[RESENHA] A cidade flutuante - Daniel Dias

Publicado por 24.10.14

Autor: Daniel Dias
Editora: Empíreo
Sinopse: Em 'A cidade flutuante', os leitores conhecerão Dominó, uma jovem e famosa bailarina do reino de Urjuwani, a capital do Império. Por força do magnetismo, a cidade consegue flutuar acima das outras cidades, que são exploradas para abastecer a capital de suas principais necessidades.


Ando com problema para ler fantasia, acho que estou com tantas coisas na cabeça que está me faltando atenção e imaginação para compreender mundos novos. Acredito que por este motivo levei mais tempo que o esperado para concluir a leitura deste livro.

Inicialmente o autor nos apresenta um pouco da vida de uma moradora de Urjuwani, mas ela não é uma pessoa qualquer e isso poderá ser conhecido ao decorrer da história, mas vamos manter a ordem dos fatos. Dominó é uma das bailarinas do império, admirada por todos e que apesar de toda a fama que possui consegue ser uma pessoa simples. Em determinados momentos ela aparenta ser ingênua e inocente demais, mas então eu precisei me lembrar que ela vive em um mundo diferente do meu, evitando assim uma implicância que pudesse surgir pela protagonista. 

Sua curiosidade a fazia querer conhecer mais do que sua mãe lhe permitia ver, principalmente os arredores do local onde vivia. Vale a pena ressaltar que a cidade flutuante onde ela mora é bem diferente dos demais povoados que se encontram literalmente abaixo do local onde reside o imperador. Dominó se impressiona ao conhecer a realidade das pessoas que vivem afastadas de Urjuwani, mas tudo nesta vida tem um motivo e é claro que não vou contá-lo.

Apesar de toda a aparente tranquilidade que cercava a cidade flutuante, os moradores de Urjuwani são surpreendidos por um ataque de piratas dos céus, eu particularmente adorei este momento da história. Apesar do problema que eu citei no início, aquele da dificuldade de fazer a imaginação funcionar, eu consegui acompanhar muito bem este momento de ação e imaginar a confusão que aqueles piratas estavam causando. Eu criei tanta simpatia pelos piratas que confesso que fiquei do lado deles e não dos moradores da cidade. Com este ataque Dominó acaba caindo da cidade e acaba atrapalhando os planos de Gatuno, um dos piratas e o meu personagem preferido da história. 

É na adversidade que nos encontramos, que não podemos negar aquilo que somos, mesmo que aquilo que sejamos permaneça sem nome

A história foi muito bem desenvolvida, sem deixar nada em aberto, mas ao mesmo tempo não entregando tudo de mão beijada pro leitor. Poucas coisas me incomodaram, na verdade nem poderia considerar algo que atrapalhasse o envolvimento com o livro, tem mais a ver com a minha implicância literária, eu não consigo me apaixonar por personagens delicados, exceto é claro se a história for um romance, neste caso eu estaria preparada para isto, mas não é o caso deste livro. É uma aventura cheia de revelações, mas com uma protagonista que me parecia boazinha demais, no lugar dela eu já teria xingado muita gente. Acho que foi por isso que eu me vi mais próxima do pirata. Gatuno além de ser meio mentiroso, ainda é engraçado mesmo quando estão todos em risco, simplesmente adorei a construção da personalidade dele.

Indico este livro com certeza e o meu leve problema com a protagonista não deve ser uma barreira para futuros leitores. Vale lembrar que opinião é algo muito pessoal, talvez você simpatize mais com ela e menos com o meu pirata preferido. 



12 comentários

Comentários
12 Comentários
  1. Ahhh :) Vi esse livro no blog do Italo também, e aparentemente ele demonstrou gostar tanto quanto você! Mas eu pessoalmente, não me senti convidado a leitura. Não sei, pode ser a capa q não me agradou muito. Não gosto de capas com pessoas na frente :(

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom>?
    entao ja li a resenha desse livri em algum blog e achei super interessante a historia,um tipo de leitura que me atrai..mais como vc disse o ruim e quando nao fica aquela sensação de surpresa para o final ne?
    mais a historia em si legal e sua resenha bem legal abordou pontos legais da leitura..resenha muito bem feita..
    Bjs
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu amei essa capa, á achei maravilhosa...Eu adoro fantasia, mas confesso que esse livro não me fisgou,kkkkk.
    Mas a sua resenha ficou ótima,destacou bem os pontos positivos da história.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pah, idem. Tenho muito problema com o estilo. Tem que me conquistar nos primeiros capítulos para eu continuar a leitura.
    Mas saber que o livro é bom... mesmo não sendo do seu estilo é muito bom.
    Parabéns pela resenha!!!
    bjs, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, histórias de fantasia assim eu nunca parei pra ler, essa pode ser uma boa pedida! Parabéns pela resenha, foi muito boa c:

    ResponderExcluir
  7. Segunda resenha que leio sobre o livro. Como disse na primeira que li eu não tinha dado muito pelo livro somente olhando a capa, mas depois que li a sinopse meu interesse cresceu. Sua resenha está bem escrita e me deixou curiosa, uma boa pedida esse livro, vou duplicar as chances, já que estava a fim de lê-lo sua opinião só me fez ficar com mais vontade ainda. Obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Vou concordar com você uma protagonista delicada em meio a ataques realmente não combina muito , mas a premissa do livro me deixou bem curiosa com essa cidade flutuante . Adoro livros de fantasia sempre me fascinam desde que prendam atenção do leitor. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Já tinha visto algo a respeito deste livro e me parece bom.
    Depois de sua resenha fiquei um pouco curiosa, mas com um
    pé atras. Mas espero curtir

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Já vi falar bem desse livro em outros blogs, e confesso que não vejo a hora de ler ele kjaskdljasd
    Ótima resenha, parabéns!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Alessandra!

    Estou com Cidade Flutuante para ler e fiquei animada com a sua resenha, mesmo os pontos negativos não me deixaram querer de ler o livro, pois os demais pontos que você citou me deixou interessante, espero gostar. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Alê, tudo bem?

    Já é a segunda resenha que leio de Cidade Flutuante, mas sabe que eu não consegui ainda ter dinheiro para comprá-lo. E confesso que, antes de mais nada, compraria pela capa, que é lindíssima.

    Beijo

    ResponderExcluir