não ter palavras para resenhar um livro que foi tão bom pra gente.
Gostei bastante da premissa do livro e com certeza vou procurar mais sobre a obra.
Beijos
http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/
Oi Ale!
ResponderExcluirGente, Zarco parece ser muito legal *-* Não conhecia o livro, mas fiquei curioso. Gosto de leituras não tão previsiveis e que te pegam assim, do nada. Tenho lido alguns livros esse final de mes, mas os finais estão tão secos, que meu Deus, fica dificil a pessoa não adivinhar e isso acaba perdendo boa parte da magia.
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Olá, não conhecia o livro, achei a capa linda. Tem coisa melhor que um livro nos arrebatar? Ainda mais quando a leitura não tem nada de previsível. Não é o tipo de livro que estou habituada a ler, mas acredito que para quem gosta do gênero, valha a pena a leitura.
ResponderExcluirAbraços quentinhos!
Patty Santos
Blog Coração de Tinta
Nossa, que livro diferente, realmente tem algumas coisas inimagináveis, rs.
ResponderExcluirAdoro quando uma leitura me surpreende assim e supera minhas expectativas.
Adorei a resenha, vou procura o livro agora, para mergulhar nesse universo maluco, rs
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi, Tudo bem?
ResponderExcluirAchei bem diferente, mas será que eu iria gostar!
hahahaha
Vou colocar na minha listinha de desejos, porque livros assim realmente mexem com nossa imaginação! huahsuah
Beijos
Silêncio Que Eu To Lendo
aaah, eu sei bem como é essa sensação de terminar de ler um livro, e não ter palavras adequadas para expressar o quanto aquela historia, aquela leitura foi prazerosa. vou te confessar uma coisa, de cara esse livro não me chama atenção, mas já que a sua leitura foi tão surpreendente assim, não tem como não ficar curiosa a respeito do livro né?! haha
ResponderExcluirBjokas da Giih
http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirTerminei de ler esse livro no começo da semana e acho que também supriu todas as minhas expectativas. Confesso que comecei a ler sem saber nada e fui descobrindo a história aos poucos e foi lindo. Gostei também da construção dos personagens e o desfecho. Adorei aquele texto final do autor sobre suas inspirações e tudo mais. Comecei o ano lendo algo incrível, espero que tenha mais ótimas leituras como essas.
Abraço!
www.umomt.com
Olá!
ResponderExcluirQue legal que o livro excedeu as sua expectativas. É muito bom quando isso acontece.
Bom a história não me pegou e por isso não sei se leria.
Mas adorei a sua empolgação na resenha.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/