|Resenha| Anelisa Sangrava Flores

Publicado por 21.11.14



Neste livro de estreia de Anderson Henrique, o razoável e o absurdo são separados por uma membrana muito sutil em 13 contos que reforçam os méritos da boa literatura fantástica. Em seu universo particular, premissas físicas, temporais e lógicas são subjugadas por tramas e personagens tão improváveis quanto verdadeiros. Transbordam pelos caminhos do contrassenso, mas o fazem indagando ações e sentimentos humanos, interpondo-se sobre o que temos como real em um convite a reflexões multíplices.
Autor: Anderson Henrique | Editora: Penalux 

Acho que quem acompanha as resenhas e divulgações aqui no blog deve ter percebido que gosto de falar de obras nacionais, claro que não me privo de ler livros de autores de fora, mas a literatura nacional passou a ocupar um espaço especial no meu coração, por este motivo não hesitei quando me foi dada a oportunidade de ler "Anelisa sangrava flores". Não tenho por costume ler contos, na verdade eu estou começando a me adaptar a essas histórias mais curtas, mas ainda preciso de um trabalho extra do autor para me prender em poucas páginas de cada narrativa.

Composto por 13 contos, este livro conseguiu me surpreender de forma positiva, já que ficou evidente que o autor possuí uma versatilidade incrível. Através de suas palavras eu conseguia imaginar perfeitamente os ambientes criados por ele e estes não se repetiam nos demais contos, cada um tinha um toque diferente e especial, mesmo que a proposta fosse uma literatura fantástica, ele não se tornou repetitivo.

Os contos não são sobre Anelisa, o que reforça a ideia de que estes não foram escritos para serem complementados, cada qual tem seu objetivo, sua mensagem e seu grau de envolvimento com o leitor. Não irei resumir todos os contos, pois acredito que este é o fator surpresa que possa atrair novos leitores.

Como sou muito apegada aos personagens e eu preciso aprender a arte do desapego para conseguir ler contos, este livro me deixou um pouco sofrida. Eu não consegui rever nenhum dos protagonistas e isso fez com que eu evitasse me apegar um pouco. Você que está lendo isso deve estar imaginando que eu sou louca, já que contos são curtos mesmo, mas eu ficaria mais feliz se pudesse ter lido um pouco mais de cada personagem.

O autor tem uma escrita muito boa e de fácil compreensão, claro que por se tratar de algo mais fantástico é preciso que o leitor mantenha o foco e use um pouco da imaginação para compreender os diversos "mundos" criados pelo Anderson.


15 comentários

Comentários
15 Comentários
  1. Olá... tudo bem???

    Bom não é bem meu tipo de leitura, mas confesso que amei a capa e o título... achei que pudesse ser um livro com história, quero dizer que não fosse contos... rsrsrs assim como você sou meio cabreira com contos não curto muito, mas costumo ler aqueles que realmente me chamam atenção.... esse livro parece ser legal e talvez eu o leia em outro momento... Xero!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amo contos, principalmente os fantásticos. Desde sempre a literatura fantástica me agradou, mas são poucos os livros nacionais (bons) nesse nicho, fiquei muito feliz em conhecer este livro que parece ser tão encantador aos meus olhos! Vou comprá-lo assim que sobrar um dinheirinho!

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  3. Oiee, td bem?
    Eu acho admirável quem divulga o trabalho de autores nacionais =) É importante porque o mercado nacional é dominado por livros estrangeiros.
    Não sou fã de contos, até porque me sinto como vc...querendo saber mais sobre os personagens! hehehe
    Mas, anotei a sugestão de livro =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu me interessei muito pelo livro ! Também não estou acostumado com contos , mas esse livro parece ter uma história muito boa ! Sua resenha ficou muito boa !

    ResponderExcluir
  5. Os nacionais tbm estão em um lugar especial em meu coração. Não conhecia o livro e gostei da resenha me interessou, tbm não sou muito de ler contos, mas estou começando a me acostumar.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi querida tud bom?
    entao eu ja prefir ler livros em formas de contos,laro que o auor tem que ser legal para nos fazer prender a leitura em poucos textos ne?
    acho incrivel comoconseguem fazer a cada intante um trecho que tona a leitur legal diferente,e como disse para cada texto trtar de um assunto diferente
    mais acho um maximo vcs divulgarem livros nacionais,temos muitos talentos por aqui ne?
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ultimamente eu comecei a ler contos também e me surpreendi com a capacidade dos autores em nos prender em poucas páginas. Vou anotar aqui mais esta dica.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro ler contos tem uns que nos deixam com sabor de quero mais, gostei da premissa dos contos . Engraçado você se apegar aos personagens e sendo contos curtos imagino seu desespero hehe . Parabéns sempre pelo incentivo a leitura nacional temos grandes talentos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alessandra!
    Eu li esse livro recentemente e o adorei, assim como você. Mas, sendo uma apreciadora de contos, confesso que na minha avaliação o livro é excelente (rs). Encontrei na narrativa e nos diversos enredos que o Anderson criou elementos que fizeram seus contos ecoarem depois de lidos… Flagrava-me pensando no sentido de cada conto para a minha vida. Reflexões profundas que ele provocou com um leve jeito próprio de escrever. :)

    Adorei saber que você também curtiu isso! Estou preparando a resenha desse livro em vídeo. Espero que você curta assistir. Seria legal ter a sua opinião sobre a minha interpretação em relação aos contos do autor.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal: vim aqui conferir a resenha do Anelisa e encontro outra leitora curtindo o livro. É muita alegria reunida! Estou aguardando ansiosamente o vídeo, Fran. Tenho certeza que ficará d+ (seus vídeos são fantásticos). Grande beijo.

      Excluir
  10. Oi Alessandra! Que alegria ver meu livro por aqui. Fico muito feliz que o trabalho tenha causado boa impressão. Obrigado pelas palavras gentis e pelo carinho. Espero que o livro fique em seus pensamentos por um bom tempo. Parabéns pela excelente resenha.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto demais de livros assim, com contos. Foi legal saber que os contos falam sobre uma só personagem, achei peculiar.
    Não conhecia o autor e nem a obra, obrigada por me apresentá-la.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,
    Como esta?
    Livro de contos *---*
    Não é o meu favorito mas estou aprendendo a gostar :)
    O bom é o fato de todos os contos terem visões de um mesmo personagem ^^

    Abraços
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Não curto livros em formato de contos, por isso passo este

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ale!!!

    Adoro livro de contos!
    Sinto o mesmo que vc!
    Me apego ao personagem e quando me dou conta... Puff! A história acabou!
    Tem contos que poderiam virar livros!!!!

    Beijokinhaaaas!

    ResponderExcluir