[RESENHA] Toda família tem seus segredos - Monica McInerney

Publicado por 1.8.14


Autora: Monica McInerney
Editora: Fundamento
Sinopse: Comovente, verdadeira, irresistível e bem-humorada, esta é a história de três irmãs que aprendem que os laços sanguíneos são mais forte que qualquer coisa. Afinal, irmãos são irmãos para sempre. Ou não? Quando crianças, as irmãs Anna, Bett e Carrie eram inseparáveis. Mas depois que o noivo de Bett a trocou por uma das irmãs, a relação entre elas ficou insuportável e cada uma seguiu seu caminho. Agora, Lola, a avó, está determinada a reunir a família novamente.

Como demonstrar as inúmeras emoções que senti ao ler esta história incrível de uma família que poderia ser a minha? Se por acaso a resenha acabar meio confusa, me desculpem, pois é resultado do entusiasmo pós leitura.

As "irmãs alfabeto" sempre foram muito próximas, com brigas comuns em qualquer relação de irmãos, mas também com muito companheirismo. As três meninas foram famosas por um período de suas vidas, passaram parte da infância e da adolescência fazendo shows e desenvolvendo conflitos por não serem crianças "normais", mas o que elas não imaginavam é que ao se tornarem adultas uma briga boba ira separá-las por alguns anos.

Me diverti muito com a Lola, a SUPER BISA da Ellen e avó das "alfabeto". Uma senhora muito gente boa, preocupada com a separação das netas, mas sempre com um ótimo humor e um sarcasmo hilariante. Se todos tivessem uma avó como a Lola, acho que as pessoas seriam mais felizes no mundo. Me peguei rindo em diversos momentos devido à intromissão da boa velha e de seu jeito alegre em todos os momentos.

Num momento você está chorando porque acha que eu morri, no minuto seguinte está me dando uma bronca. E ainda falam de amigos para as horas boas.

A cada cara feia de alguém, lá estava a Lola para falar algo engraçado ou fazer com que vissem a realidade sem dramas. Cada irmã possuí uma característica diferente, personalidades opostas, o que dificultou um pouco o trabalho da avó em reaproxima-las, então nada mais justo que colocar as três birrentas na montagem e execução de um musical surpresa. Em nenhum momento me incomodei com qualquer personagem que fosse, apesar do mau humor de alguns, ainda assim gostei da participação deles no desenrolar da trama.

Preciso deixar claro que este livro mexeu com minhas emoções de uma forma que eu não imaginava que seria possível. Eu estava esperando apenas mais uma história engraçadinha de problemas familiares, mas a autora conseguiu ir mais além. Ela me apresentou personagens cativantes, uma história que além de divertida deixou alguma marca, algo que levarei comigo por muito tempo. Fui surpreendida com o virar de páginas, em um determinado momento minhas risadas deram lugar a algumas lágrimas. Apesar de não se tratar de uma história dramática ou pesada, alguns fatores me deixaram comovida e acredito que seria impossível que isto não acontecesse. Acredite, se você der uma chance para que esta família lhe "conte" sua história, provavelmente irá se envolver da forma com a qual me vi envolvida, então será inevitável controlar o misto de alegria e tristeza que as quase 440 páginas transmitem.

Minha lista de favoritos do ano acaba de crescer!

1 comentários

Comentários
1 Comentários
  1. "Toda família tem seus segredos" deve ser um livro lindo.
    Pela sua resenha pude sentir a bela relação entre estas três irmãs - um relacionamento desse entre irmãos está cada vez mais raro atualmente :/
    Adorei a resenha e vou ler este livro sem pensar suas vezes.

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir