[RESENHA] O que me disseram as flores - Alane Brito

Publicado por 13.9.14


Autora: Alane Brito
Sinopse: Presa a uma promessa feita por seu pai, Ângela decide desafiá-lo a aceitar que não é vontade dela se casar com alguém que conhecia apenas através de cartas. Deixando-se levar por uma mentira, William viaja até a prometida, acreditando encontrar uma moça tão apaixonada quanto ele. 

Recentemente eu li outro livro desta mesma autora, para quem ainda não viu a resenha é só clicar aqui. Desde então fiquei encantada pela escrita da Alane e quando ela me falou que estava iniciando um Book Tour de "O que me disseram as flores" eu não pensei duas vezes, me inscrevi na hora! Desde o início eu sabia que a temática destes dois livros eram bem diferentes, mas acreditei que toda a minha ansiedade seria muito bem recompensada. Sim, eu confiei muito no trabalho da autora.

O livro tem início num passado um pouco remoto, onde dois grandes amigos decidem fazer uma promessa, seus futuros filhos deveriam se casar para manter a união entre eles. O que nenhum dos dois poderia imaginar é que talvez a noiva, que nem ao menos era nascida na época da promessa, se recusaria a se casar e tentaria fazer a vida de seu noivo um inferno.

Nessa pequena introdução à promessa, admito que não criei expectativas em relação à continuação. Cheguei a pensar que talvez a autora tivesse desenvolvido algo comum, mas a confiança que eu tive nela desde o início não foi desapontada em nenhum momento. A Alane conseguiu construir personagens distintos, e mesmo que fosse evidente o quanto a protagonista faria o possível para ser insuportável, eu não consegui senti raiva dela. Ela desafiava um pouco minha paciência, mas tudo foi escrito na medida certa e eu pude compreender a posição de Ângela, talvez se eu estivesse no lugar dela eu também reagiria de uma forma mais egoísta e teimosa.

Adorei o misto de sentimentos que esse livro me proporcionou. Consegui me apaixonar pelo William, que não se deixou levar pela teimosia de sua noiva. Ele sabia que ela não o queria por perto, mas enquanto tinha forçar tentou conquista-la. Admito que fiquei com inveja a cada flor que ele dava para Ângela, pois cada uma tinha um significado em especial, afinal as flores "falam". Foi lindo, triste e inspirador o sentimento que ele nutria apesar de tudo.

Não posso descrever cada personagem, pois além da resenha ficar longa a história perderá um pouco de sua graça. Ao meu ver, o interessante é conhecer cada característica dos personagens conforme as situações vão ocorrendo, e eu adorei cada característica, até mesmo dos que não faziam parte do grupo dos "mocinhos". Calma, não tem nenhum vilão terrível na história, mas claro que em todo relacionamento tem alguém querendo se meter.

Queria falar muito mais do livro, mas vou soltar spoiler devido a minha paixão por esta obra. Poderia ficar horas falando de cada detalhe que me emocionou, cada gesto de carinho que me encantou e cada teimosia egoísta que me mostrou o quanto humanos eram os protagonistas.

Só não chorei com o final por um motivo, eu estava no trabalho!
Fui obrigada a enviar e-mail para a autora a culpando pelo meu sofrimento, mas agradecendo pelos suspiros que sua narrativa me proporcionou.

16 comentários

Comentários
16 Comentários
  1. o livro deve ser perfeito beijos
    livro-azul.blogspot.com.br
    livroazul-animes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda, Alessandra, como era de se esperar!! Muito obrigada pelos elogios, agradeço pelo seu carinho, por ter cedido seu tão limitado tempo para me dar novamente o prazer de ter um livro meu lido por você! Parabéns pelo blog encantador e por ser a pessoa que é! Que Deus te abençoe sempre e espero que o próximo tenha também a sua avaliação!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, não conhecia o livro, mas achei bem ineteressante!
    Adorei sua resenha, se tiver a oportunidade, vou procurar lê-lo.
    Beijos, Lerissa
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê!! Tudo certinho???
    Me apaixonei pelo nome do livro. <3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3
    Quero muito ler essa obra.
    bjs, Fernanda D.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alessandra, tudo bem?
    Esse não é o tipo de leitura que me agrada, não curto muito romances, então não me atraiu, mas sua resenha está muito legal.
    Parabéns pelo blog.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alessandra! Já ouvi falar deste livro e todo mundo diz que é muito bom! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Esta semana mesmo eu li outra resenha deste livro.
    E ela também citou os mesmo ponto que você e o fato é: estou morrendo de curiosidade, pois
    desde quando conheci este livro eu fiquei muito curiosa.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. A autor manda muito bem,é a segunda resenha desse livro que leio e fiquei mais encantada..tenho Trio que é da mesma autora e uma história linda.Amei a sua resenha, e espero lê-lo logo.

    bjs



    ResponderExcluir
  9. Ola Ale acabei de ler uma resenha desse livro e me encantei porém com uma ressalva e um cinto na mão para dar na noiva do Will que judia dele hein hehe , esse tema e ele presentear com as flores e trer significado é muito lindo. Já correndo para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Eu li recentemente outra resenha desse livro e igualmente a sua, a crítica positiva chama muito a atenção. Parece ser um livro sensível e tocante, capaz de arrancar lágrimas dos leitores. Adorei a resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alessandra-flor!
    Adorei sua resenha. É a segunda resenha que leio sobre este livro e a primeira já havia me feito incluí-lo entre os que desejo ler. Adoro saber que a nossa literatura nacional conta com uma autora assim, que tem uma narrativa tão encantadora. A sua crítica só fez crescer meu desejo de conhecê-la e também me apaixonar pelo William (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Le!

    Nossa, que capa bonita!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada!
    Apesar não gostar muito de romances, de vez em quando é bom ler um pra quebrar aquela rotina de livros policiais e cheios de ação!

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir
  13. KKKKKKKKKKKKKK, livros emotivos. Me lembrou um pouco A Culpa é das Estrelas. Só não chorei pq fui reprimido por amigos KKKKKKKKKKKKKK, mas é uma história linda, e provavelmente faria um cisco ficar no meu olho D:

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Alê,

    Este livro me lembrou o livro A Linguagem das Flores de Vanessa Diffenbaugh, amo flores e foi uma delícia lê-lo, então vou conferir O que me disseram as flores até para eu verificar se é mesmo parecido com o da Vanessa. Gostei da premissa da Alana e a sua resenha é um convite à leitura.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Alessandra,
    Esse livro tem recebido muitas críticas positivas e a história dele eu achei muito legal. e o que mais gostei foi da persistência de William em não desistir de Ângela e usar as flores para isso. (fiz isso uma vez.. e infelizmente não deu certo heheheh).
    bjs

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei louca para ler sobre as técnicas de sedução do William,quem não quer um homem apaixonado que não desiste da gente mesmo quando somos chatas e intransigentes??? Eu querooooooo

    Amei a resenha e mais um livro entra para a minha enorme lista de desejados.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir