[RESENHA - FILME] Uma aventura Lego

Publicado por 15.7.14

Ainda estou um pouco em dúvida se este filme foi feito para crianças vibrarem com os bonequinhos ou para adultos pensarem um pouco a respeito das comparações com a sociedade atual. Estou meio em cima do muro, pois a animação conseguiu despertar tanto meu lado mais infantil quanto meu lado mais crítico.  Eu fui uma criança que brincou com o lego dos primos, tudo bem que eu não conseguia construir nada digno do dinheiro que minha tia gastava com os blocos, mas eu me divertia com aqueles bonecos que tinham a mesma forma.

O protagonista, Emmet, é um sujeito comum e quando digo isso quero me referir ao fato de ele, a princípio, não ter nada de especial que possa diferencia-lo dos demais habitantes da cidade. Pode-se dizer que ele vivia seguindo um manual de instruções, com uma vida pacata, para não dizer sem graça, sendo influenciado pela mídia e ouvindo uma musiquinha irritante e achando que era o máximo. Já começou a entender a ligação do filme com a realidade?

Não podemos esquecer que a animação também é para crianças, então imagine que este ser comum nada mais é que o escolhido por uma grande profecia que salvará toda a humanidade. A proposta é bem simples, ele toma posse da peça de resistência para destruir o poder do Senhor Negócios que pretende manter tudo em seu devido lugar, colando cada pecinha onde deveria estar. Eu me diverti com a simplicidade do grande mal que o vilão iria causar, qualquer criança ou adulto entenderia de uma forma diferente. O que para uma criança seria impedi-la de brincar com algo que está colado, para o adulto pode ser ligado ao fato dos "grandes vilões" da vida real sempre tentarem manter a ordem através do que eles consideram certo.

Um filme que merece ser visto em uma tarde junto com a família. Garanto que até os mais sérios irão se divertir com esta história, afinal se o Batman, Gandalf e Dumbledore estão nela é claro que não pode ser ruim. Prepare-se para uma aventura totalmente composta por peças de Lego, desde os personagens, cenários até os efeitos especiais. Gostei da ideia que tiveram de manter as peças até mesmo na hora que deveriam aparecer nuvens de fumaça, ondas no mar, etc. 

Sabe aqueles "mundos" que a Lego quer que você monte a partir das peças que vem no conjunto? Neste filme deixam claro que o que importa é a criatividade, é misturar esses mundos. Não é preciso seguir o manual de instruções e se manter fechado ao que alguém lhe disse que deveria ser feito com aqueles blocos, muitas histórias legais podem ser construídas se você não deixar seu bonequinho pirata longe do bonequinho operário, junta todo mundo e faça a festa. Crie, inove, pense diferente, não siga padrões que não lhe fazem bem. Insista na defesa de suas ideias. Livre-se da cola!

6 comentários

Comentários
6 Comentários
  1. Eu estava um pouco com um pé atras com esse filme... Mas agora fiquei super curiosa para ver... beijos

    http://balacaramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. WOW! Não imaginava que o filme tinha todo esse potencial, para mim era apenas mais um filme para a criançada. Vou assistir com meus sobrinhos. <3

    É um dos clássico que eu PRECISO ler! Eu vi o filme e achei genial. O livro deve ser ainda superior, afinal, recebeu um Nobel, e isso já diz muito sobre a obra. Ótima resenha.

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    eu quero assistir o filme, mas acho que vai demorar um pouco para conseguir.
    Adorei a resenha dele.
    parece ser bem fofo

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não tive Legos quando criança. Mas adorava meu jogo de montar (era com pecinhas de encaixar). Tenho curiosidade de ver o filme.

    Adorei o blog. É lindo!
    Estou seguindo.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu tenho várias dessas figuras e com certeza vou ver o filme, adoro eles :)
    O seu blog é muito legal e já estou te seguindo.
    Te convido a vir conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Meu filho estava assistindo esse filme um dia desses e eu não parei para ver com ele. Agora estou arrependida disso.
    Dá para analisar a sociedade com ele de um modo meio comparativo? Nussa, já gostei!
    Eu brinquei muito com Lego e por mim até hoje teria coleção, mas o danado é caroooo!! ahauahua

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir