[RESENHA] Alina - Emília Lima

Publicado por 8.10.14

 Autora: Emília Lima
Editora: Sollo
Sinopse: Alina é uma obra de ficção, ambientada na Bahia no final do Séc. XVI e conta a história da família Cirilo, proveniente de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil-colônia. O livro conta a história da vida da família Cirilo e principalmente de Alina Cirilo, personagem principal do livro e do amor dela por Pedro Garcia, um grande amor, mas um amor proibido.


Como a própria sinopse deixa evidente, o livro narrará a história de Alina na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Apesar de se tratar de uma narrativa ambientada em outra época, os diálogos não se parecem com os característicos daquele século. Nada de palavras complicadas ou diferentes, claro que os personagens não fazem o uso de gírias, mas também não há aquele português extremamente cheio de frescuras. Isso facilita bastante para que os novos leitores se sintam a vontade com a leitura.

A forma como a autora conta a história, fez com que eu sentisse como se aquelas pessoas fossem parte da minha família, claro que seriam uns parentes bem distantes, mas a sensação é a de que a minha avó estaria me contando como foi a vida de uma das parentes dela. Acredito que isso se fez possível por causa da narrativa que não explora diálogos, o foco maior gira em torno dos acontecimentos, realmente como se você estivesse ouvindo uma pessoa muito próxima lhe contando algo que passou de geração para geração.

É uma história bonita, com bastante romance e pessoas boas. Ao meu ver os personagens era bons até demais, para a época onde a história se passa, eu não imaginava tanta compreensão por parte dos pais de Alina, assim como eu não esperava que a menina fosse tão a frente de sua época e se envolvesse em situações que as jovens de sua idade tentariam evitar. Isso fez com que eu demorasse um pouco para ser convencida pelos relatos que não combinavam muito com o momento histórico do país, nem com o desenvolvimento social e moral da época.

Não era daquelas jovens que só pensavam em roupas e festas, adorava música e principalmente os livros...

Não consegui me emocionar o suficiente para suspirar, tão pouco o livro conseguiu arrancar uma lágrima sequer dos meus olhos, mas nem por isso deixa de ser um romance bonito e doce, sem me causar uma crise diabética, mas também se deixar meu coração de pedra intacto. Posso dizer que se trata de algo mais simples, leve e sem grandes emoções repentinas, porém que poderá fazer com os leitores ganhem uma ótima distração, principalmente se for menos implicante que eu e se deixar levar pelas palavras da autora, ao invés de procurar sempre mais.



23 comentários

Comentários
23 Comentários
  1. Alê, parece um livro que a narrativa é exposta em um sentido romântico da vida.. aquela coisa ideal.
    Muito bom conhecer um pouco da obra.
    Att, fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Bem confesso que abri o post porque gostei muito da moça da capa, no entanto pela suas palavras, essa é uma leitura que deixarei passar. Mas saiba que tudo ficou muito bem colocado e desejo sucesso tanto para você, como para a autora.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?
    Aqui passou por mudanças né? Está lindão!!!
    Não conhecia o livro e não sou muito chegado a livros históricos.
    Agora então com sua resenha não aprovando muito, vou deixar passar com certeza!
    Beijos,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem interessante.
    Gosto de livros com um quê histórico.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu nunca li um romance de época e por um momento achei que me interessaria por esse, ainda mais por saber que a linguagem é de tão fácil compreensão. Mas durante a resenha a história foi me perdendo e provavelmente vou aguardar por outro boa indicação.

    Bjs

    ~ Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso

    ~ Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha, o livro em si não me interessou muito, mas achei legal que você tenha pontuado os pontos positivos e aqueles que lhe desagradaram, já que em muitos blogs há pessoas que apenas exaltam tudo que lêem. E seu logo é muito lindo! Parabéns :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Ale!!!
    Adoro histórias e romances de época, são tão ricos em detalhes. Um português sem frescuras ajuda muito em histórias assim. Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler. A Capa é linda.
    Parabéns!
    Juh

    ResponderExcluir
  8. Ola Ale a sinopse em si não me chamou muito atenção, e pelo visto a autora não não trouxe muitas emoções ao livro. A capa está muito bonita , porém vou deixar passar a leitura no momento. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Primeira vez que vejo sobre o livro e a capa é tão lindaaaaaaaaa.
    Mesmo com a citação de que o livro não te emocionou eu vol tentar ler, pois a história
    me parece muito legal

    Beijos
    www.amorliterário.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Alessandra!
    Gosto de romances de época, principalmente os divertidos e de narrativa fluída, porém acho fundamental que os costumes da época estejam bem caracterizados nos personagens, caso contrário a história perde o sentido.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  11. Oi Alessandra.
    Eu sou fã de histórias de época, principalmente quando vem com um vocabulário leve.
    Eu não conhecia esse livro, mas a capa me encantou logo de cara, e sabe que nunca li um romance histórico passado no Brasil?!
    Mas pelo que percebi os personagens não foram bem caracterizados conforme a época, isso foge as características dos romances do gênero e não me agrada, porque eu sou assim como você, implicante rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Tenho que falar primeira da capa, que linda! Me apaixonei pela arte, ficou muito bonita. O enredo tem caracteristicas interessantes, somente uma pena que ele não tenha te conquistado. Curti a história, mas acho que não estou no clima para um livro com romance histórico, mesmo assim, gostei de conhecer sua opinião sobre a leitura.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e não sou fã do genero, mas me interessei e ainda passado no Brasil e com essa capa linda pronto já gamei hahaha.
    Se eu tiver a oportunidade vou ler sem exitar
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Gostei da sua resenha e me bateu interesse na história. E fiquei feliz em saber, que utiliza uma linguagem fácil, pois as vezes a falta e interesse dos leitores é por isso.

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Não estou em uma vibe de livro com romances mais históricos. Estou na fase dos Young Adults! rs
    E ainda mais por ler que não te emocionou, não sei se opto por ele tão cedo, mas vou colocar na minha listinha de "talvez" rs

    Bjs
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  16. Oi Leh!
    Flor! Eu sempre desejo que o livro cause o máximo das emoções, apesar que leria só pelo fato de ser um romance histórico e da capa sem magnifica. Parabéns pela resenha sincera e anotei a dica aqui!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi, linda!
    Adorei a sua crítica. Lembro de ter lido sobre o lançamento desse livro e me interessado, porque é difícil encontrar romances escritos por autores nacionais contemporâneos sobre outro período histórico do nosso país. Isso foi o suficiente para me atrair. Mas é uma pena que hajam circunstâncias em que a autora não conseguiu manter a verossimilhança entre a protagonista e o contexto da época. Ao mesmo tempo que isso não tira a qualidade do livro, ao menos reduz um pouco o nosso envolvimento com ele.
    Enfim, adorei sua opinião tão honesta e, ao mesmo tempo, tão querida com a autora e sua obra.
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi flor, a capa é bem bonita, mas infelizmente a sinopse e a história não me chamaram a atenção...quem sabe em uma próxima vez né?
    Mas apesar de não ter chamado a minha atenção, a sua resenha ficou muito boa, você expressou bem sua opinião.


    bjs

    ResponderExcluir
  19. Vi o lançamento do livros, e add ele na minha lista!!!

    romances de época sempre são complicados, difíceis de dosar, pois se add muita linguagem de época dificulta a leitura. Mas está na minha lista.

    =)

    everylittlebook.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Não conhecia o livro e adorei. Sou fã de livros históricos e ler sobre uma trama ambientada no Brasil Colônia deve ser um registro ótimo de nossa formação brasileira. Confesso que apesar de facilitar a leitura, acredito que ficaria mais contextualizado com a época se houvesse expressões de época e termos já extintos mas que faziam parte do vocabulário!

    Eu adorei o enredo e se já anotei na lista de leituras futuras!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Alê,

    Gosto de romances de época e quando a história é leve, romance e uma certa doçura já me conquista. Gostei muito da sua resenha, não me incomoda o fato de não trazer muito do vocabulário da época, penso que ser uma visão daquela época no aqui e agora, detesto ler um livro que a todo momento preciso recorrer ao dicionário ou ao Google. hahaha. Adicionarei estra obra à minha lista de desejos.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oiiii!

    Desde o dia que vi esse livro fiquei atraída pela história, principalmente por ele ser um romance histórico. Contudo, não curti muito a sinopse usada na resenha, a achei 'estranha' e sem muitas informações que atraiam a atenção do leitor para o enredo central. De qualquer modo, ainda continuo interessada pela história. Boa resenha!

    Parabéns pelo seu ótimo trabalho!
    http://www.msbarbaraherdy.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem?
    Bom esse livro me pareceu ser um pouco entediante, posso estar errado, mas a sinopse não me atraiu e a capa não me chamou atenção, eu não o leria no momento, até porque não faz parte de um gênero que que gosto
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir