[RESENHA] 2001: Uma odisseia no espaço - Arthur C. Clarke

Publicado por 8.11.14


Autor: Arthur C. Clarke
Editora: Aleph 
Sinopse: No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.

Não tenho o costume de assistir ou ler histórias de ficção científica, mas de uns tempos para cá decidi que estava mais do que na hora de começar a compreender melhor esse "mundo". Ressalto que não é um gênero que eu domine, então caso eu fale alguma bobagem, sintam-se a vontade para corrigir.

Saindo um pouco do método mais comum de adaptações, neste caso o livro foi escrito após a existência do filme. Isso memo, o livro seria então a adaptação e não a obra cinematográfica. Não assisti ao filme ainda por falta de tempo, mas anotei para assisti-lo em breve, espero que isso não demore muito.

O início da obra foi o que mais me empolgou, não que o resto me decepcionasse, nada disso, mas o começo da história serviu para me convencer de que eu estava com um bom livro nas mãos. Minha curiosidade foi totalmente despertada logo nas primeiras páginas com a "apresentação" da vida dos primeiros seres humanos. A forma como o autor enriqueceu sua história com detalhes na medida certa, fez com que eu me interessasse por aqueles primatas, com toda sua ingenuidade e brutalidade, parecia que eu tinha passado um tempo observando aquelas pessoas, assimilando suas informações não ditas e compreendendo sua forma de vida.

Imagem do filme
Como se trata de uma ficção científica, o livro não poderia ser apenas retratando o cotidiano dos nossos antepassados, precisaria de algo inovador e neste caso o que mudou tudo foi o tal do monolito preto e é aí que entra a ligação da parte gráfica do livro com a história. Se você observar rapidamente a imagem do livro, já conseguirá imaginar como é esse monolito que com o seu surgimento repentino mudou muita coisa na humanidade.

Avançando um pouco no tempo, somos levados para o futuro (que hoje é passado), onde as viagens à lua eram comuns, astronautas já estavam acostumados a passar um tempo fora do planeta, enfim, uma realidade até que bem normal para uma história deste gênero.

Imagem do filme
O que me surpreendeu bastante foi a capacidade que o autor teve de me convencer, desde os primatas até as viagens espaciais. Eu tinha plena consciência de que era tudo criado pela cabeça dele e mesmo sem ter assistido ao filme eu consegui visualizar facilmente muita coisa. A narrativa é rica em detalhes fundamentais para o compreendimento da realidade que estava sendo mostrada, em alguns momentos cheguei a ficar cansada de tantas explicações, mas logo em seguida eu desfazia a cara feia, pois aquela explicação tinha servido para que eu compreendesse o que viria depois.

Um livro bem escrito, bem revisado e com a parte gráfica caprichada, mãe eu tenho um monolito. Indico com certeza, desde que o leitor esteja pronto para sair de sua zona de conforto e conhecer um lugar novo, na verdade, conhecer um pouco que se imaginava que seria o futuro, com um toque extra de detalhes!

Pesquisando um pouco na internet, descobri que 2001 faz parte de uma série de 4 livros, ou seja, o final não é realmente o final e isto me incomodou um pouco. Tenho uma resistência para histórias inacabadas, ou que eu precise de mais livros para finalmente encerrar a leitura com a sensação de dever cumprido. 




7 comentários

Comentários
7 Comentários
  1. Não posso comentar com muita propriedade sobre esse livro em especial, eu curto ficção cientifica mas curto mais em filmes, assisti a esse mas tem décadas...rs
    Gostei do modo simples com que descreveu a história sem soltar spoiler. Me deu realmente vontade de ler o livro, vou fazê-lo assim que tiver oportunidade de adquiri-lo.
    Obrigada pela dica de leitura, acho que quando o ler sairei de minha zona de conforto e vou gostar.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale!
    Eu também tenho um certo problema com ficção científica! Mas li um recentemente que me agradou bastante! Achei o enredo desse legal, me chamou atenção, pode ser que estou num momento planeta dos macacos! ahahah Assisti esse find! Esse tipo de história me deixa intrigada! Também não suporto deixar leituras sem finais, por isso sempre continuo minhas série, me deixa louca um fim inacabado! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandra, como está?
    Adorei a sua resenha. Sou apaixonada por ficção científica e este livro já está anotado a tempos na minha lista rs.
    Fico feliz que tenha sido uma escrita tão verdadeira ao ponto de ti convencer que poderia ser real. Mas também fiquei desanimada que teremos que esperar mais outros livros.
    Mas, continuo ansiosa e parabéns pelo blog.
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu nunca assisti nem li o livro? Eu tenho vontade, mas sei lá, tenho medo de acabar não gostando :( Mas sua resenha ficou muito bem feita!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  5. Meu professor de Ética e Cidadania vive citando esse filme. Nunca tive o interesse de vê-lo, e acho que nunca terei. Mas muito boa a sua resenha, parabéns! Conseguiu escrever bem sobre algo que, ao meu ver, é uma coisa meio chatinha de se falar.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Confesso eu não entendo muito de ficção científica, mas eu gosto de assistir filmes, que eu me lembro nunca li nenhum livro desse gênero, apenas filmes. Acho que tenho que começa a ler, enfim. Sua resenha ficou muito boa, fiquei interessada em ler esse livro, irei procurar ele pra comprar..
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e não li nada nessa pegada, porém acho que esse livro em especial eu não curtiria, acharia chato, mas só lendo pra saber né?!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir