[RESENHA] Mulheres que não sabem chorar - Lilian Farias

Publicado por 8.8.14


Autora: Lilian Farias

Sinopse: Mulheres Que Não Sabem Chorar conta a história de duas pessoas que se reconhecem como mulheres e que se amam em toda a sua plenitude. Desse amor renascem sentimentos que outrora fora reprimidos: dores; curas e anseios sobre o próprio amar e ser amada. Duas mulheres que precisam quebrar o pior e mais severo dos preconceitos: aquele que habita em nossas entranhas! Mais que uma relação homoafetiva, Mulheres que não sabem chorar nasceu dos meus 40 dias no deserto, durante todas as privações e isolamentos sociais. O deserto me ensinou a recolher e emanar as minhas ancestrais para me dar vida própria e encarar o mundo, depois soprei nas palavras da vida, que pulsava nas minhas veias, a força de Ísis.
Eu estava muito ansiosa para ler este livro, pois a temática abordada nele seria nova para mim. Admito que criei expectativas enormes em relação à obra e acho que isto causou um certo desapontamento, não com o tema em si, mas como o desenrolar de alguns fatos que eu acredito que poderiam ter sido mais explorados.

Olga e Marisa são duas mulheres adultas, com seus filhos criados e moram próximas uma da outra. Ambas são solteiras e aparentemente se odeiam, é uma relação ao estilo gato e rato. Uma persegue a outra e se ofendem, ou seja, uma típica relação conturbada entre vizinhos.

Cada qual possui suas particularidades. A história de vida de cada uma me deixou empolgada e a autora conseguiu explorar muito bem fatos históricos, como o tratamento que era dado aos homossexuais em manicômios ou as características duras e fechadas das famílias de antigamente. Gostei de conhecer os fatos que envolveram as vidas das duas senhoras em sua época de juventude, foi fundamental para compreender o desenrolar da história.

O que me decepcionou um pouco foi o romance entre as duas, achei que faltou uma química entre elas. O envolvimento das duas, para mim, soou como algo superficial, sem sentimentos e eu esperava algo mais bonito e menos carnal. Não que isto seja um problema para a construção e desenvolvimento do livro, mas como eu criei a expectativa em torno de um romance, acabei desanimando um pouco. O envolvimento de Marisa e Olga ultrapassa qualquer barreira de preconceito e as duas começam a se reconhecer e a se descobrirem juntas. 

Sem dúvida alguma é uma obra bem fundamentada. A autora construiu algo muito real e convincente que coloca o leitor próximo à vida de mulheres que aprenderam a ser fortes, que precisaram se levantar diante das dificuldades e do machismo da sociedade. É um livro de leitura fácil e rápida que pode ser lido em poucas horas, já que em nenhum momento ele se torna repetitivo, cansativo ou exagerado.

21 comentários

Comentários
21 Comentários
  1. É bom ler histórias que são bem fundamentadas, pois mostra melhor o cenário da história. Parece uma história interessante.
    Bjs!

    http://paginasefrases.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez que vi o livro não tive tanta vontade de ler, mas com o passar do tempo me foram aparecendo coisas sobre ele e estou morrendo de vontade de ler. Espero não me decepcionar por criar expectativas D:
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alessandra!

    Vi te retibuir e agradecer pela visita ao LO. A temática do livro parece bastante forte e intensa, dá vontade de conhecer um pouco melhor. Essa questão de criar expectativas que não se concretizam também acontece comigo quando espero muito de um livro antes de lê-lo.

    Grande Abraço!

    Visitem: http://legereoculis.blogspot.com.br/
    Curtam: https://www.facebook.com/legereoculis

    ResponderExcluir
  4. Olá, te encontrei no Mural dos Livros e já estou te seguindo. Ótima dica. Se desejar, passa lá no meu blog para fazer uma visita e participar do sorteio do livro A História da Máfia. Luz e paz
    http://educareeduc.blogspot.com.br/2014/08/a-historia-da-mafia-sorteio-do-livro.html

    ResponderExcluir
  5. Também achei a temática bem interessante, principalmente essa abordagem de como a homossexualidade era tratada no passado (e ainda hoje em alguns lugares). Só não gostei da capa, achei que a escolha da editora não condiz com a sinopse nem com o que você descreveu na resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ola lindona o tema é bem interessante mesmo, confesso que ainda não li nada do gênero, uma pena que o romance não convenceu , mas como ponto forte personagens bem trabalhados, Darei um crédito a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Eu gostei bastante desse livro, achei a história muito bonita e triste ao mesmo tempo. Dá mesmo para ler em poucas horas, a única coisa que me incomodou foram os erros gráficos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu nunca tinha parado para ler alguma sinopse do livro, mas ele parece ser realmente interessante. Ele já está na minha listinha.

    http://www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro. Na anterior a pessoa disse que achou tudo bem balanceado e que o romance foi bem explorado. Gostei de ver que você enxergou o livro de uma maneira diferente, mas acho que como você disse, isso se deve ao fato de você ter criado tantas expectativas, não sei =/ A temática por si só e bem interessante, e por abordar fatos históricos já ganhou mais pontinhos, hehe.

    Mil beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei muito da sua resenha.
    Que bom que a história é bem fundamentada. Mas o tema não me agradou. Não costumo ler livro desse gênero. A história não me comove.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Realmente quando vamos com muita sede ao pote, podemos nos decepcionar.
    Quando li o livro fui sem expectativa e com a mente bem aberta e confesso que adorei a escrita da autora e o desenvolvimento que ela deu para a história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá^^
    Achei a capa do livro meio estranha, e sinceramente a história não me interessou muito
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Esse livro não me interessou muito, essa é a segunda resenha que vejo, e nenhuma foi muito positiva. Acho que também me decepcionaria com a forma como o relacionamento foi abordado.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee, tudo bem?

    Confesso que o livro não me chama a atenção Você não é a primeira que comenta a respeito da quimica entre o casal protagonista. Como não tenho visto resenhas muito motivadoras, deixo para depois a leitura =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Conheço a Lilian e vi o quanto o livro dela chamou a atenção dos leitores, mesmo sendo uma obra bem estruturada e até mesmo bem próximo a realidade, não faz meu estilo de leitura, então esse eu deixo passar.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Bem entendo o seu desapontamento, afinal, com a proposta do livro e todo o chamariz, eu também pensei que o romance seria daqueles que lhe emocionaria, o que dá para notar que é que a relação ficou mais na atração carnal. Enfim, é um livro que tenho curiosidade em ler um dia, mais por conta do tema, agora sei que não devo ir com sede ao pote quando ler esse livro.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Olá;
    Fiquei curiosa com a história, embora no começo de sua resenha eu nem tenha me empolgado muito. A temática é interessante e nos dias de hoje é importante incluir esse gênero em nossas leituras, eu nunca li nada específico assim, sobre um romance entre duas mulheres maduras.
    Assim que possível vou procurar pelo livro físico e ler. Obrigada pela dica.
    Beijos
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2015/01/resenha-outlander-libelula-no-ambar.html

    ResponderExcluir
  18. Oiee,
    Diferente o enredo encontrado no livro, acho válido para a época que estamos.
    Confesso que criei expectativa como você mesma mencionou, mas acho que infelizmente não será uma leitura que eu fará por enquanto.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Já ouvi falar do livro mas ainda não li nada da autora. Li apenas mais uma resenha sobre ela e a pessoa não gostou muito da forma como o romance foi abordado, achou que também faltou aquela química e você teve a mesma opinião! Não está na lista das minhas próximas leituras, quem sabe mais pra frente!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá! Eu li essa obra! Gostei muito, ela tem uma parte social muito intensa e também é bem estruturada e escrita! Gostei mesmo, o romance em si, não achei que fosse o grande foco principal, não romanticamente sabe, mas o que tem por traz dele! Gostei da resenha! Bju

    ResponderExcluir
  21. Oi Ale!

    Gosto de livros com temas homo!
    Não é um mundo que nós conhecemos e por isso mesmo nos causa curiosidade!!
    Pena que suas expectativas não foram atendidas.

    Acredito que a autora recebera a critica com carinho e caso haja um novo livro com o tema ela se atente mais ao detalhe do romance.

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir