[RESENHA] Desnamorados

Publicado por 13.8.14

 

Editora: Empíreo
Sinopse: Desnamorados é um livro colaborativo que buscou olhar para o amor de uma perspectiva diferente, menos clichê e mais autêntica. Para isso, o livro juntou diversos contos, crônicas e poesias de muitos autores, ilustrados por artes de diversas pessoas. A ideia do projeto foi espaço para o maior número de histórias possível, para que todas as contradições e semelhanças do amor fossem retratadas.  

Tenho um certo receio em ler antologias, nada contra os autores, que por sinal precisam ser muito bons para conseguir passar sua "mensagem" em poucas páginas. O problema é comigo mesmo, eu sempre fico com medo de histórias mal acabadas ou que me deixem querendo uma continuação que obviamente não existe. Então foi um desafio ler Desnamorados. Deixei toda minha implicância e medo de lado e resolvi me deixar levar pelas visão do amor de diversos autores.

Andamos, sim, mas não o suficiente para evitarmos as trombadas. E eu, que era de pontos, hoje sou de vírgulas.

Os olhos de Acir e Pilar se encontraram porque eles eram os únicos com celular sem bateria 

A única regra que o autor deveria seguir era em relação ao nome dos personagens, então mesmo com narrativa diferente cada história retratava o amor de Pilar e Acir, em suas diversas formas. Acredito que isso me ajudou a não precisar me despedir dos personagens a cada conto ou poesia nova. Não tenho como me aprofundar na descrição de cada conto, pois vou acabar contando mais do que deveria, mas posso garantir que cada um possui um charme especial.

O trabalho gráfico da obra me deixou encantada. Além da capa que aparentemente é simples, mas de uma riqueza impecável, ao virar de páginas o leitor irá se deparar com lindas ilustrações que deram um toque a mais no livro. A editora não focou somente nas palavras, mas pelo visto também pretende ganhar o leitor pelas imagens que foram perfeitamente introduzidas no decorrer da leitura.















É um livro bonito, bem escrito e organizado. O leitor não irá derramar lágrimas, nem ficar enjoado com tanta doçura, pois os autores souberam construir contos sem exagero ou fantasias a respeito do amor. Prepare-se para algo bem próximo a realidade cotidiana de qualquer um.

5 comentários

Comentários
5 Comentários
  1. Olha... Não sei se eu leria, mas achei a ideia legal e o título ótimo!!
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra!
    Também tenho o mesmo receio que você em relação a antologias, mas é sempre bom ler algo diferente.
    Obrigada pela dica!
    Ps. Seu blog está lindoo ^^
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola Alessandra gostei do tema do livro se fala de amor bem próximo a realidade deve ser interessante, sei que em muitos momentos queremos nossos contos de fadas , mas é sempre bom voltar a realidade. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  4. Adoreei sua resenha! Também não gosto muito de antologias, é sempre um sacrifício ler, mas no meu caso é porque gosto de ler uma história extensa, não pedaços de uma, o que acaba se tornando o conto. Realmentei amei o fato de ter imagens, dá sempre uma acalmada na leitura, acho que todos os livros deviam ter isso! E se não tem drama ou melação demais, deve ser bom mesmo haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de Divergente, vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, adorei a resenha! Não sei se conseguiria ler, para ser sincera! HAHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir