|Resenha| Esmeralda - Cida dos Santos

Publicado por 28.11.14


Quando a lua surge no céu estrelado e o fogo crepita na fogueira como as chamas de uma fênix, um dueto se inicia. Convidada pelo imperador cigano, Esmeralda responde ao seu canto com histórias em forma de prosa enquanto dança ao som da viola. Um dueto poético que mistura fé, magia e história. Assim a natureza surge em cada palavra da cigana, nos ensinando sobre as belezas deste mundo.
Autora: Cida dos Santos | Editora: Arwen 

Para mim é muito difícil resenhar poesias, pois acredito que cada uma toca de forma diferente cada pessoa, depende muito do momento vivido e da forma como se compreende cada palavra, mas tentarei farei o possível para passar um pouco do que este livro me transmitiu.

Em um acampamento cigano, ao redor da fogueira, Esmeralda encanta a todos com suas lindas poesias em forma de música. Não tenho o costume de ler poesias, na realidade nem lembro qual foi a última que li antes de começar a leitura deste livro, então estou longe de ser uma entendedora do assunto, mas posso dizer que gostei do que encontrei na obra.

Apesar de ter a poesia como foco central, o livro acaba tendo uma estrutura um pouco diferente e que foi importante para despertar minha admiração. A autora conseguiu mesclar perfeitamente trechos em prosa com as poesias bem desenvolvidas e que se encaixam à ideia principal. Gostei desse diferencial, pois assim nada parecia solto ou sem conexão.

A narrativa em si é simples, não ousa provocar o leitor, mas serve como uma boa distração. Eu particularmente prefiro os livros que me atiçam mais, porém acho que possa valer a pena para quem não esteja almejando algo mirabolante. 





11 comentários

Comentários
11 Comentários
  1. Oiee ^^
    Achei a capa do livro muito bonita, mas ele em si não me parece muito interessante. Não gosto muito de ler livros de poesias e contos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Não tenho o costume de ler livros de poesias, mas eu gosto de ler de vez em quando. Algumas poesias fazem a gente refletir sobre vários assuntos e acho isso legal.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Poesias não são meus estilo preferido, mas leio às vezes.
    Confesso que também tenho dificuldade em resenhar livros de poesias, como você mesma disse, a poesia toca cada um de uma maneira diferente.
    Mas gostei bastante do livro e da capa, porém não sei se é o tipo de leitura que eu quero no momento.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá... tudo bem???

    Eu gosto de poesias e sempre elas nos envolve em algo... gosto do que elas tem a dizer e o que elas nos transmitem.... eu particularmente amei essa capa... ela está linda demais e isso por si só já vale a pena ter o livro na estante... Xero!!!

    ResponderExcluir
  5. A capa do livro é linda e não imagina que seria poesias e sim uma história, nem sempre leio poesias mas devemos estar abertas a novos gêneros sempre. Vou colocar na lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e assim não me chamou atenção :x
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee, tudo bem?

    Que capa mais linda a desse livro. Pena que a narrativa não chama tanto a atenção. Mas pelo menos é uma boa leitura para passar o tempo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. amo ler poesias também!!!


    beijos, Fernanda D.
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olááá, tudo bem?!
    Eu sou parceiro dessa editora mas acho que fui o único que não recebi esse livro junto com aquele kit maravilhoso :/ eu estava doido para ler esse livro pois tinha me encantado pela capa e adoro livros de contos, mesmo sendo tão pequenos e que deixam saudade eu gosto bastante, para se distrair sabe <33, não sei se ainda irei me aventurar nele pois tenho uma pilha de livros para ler e resenhar, mas vamos ver...
    Gostei bastante da sua resenha!

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale
    Olha, o livro em si nem me chama atenção. Faz muito meu gosto. É uma pena que a leitura não tenha sido o que você esperava, mas, sempre tem altos e baixos não.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu sempre prefiro os livros que me despertam, não gosto de enredos mornos, mas quando se trata de poesia a coisa fica diferente porque leio e avalio individualmente.
    Achei a capa belíssima, e apesar de não ler poesia com frequência, eu faria essa leitura justamente por ser uma boa distração.

    Beijos.
    <a href="http://www.leiturasdapaty.com.br/2014/12/resenha-um-passo-em-falso.html</a>

    ResponderExcluir