|Resenha| A 5ª Onda - Rick Yancey

Publicado por 11.12.14


Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão?
Autor: Rick Yancey | Editora: Fundamento | Onde comprar: Saraiva Fnac

Eu preciso dizer que quando era pequena tinha medo de ETs, sim eu nunca fui uma pessoa normal e acreditava que seria abduzida, por este motivo eu sempre fiquei imaginando como eles seriam e se estavam se preparando para dominar o planeta. Quando fiquei sabendo deste livro fiquei com um certo receio, eu não sabia se ele atingiria minha expectativa de ET ideal eu não sou louca.

Você já imaginou uma invasão alienígena? Eu imaginei durante muito tempo e o autor soube retratar de forma tão perfeita esta invasão, que passei a acreditar em tudo que ele escreveu, o desenrolar da história me convenceu perfeitamente. Agora estou com medo de estar no meio desses seres e que a qualquer momento irão tomar conta de tudo.

Então, a porta se abriu, e o sr. Faulks nos disse para irmos até o ginásio de esportes. Achei que foi uma medida esperta. Levar todos a um lugar para que os alienígenas não precisassem desperdiçar munição.
Cassie, a protagonista, perdeu sua mãe após a quarta onda, vitimada por uma doença que acometeu milhares de pessoas, seu pai foi morto e seu irmão foi levado junto com várias outras crianças para longe dela. Me apeguei a protagonista, pois ela poderia ter chorado, se escabelado, pedido socorro, mas apesar de todas as dificuldades, ela se manteve em pé com o objetivo de se manter viva para reencontrar seu irmão, sem falar na sua dose de sarcasmo que me fazia rir um pouco. A determinação e a força que essa menina demonstrou ter me fizeram acreditar e torcer por ela, acabei querendo desvendar os mistérios antes dela, na esperança de que as coisas dessem certo.

Nós éramos como os japoneses que sobreviveram à primeira explosão da bomba de Hiroshima. Não compreendíamos por que ainda estávamos ali e não tínhamos certeza de querer estar.

Temos uma protagonista adolescente comum, com uma paixãozinha de escola, com problemas de relacionamento, um pai que faz de tudo para salvar os filhos, uma criança pequena e ingênua, várias outras pessoas lutando pela sobrevivência e os "OUTROS". A história me conquistou, ganhou todo meu amor de tal forma que sinto como se nada que eu dissesse pudesse transmitir o que eu realmente senti durante a leitura. Me encantei pelas personalidades, pela perspectiva apresentada por personagens distintos, pelos sentimentos bonitos e pelos feios também.

- Entendi tudo errado - Evan continua. - Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer.

Apesar do autor inserir o leitor perfeitamente no ambiente, ele não exagera nos detalhes, tão pouco deixou com que seus personagens se tornassem repetitivos. Longe disso, com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, esta obra me deixou empolgada e ansiosa pela continuação da história.

Mesmo com a minha implicância momentânea em relação à séries ou livros que façam parte de uma sequência, desta vez não me arrependo de forma alguma de ter me arriscado nesta aventura. Existe continuação sim, mas mesmo assim o livro possui início, meio e fim.



19 comentários

Comentários
19 Comentários
  1. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas já está na listinha de desejados há séculos...haha' vai virar filme, né?
    É maravilhoso ler um livro que tem um começo, inicio e fim, mesmo que possua continuação ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra!
    Fico contente que apesar do seu receio inicial ao ler o livro, tenha gostado da história.
    Eu não conhecia o livro, e devo confessar, não gosto muito de histórias de alienígenas. Mas o livro me despertou alguma curiosidades. Não sei se é o tipo de leitura para o momento, quem sabe futuramente?
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu morro de vontade de ler esse livro, pois eu sempre fico com medinho quando o assunto é invasão alienígena (e eu acredito ser possivel). Bom saber que o autor soube trabalhar bem com os personagens, não os deixando chatos... Já cansei de personagens assim, e também porque não quero imaginar a Chloe sendo uma protagonista chata no filme :(

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Tudo bem? Você não é louca, eu também tinha medo de invasão alienígena quando criança!! kkkkkk!!! Não me interesso muito pelo assunto. O livro parece ser bem escrito e chamar atenção, mas não é o tipo de história que eu gosto de ler, curto algo mais leve!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi tudo bem?
    eu amava filmes sobre extraterrestres, li poucos livros, mas via tudo que é filme que passava, rs. Gostei da ideia de a 5ª onda, parece ser interessante, ainda mais por ser mais juvenil. E gosto de mocinhas fortes, que não ficam chorando pelos cantos, então essa já ganhou ponto comigo.
    Eu também tenho evitado séries, então é bom quando pegamos um livro de uma série, mas que tem um final, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia ainda, mas já vai ser uma das minhas opções para pedido de amigo secreto!!!
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, como vai?
    Já ouvir comentários bastante bons sobre este livro, mas não sabia nada dele.
    Fico feliz que tenha gostado, mas tem continuação? Infelizmente estou me afastando de séries ou trilogias, apenas quando eu acabar os que eu quero ler, que tarei espaço. Mas com certeza anotei a dica e já me apaixonei pela protagonista, adoro personagens com personalidade forte e sarcásticas.
    Enfim, parabéns pela resenha.
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola Ale livros com extraterrestres não me chamam muito atenção, mas sua resenha me deixou de certa maneira curiosa com esse livro e essas ondas. Pena que tem continuações e estou meio longe de espera de livros , fico com urticárias kkkkkk.beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. A muito tempo eu estou para ler esse livro , está na minha estante , mas depois sua resenha fiquei com muita vontade de ler !

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Tudo bom?
    Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Literalizando Sonhos e vi que você se interessou pelo meu livro, gostaria de te convidar a conhecer um pouquinho mais da história e te avisar que ainda estou com parcerias abertas até o dia 18/12,s e tiver interesse me mande um e-mail raquel.machado2014@yahoo.com.br. Assim poderemos conversar melhor ok?
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  11. Quero, quero, quero esse livro Ale!!
    Você não está sozinha quando se trata de ET, também sou assim durante minha infância e parte a adolescência fiquei me preparando para uma possível invasão kkkkkk.
    É estranho pq acabei virando fã de histórias, filmes e até documentários sobre ETs.
    Já ouvi falar dese livro e é certo que irei lê-lo ano que vem. Adorei a resenha!

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Blog Coração Leitor

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alessandra!

    Não curto muito livros do tema, mas deve ser bom né! Afinal você gostou mesmo com receios. Talvez eu leia um dia

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Noosa parece ser uma aventura e tanto!!! Achei bacana o fato da Cassie ser uma adolescente comum com seus dramas e uma paixão de escola e também pelo autor não exagerar nos detalhes, quando o livro é muito detalhista, fica um pouco cansativo!


    Meu Diário

    ResponderExcluir
  14. Oi Ale!
    Olha, uma palavra definite minha imensa vontade de querer ler mais sobre esse livro. Ja tava atrás dele, a bastante tempo, só não tive a oportunidade de ler ainda. E ainda vai virar filme. E tipo, mesmo antes de ler sua resenha, é distopia, eu sabia que ia amar <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale!
    Olha, uma palavra definite minha imensa vontade de querer ler mais sobre esse livro. Ja tava atrás dele, a bastante tempo, só não tive a oportunidade de ler ainda. E ainda vai virar filme. E tipo, mesmo antes de ler sua resenha, é distopia, eu sabia que ia amar <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia essa serie ainda, gostei da sinopse e da história em si, apesar de ser muito medrosa.
    Sua resenha ficou ótima, me deixou bem curiosa para pegar a serie e lê-la todinha. Mas vou esperar um pouco, tenho 5 séries na estante que ainda nem comecei a ler,kkkkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Ale tudo bem, não sabia que o livro se tratava disso nossa, e olha que já ouvi falar dele muitas vezes, adorei a história pois gosto de histórias extraterrestre, eu tbm era como vc tinha medo kkkk Amei sua resenha e quero ler o livro, anotado!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
  19. Amei a resenha. Eu estou louca pra ler essa série e sua paixão só me fez querer ler mais ainda. Depois de ler a sua resenha sobre o último livro, eu tive que vir aqui ler a resenha do primeiro para sentir está vontade imensa de ler. <3 -Joanna Amaro.

    ResponderExcluir