[RESENHA] Esquizo - Maurício C. Garcia

Publicado por 8.7.14


Autor: Maurício C. Garcia 
Sinopse: Uma grande cidade do Sul do Brasil. Um homem chega numa delegacia. Enrolado em uma toalha encharcada de sangue, não sabe de onde veio ou quem ele é. Uma equipe de investigadores, liderada por um experiente comissário e uma psiquiatra, embarca em uma extraordinária jornada em busca de respostas, e o que encontram são fragmentos de uma vida em um labirinto de delírios.


O leitor conhecerá um pouco da história de um homem com lapsos de memória e com múltiplas personalidades. O que agora pode ser apenas uma criança inofensiva em questão de segundos pode se tornar em um adulto perverso e capaz das maiores atrocidades. A forma como tais distúrbios foram apresentados me deixou maravilhada, ficou evidente o conhecimento do autor em relação a esquizofrenia, ele provavelmente fez uma ótima e intensa pesquisa, sobre tais pessoas, para compor seu protagonista com perfeição. Estou com sérios problemas para escrever minha opinião a respeito desta obra devido ao fato de ter sido surpreendida, tanto pela narrativa fluida quanto pelos detalhes impecáveis. Ainda me vejo relembrando as personalidades distintas do protagonista.

A lucidez de nossos pensamentos é ditada pela realidade, e esta, por sua vez, é a representação daquilo que nosso cérebro diz ser real. Sendo assim, a realidade para uma pessoa pode ser diferente de outra. Para nossos pacientes, a realidade pode mudar de um momento para outro. Para eles a realidade é ilusória.


Fui facilmente convencida pela história. Não houve momento algum no qual eu imaginasse que o autor estivesse falando alguma bobagem para preencher espaço. Os acontecimentos se encaixavaram sem deixar nenhuma ponta solta, sem me fazer duvidar dos fatos ou questionar qualquer passagem. As revelações finais me deixaram empolgada e prestes a bater palmas pro autor, pois ou fui meio desligada ou ele me enganou o tempo todo e não me deixou desvendar os mistérios.

A parte gráfica do livro também merece elogios. A princípio eu não esperava que imagens em 3D fossem fazer alguma diferença, mas preciso confessar que deram um charme especial à obra, assim como os demais detalhes da diagramação que, para mim, demonstram um cuidado especial à obra.

Acredito que para quem ainda não teve contato algum com esquizofrênicos, o livro será um prato cheio para apresentar este mundo particular. "Esquizos " não são loucos e conseguem ter uma vida normal, desde que devidamente acompanhados ou medicados. Bem como irá agradar aos amantes de histórias policiais, com mistérios a serem desvendados e personagens ricamente desenvolvidos.

3 comentários

Comentários
3 Comentários
  1. Nossa, parece legal. Gosto de livros que trabalham bem o psicológico das pessoas, mas confesso que sou meio conservadora quando se trata de romance policial e prefiro apostar na Agatha Christie, apenas. Até porque não é um gênero que eu leia muito.
    Mas nunca tinha ouvido falar desse livro! Tá vendendo online, ou só com o autor?

    Beijos,
    Bianca.

    www.blogsomaisum.blogspot.com.bt

    ResponderExcluir
  2. Alê,
    adoro passar o tempo lendo histórias de personagens com personalidade complexa ou que tenham alguma doença psíquica. Me faz muito pensar em eu como pessoa humana. Adorei a resenha e a indicação.
    bjs, Fernanda D.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessandra tudo bem? Uau não conhecia o livro, mas amei saber que o autor é BR e fala sobre um assunto que não domino. É um prato cheio para conhecimento, espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Amei seu blog, obrigada pela visita lá no Estante! Estou seguindo aqui. Volte sempre por lá sera super bem vinda sempre.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir