|Resenha| Extraordinário - R.J. Palacio
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Autora: R. J. Palacio | Editora: Intrínseca | Onde comprar: Saraiva, Submarino, Americanas
Vi tantos elogios a respeito deste livro que comecei a sentir uma necessidade de tê-lo, porém como o cotidiano anda meio tumultuado levei mais tempo do que eu previa para finalmente poder lê-lo.
Preciso dizer que gosto de histórias que mexam comigo, gosto dos meus sentimentos a flor da pele, seja através de algo tenso, emocionante ou engraçado e como este livro foi tão elogiado eu senti que ele teria a obrigação de me comover e ele fez muito mais que isso.
Auggie é uma menino incrível que eu desejei ter conhecido pessoalmente, ele realmente é extraordinário e me faltam palavras para descrever toda a minha admiração por este garoto de apenas 10 anos que me deu uns tapas na cara. Ele sabe que as pessoas falam dele, sabe que há um boato de que se encostarem nele as pessoas pegarão uma "praga" e que vai sempre ter gente olhando para ele fazendo caretas e ainda assim ele consegue ser forte e não duvida do quão bom ele possa ser.
Claro que em alguns momentos ele fica mais fragilizado, principalmente quando passa por decepções, mas todos ficamos assim então isso mostra que ele é sim normal, assim como ele mesmo diz.
Sei que não sou um garoto de 10 anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho.
Adorei a ideia da autora de intercalar os narradores. Em alguns momentos o leitor pode conhecer a história pelo ponto de vista do Auggie, tudo o que ele realmente sente e a forma como vê as coisas acontecendo, bem como é possível conhecer os sentimentos e pensamentos de alguns outros personagens e isso fez com que algumas atitudes fizessem sentido. Enquanto o protagonista sofria ou não entendia algo, o leitor ia compreendendo o que tinha ocorrido após ler a narrativa do causador de tal fato.
Eu não derramei lágrimas e não senti falta disso. O livro me envolveu, me emocionou, me fez pensar em muitas coisas e não precisou me arrancar lágrimas para isso.
28 comentários
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pela resenha, ficou incrível!
Já li Extraordinário e apesar de ter gostado muito, não achei fantástico. Pretendo relê-lo em outro momento. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Olááá
ResponderExcluirMeu DEEEUS, quanto tempo não passo aqui hahaha que vergonha kkkk
Parabéns pela resenha, está linda, eu amo esse livro de paixãozinha e com certeza é uma leitura recomendada e obrigatória, muita gente iria adorar também e se inspirar.
Está lindo aqui viu?
Beijão
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/top-5-livros-que-se-passam-em-uma-escola.html
Também sinto essa necessidade de lê-lo, ainda mais depois de ler essa resenha. Mesmo tendo como personagem principal um menino de 10 anos acho que tem muito a nos ensinar... Abraços!
ResponderExcluirhttp://cafeliterari-o.blogspot.com
Oiee
ResponderExcluirA resenha ficou muito boa: objetiva e tocante! :)
Gosto muito de livros com narradores intercalados, porque dá uma sensação de que você conhece melhor cada personagem.
Augie me cativou!
bjs!
Oiee ^^
ResponderExcluirAah, esse livro. Já faz um tempinho desde que li, mas sempre que vejo a capa dele ou alguma resenha, me lembro de todo mundo aplaudindo ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Menina eu adoro suas resenhas :)
ResponderExcluirTem meses que comprei esse livro e ainda não li, tenho certeza que vou gostar pq me parece ser aquele tipo de livro único que você carrega para sempre na memória.
Bjs
Jéssica Rodrigues
http://www.coracaoleitor.com.br/
Nossa esse livro é incrível, quando eu li ele eu senti uma emoção muito grande. Esse livro, na minha opinião, todos tinham que ler, ele tráz tantos encinamentos maravilhosos....
ResponderExcluirAmei sua resenha.
Bjss!!
http://stylishsgirls.blogspot.com.br/
Esse é um dos livros que preciso ler com urgência, lindo e comovente . Não há quem não elogie esse livro. Um grande livro, e com sua resenha só fica a certeza que perco muito não lendo. ótima resenha. abraços
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Vc não chorou, mas já li sobre tantas pessoas que se debulharam em lágrimas que perdi a conta! ahhaha
ResponderExcluirAdorei a resenha, eu ainda não li, mas é um que quero com certeza ler! Beijos
Extraordinário é extraordinário!! Sem mais
ResponderExcluirhttp://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Oie.
ResponderExcluirNossa ainda não li o livro, mas tenho muita vontade. Nem sempre acho necessário chorar para saber que o livro é ótimo. Pois eu nem sempre choro e amo os livros, basta ser emocionante e ter uma mensagem legal.
Beijos
http://www.amorliterario.com
Olá, flor!
ResponderExcluirAchei sua resenha formidável! Você não ter chorado não muda o fato de que sua opinião sobre esse livro (que é um dos meus favoritos) é muito sensível. Amei saber que o Auggie também te conquistou e te convidou a refletir sobre tantas coisas... Foi o mesmo comigo. Esse garoto, nossa, é mais do que posso sonhar ser.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirEstou igual você! Toda vez que leio uma resenha digo, preciso ter esse livro.
São tantas resenhas positivas que estou louca para conferir esse livro.
Amei a sua resenha, ela está bem emocionante.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Amei que a sua resenha não teve spoiler e foi curtinha, porque estou com ele aqui pra ler e estou impaciente já.
ResponderExcluirSua resenha me deixou as mãos coçando, mas preciso terminar os livros de parcerias primeiro, prioridade tem que cumprir né flor?
Mas espero ler essa lindeza logo.
bjs
Olá, como vai?
ResponderExcluirSou apaixonada por este livro. Sensibilizou-me completamente. Realmente vale muito a pena ler mesmo.
Fico feliz que tenha gostado, parabéns pela resenha.
Beijos e sucesso.
chuvaelivros.blogspot.com.br
Oláaaa
ResponderExcluirAdorei a resenha... li tantas resenhas desse livro que sinto que pude absorver muito mais dele do propriamente lê-lo... já sei que não farei a leitura... mas todas as resenhas que leio por mais simples que sejam... eu me emociono... acredito que esse menino seja incrível... porque as pessoas o admiram... ele ensina lições... ele faz as pessoas mudarem seus conceitos... e tem apenas 10 anos... isso é ótimo... que bom que gostou da leitura e que ela trouxe algo de bom pra ti... Xero!!
Eu tenho um estoque de livros comoventes e Extraordinário está no meio livroooo lido é um dos meus favoritos!! *-*
ResponderExcluirBjokas!!
Apesar de Extraordinario ser um dos queridinhos do momento, não tenho interesse em lê-lo, sei lá, por mais que me digam que a história é linda, e tal, não sinto vontade de lê-lo, algo no livro nunca me chamou a atenção. :(
ResponderExcluirBeijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirEu sou completamente apaixonada por essa narrativa. É um livro tão singelo, que ensina tanto sobre amor ao próximo e amizade. Foi uma das melhores leituras de 2013 e até hoje guardo um carinho especial.
Beijos.
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Eu tenho esse livro há tanto tempo na minha estante e ainda não li que dá até vergonha de comentar. Só leio críticas excelente sobre ele, está na hora de eu ler, com certeza.
ResponderExcluirBjks
Patty Santos
Blog Coração de Tinta
AHHHHH Extraordinário! Que livro maravilhoso. Amo demais. O livro é super emocionante e é uma linda história de vida. Todo mundo deveria ler
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Alessandra,
ResponderExcluirSua resenha está ótima, e tenho que admitir que ainda não li esse extraordinário livro, apesar de tê-lo em casa. Quem leu ele foi minha filha de 11 anos e até uma resenha ela fez e publiquei no meu blog. Eu ainda preciso ler e pretendo fazer isso durante este ano, pois o livro merece, Augie merece.
bjs
Antonio Henrique Fernandes
www.navioerrante.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão li extraordinário mas meu esposo já e gostou muito do livro, durante a leitura ele ficava me falando o que está acontecendo e comentando o que estava gostando e o que não. Muito legal quando a gente faz isso, porque me sinto como se já tivesse lido.
Acho que a experiência de quase todo mundo em relação a esse livro é muito positiva!
Beijocas da Deebs!
Oi.
ResponderExcluirLi Extratordinário esse mês, não podia mais adiar a leitura de tanto ler resenhas positivas sobre ele.
Achei o enredo muito bom, Auggie é único, me envolvi na narrativa de todos os personagens, é uma história marcante e comovente, mas também não me levou às lágrimas, mas me fez refletir muito.
Beijos.
Leituras da Paty
SIM, Extraordinário foi um dos melhores livros que li em 2014. A Leitura é muito leve e envolvente, os personagens são cativantes e tem uma lição de vida incrível. Acho que todos deveriam lê-lo.
ResponderExcluirAbraços, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/
CAPETAAAAAAAAAAAAAA, eu fiquei tão contente com tua resenha. Tu não quer me dar ele não? *o*
ResponderExcluirGuarda pro projeto ANIVERSÁRIO DA PAMELA 2015 <3
DHUISDUIHIASHDHAUISHDUHSAU
OBRIGADAAAAAAAAAA
Todos falam muito bem desse livro,e imagino que seja mesmo uma leitura emocionante,mas não consigo ter vontade de mergulhar nela,sabe quando você até acredita que é uma ótima trama,mas não consegue ter vontade?? É o que acontece comigo com esse livro.
ResponderExcluirbjsss
Apaixonadas por Livros
Oi Alê, tudo bem?
ResponderExcluirDiz ai que eu não me surpreendi com suas palavras.
Nessa semana fui na livraria e peguei o livro para ler, somente um passatempo, e me surpreendi bastante com Auggie, ele é um personagem legal, e bem construído, e como seus pais diziam, ele realmente é extraordinário. Não cheguei a concluir a leitura, mas pelo pouco que li, gostei bastante.