|Livro x Filme| Se eu ficar

Publicado por 5.1.15


Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Recentemente notei um burburinho nas redes sociais devido ao lançamento do filme "Se eu ficar". Como uma boa curiosa, fui atrás de maiores informações, eis que descobri que ele foi baseado em um livro e que este estava sendo o xodó dos leitores. Claro que eu comprei o livro e depois de me recuperar, levei algumas semanas para isso, decidi assistir ao filme. Sem mais enrolação, confira o que eu achei do livro e de sua adaptação para o cinema.

LIVRO: A história é contada de forma um pouco diferente do habitual, pelo menos para mim. Me senti realmente como se estivesse assistindo a um filme, onde os fatos narrados se dão a partir de recordações do protagonista e não de uma sequência cronológica dos acontecimentos. Isso se tornou um ponto positivo em relação à expectativa em relação ao filme, pois desde o início do livro eu já conseguia imaginar e relacionar cada fragmento contado pela Mia.

O acidente me emocionou muito, mas não ao ponto de chorar. A autora está de parabéns, pois conseguiu me fazer sentir o desespero da protagonista, não senti aquela pena comum, senti a "dor" dela. Fui descobrindo junto com a Mia como cada parte de sua história tinha um significado especial, um motivo para ter acontecido. As lembranças da jovem fizeram com que eu ansiasse por um final feliz.


A leitura foi intensa e rápida. Admito que li em uma tarde calma de trabalho, mas toda essa intensidade e envolvimento me deixou decepcionada com o final. Antes que falem algo, eu sei que existe uma continuação para a obra, mas mesmo assim, senti como se tivesse acabado a tinta na gráfica e decidiram encerrar o livro. Virei a página acreditando que teria algo em seguida e fui surpreendida como NADA, FIM, ACABOU, JÁ ERA! A autora pode transformar o livro numa saga gigantesca, que ainda assim eu estarei de cara feia e insatisfeita com a forma como ela concluiu o primeiro livro.

FILME: Foi ser bem mais breve nos comentários em relação ao filme, pois a decepção foi grande e nem me animo em ficar descrevendo como esse filme foi "broxante". Talvez se eu não tivesse criado tanta expectativa, ou se não conhecesse a história, poderia ter gostado mais do filme.
Eu estava toda empolgada, mesmo após ler o final sem graça do livro. Já tinha várias imagens em mente, imaginei como as cenas mais importantes seriam mostradas na tela, eis que a pessoa que adaptou a obra conseguiu jogar um balde de água fria na minha cabeça.
Não senti nenhuma emoção, nem o acidente que teria tudo para me fazer perder o fôlego, nem as mortes, nadinha me emocionou.
O único sentimento que foi igual tanto ao ler quanto ao assistir, foi a decepção com o final. O filme só reforçou minha vontade de perguntar se a autora estava com muito sono quando decidiu concluir a história. Quem sabe agora eu aprenda a não criar expectativas com os "sucessos" das redes sociais e blogs?
 

Extras
Onde comprar o livro: Saraiva, Submarino, Americanas, Livraria Cultura
Trailer do filme: 

29 comentários

Comentários
29 Comentários
  1. Eu não li o livro e nem vi o filme... ainda!
    Mas fico cheia de expectativa quando tem tanto burburinho sobre um livro, ai to esperando um pouco.
    Mas fato, o filme nunca eh tão bom!
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu gostei muuito de ambos, mas não chorei tanto neles quanto chorei vendo o trailer. Sim, o trailer *-* a música triste de fundo na hora do acidente acabou comigo...haha' Esse é um dos meus livros e filmes favoritos, uma pena que você não tenha curtido muito o filme *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo o livro, e até agora estou gostando. Tento não criar grande expectativas rsrs

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alessandra!
    Eu gostei e muito. Tanto do livro, quanto do filme.
    Mas, respeito totalmente as suas colocações. Pois, tenho lido por aí, que esta é uma obra que tem dividido a opinião do público.
    Resta agora, ver como fica a versão da obra em "Para Onde Ela Foi?", que eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas estou bem curiosa.

    Abraços!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bem mais do segundo livro, pois teve muito mais emoção. http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale,
    Não li e nem assisti, até me inscrevi para participar de um BT desse livro mas acabei perdendo o interesse na história. Em relação ao filme pretendo assistir e se gostar é bem capaz que eu leia os livros. Gostei muto das suas colocações e também tenho problema com finais assim, gosto de tudo bem colocadinho mesmo que tenha continuação.

    Bjinhos
    Jéssica Rodrigues
    Blog Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que foi pior para mim no filme?! Aquilo que eu mais gostei no livro nem de longe foi explorado no filme, que é a relação familiar. Eu achei incrível o amor dos avós por Mia, a relação de todos da família. Para mim é tão caro esse amor familiar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tanto o filme quanto o livro foram grandes frustrações para mim. Não que eu não tenha gostado da história. Mas minhas expectativas estavam altas, eu esperava muito mais da história. Enfim, ainda vou ler Para Onde Ela Foi (que todos dizem ser melhor) e espero não me decepcionar.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá flor, não tenho curiosidade em ler e nem assistir Se Eu Ficar. Sei lá, parece tão sem emoção principalmente por ter lido vários comentários com a mesma opinião.
    Mas gostei da sua opinião, que bom que gostou. Na minha vista o filme parece melhor, mas como não li e nem assistir não tem como firmar rs.
    Enfim, beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Alessandra,

    Diferente de você eu preferi o filme ao livro. Não gostei da narrativa da Mia no livro, e me apaixonei pelo Adam no filme, ele faz toda a diferença.
    Já li Para onde ela foi, e amei a leitura, bem diferente de Se eu ficar.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  11. Pretendo assistir ao filme só depois de ler o livro, mas só vou ler o livro quando eu comprar Para onde ela foi...

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você, o livro/filme é uma historia emocionante não a ponto de derramar lagrimas, gostei do livro e do filme também e classificaria ambos como bom.

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu amei o livro, adorei todos sentimentos que o livro trouxe, ainda não assisti o filme, estou atrasada e louca para ver. Com relação ao final do livro esperei com tantas expectativas a continuação que me decepcinei horrores uma pena . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Não li o livro ainda mas já assisti o filme, por isso acho que minha surpresa com o filme foi grande, eu adorei o filme mas depois de tudo que você falou aqui rs acho que preciso ler o livro e ver se o filme é bom mesmo do jeito que eu achei kk
    Beijoos

    https://cantodelivros.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Sério que o filme foi tão decepcionante assim?!
    Eu ainda não assisti, mas já li o livro e foi um enredo frustrante, nada emocionante e com uma protagonista muito sem sal e fria.
    Vou assistir o filme e espero não achar tão morno quanto o livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  16. Li o livro e o achei bem fraquinho, gostei, mas não me comoveu, não me fisgou. Quanto ao filme não vou assistir, não me chamou atenção. Talvez daqui um tempo.Mas agradeço pelo post muito bem feito.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente, eu curti os dois e achei adaptação bem fiel, na medida do possível. Me apaixonei muito pelo livro, ele me tocou bastante e o filme conseguiu passar isso também.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Quando laçaram o livro eu fiquei doida para lê-lo, mas agora não sei, leio, leio e leio resenhas e não consigo querer ler o livro.

    Mas acho que o filme eu assistiria.

    Apesar disso, gostei da resenha dos dois.


    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Ale!
    GENTE, FINALMENTE ALGUEM QUE ME ENTENDE. A experiencia com esse livro eu curti. Não foi das piores, mas concordo com você, o final ficou um tanto raso. Eu esperei algo mais emocionante sabe. Na realidade, a história me comoveu em poucas partes. Acho que a centralização no romance aguado deles foi o principal ponto negativo pra mim. Não consigo gostar do Adam. Acho ele um tosco por querer que ela desista dos sonhos dela.

    O filme... Ah o filme, foi aquela imensa decepção. Apesar de ter sido bem parecido com a obra, achei que faltou o tchan! Aquele toque mais profundo dos sentimentos. Ficou uma coisa tão parada e seca. Aff, me aguentei duas horas basicamente morrendo no cinema ja de tédio. Super chatinho.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Eu ganhei esse livro de presente de aniversário e estou com muito medo de ler, por que há muito resenha negativa sobre ele e isso decepciona.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Tenho uma opinião totalmente divergente da sua, pois me emocionei bem mais com o filme. O livro me decepcionou muito porque não conseguiu me cativar e me aproximar da Mia. Fiquei desconectada da protagonista e isso me desanimou durante a leitura. Porém, o filme conseguiu passar para mim toda a carga emotiva da obra e o Adam do filme me conquistou também.
    Beijos,
    https://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Alê, tudo bem?

    Eu odiei o livro, então tu acha mesmo que eu vou conseguir continuar lendo e vendo o filme? NÃÃÃÃO. HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    eu não li o livro, só vi o filme e também não me emocionei muito. Depois disso, tive preguiça de ler. Bom saber que o livro não é tão decepcionante assim, mas não sei se animaria por agora. Até porque, achei a Mia muito chata, kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, flor!
    Precisava ler a sua crítica, sabe? Eu não li o livro ainda e confesso que foi porque não tive tempo e só. Digo isso porque as opiniões sobre o livro na blogosfera se dividiram... Muitos se apaixonaram e outros detestaram. O meu interesse em ler o livro teve início justamente com o trailer do filme. Mas, devido a uma série de ocorrências, não pude ler o livro e antes assisti ao filme. Achei uma porcaria... Muito fraco, muito sem sal! Me desanimei muito em ler o livro, mas agora a sua opinião veio me encher de ânimo de novo. Noto que o filme é mesmo ruim perto do livro (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Não posso opinar muito pois não li o livro e nem vi o filme,mas pelo visto o filme foi muito ruim. Eu adoro imaginar os meus personagens criarem vida nas adaptações,mas sempre,sempre mesmo,fico receoso,pois já estragaram tantos livros bons com péssimas adaptações que fico com um pouco medo.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Eu li o livro e assisti ao filme. E já conversei vom várias pessoas e a maioria não curtiu a adaptação. Eu também não gostei do final, achei mttt sem graça. Mas, como tem uma continuação, fiquei OK com isso. No filme isso foi pior, pq meio que soltou um "spoiler" não acha? Mas no geral achei uma boa adaptação e de certa forma, bem fiel a história do livro.

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    Ps: você já leu "para onde ela foi"? Caso não, nem aconselho muito. Sério, a autora se perdeu legal nele :s

    ResponderExcluir
  27. Ai é simplesmente incrível!!!!
    Super apaixonante!!! <3
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  28. Se eu ficar é um livro incrível, uma das leituras mais marcantes que tive em 2014, como eu sou chorona, chorei horrores com o livro. Eu queria muito ter visto o filme, mas infelizmente eu ainda não tive a oportunidade. Adorei sua resenha <3

    Beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  29. No filme ela conhece adam depois
    No livro ela ja namora adam

    ResponderExcluir