[RESENHA] Calêndula - Bruno Pacheco

Publicado por 23.7.14

Autor: Bruno Pacheco
Sinopse: Quando um velho resolve atender ao pedido de sua amiga, ele trás a tona uma história tão envolvente quanto polêmica: em sua juventude, quando era um rapaz problemático, em uma viagem de verão, acaba conhecendo uma garota e se envolvendo em um amor puro e magnífico que o transforma e muda o seu modo de encarar a vida. 

Dois jovens que se conhecem durante as férias e se apaixonam. Sei que você já viu isso em outros livros e filmes, mas acredite, o relacionamento e as superações que envolvem os dois adolescente não possuem nada de clichê. Ignore o fato deles serem jovens, pois não haverá aquela melação excessiva, nem aquelas crises de identidade que ameaçam os relacionamentos comuns dos livros.

O livro é narrado pelo protagonista, que já se encontra idoso e decide contar a história do seu grande amor. A princípio, admito, estava achando que o "negócio" não ia render, estava tudo se encaminhando para que o livro fosse apenas mais um romance entre tantos outros que já li, mas o autor usou um elemento surpresa que ainda me deixa pasma, pois em momento algum eu havia imaginado que seria introduzido à história.

Bianca, ou Calêndula como é popularmente conhecida na cidade, desperta os mais puros sentimentos em Guilherme. Algo que até então nenhum dos dois havia sentido ou imaginado que seria possível, porém Calêndula tem um grande segredo que apenas o seu grande amor não sabe. Não vou revelar o mistério, pois perderá toda a graça para os novos leitores e quero que todos sintam-se surpreendidos como eu, mas preciso deixar claro que este segredo irá além de "animar" a leitura como será o fato principal para o desenrolar dos acontecimentos.

Queria poder falar mais sobre a obra, mas sinto que qualquer informação extra que eu der vai acabar revelando algo importante e isso pode quebrar um pouco o encanto. Posso pelo menos adiantar que tenho certeza de que você não leu muitos livros como este. A obra foi muito bem escrita, de forma que as poucas páginas consigam transmitir tudo que seja necessário ao leitor. Com certeza é um livro para ser lido em um dia, pois além de curto, a narrativa segue em um ritmo envolvente e nem nota-se o tempo passar.

6 comentários

Comentários
6 Comentários
  1. Esse livro parece interessante, mas eu estou com receio. Muitas pessoas falam "Esse livro não é como os outros..." e quando você vai ler ele é igual aos outros, às vezes até pior. Não sei se irei dar uma chance para ele... provavelmente não.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla eu entendo o teu receio. Eu mesma já perdi a conta de quantas resenhas positivas eu já li de livros que pra mim foram chatos. Como opinião eh algo muito particular o que é bom pra um pode não ser para o outro! Porém eu teimo em arriscar kkkk
      Dos livros que eu já li, este foi diferente por não ser tratar de um romance meloso, nem exagerado, além de apresentar descobertas que ainda não li nos romances comuns. Mas pode ser que tu já tenha lido outros livros que possam ser parecidos com ele.

      Excluir
  2. Obrigado pelo carinho com que sempre nos trata em suas resenhas.
    Quer dizer que o elemento surpresa te pegou de jeito, hein?
    Valeu a pena então!
    Abraços Sollo

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandra tudo bem? Uau adorei a resenha simples mas objetiva conseguindo apontar tudo com muito esclarecimento. Agora estou aqui morrendo de vontade de saber que segredo é este!!! Ahhhh

    Quero agora ter a oportunidade de ler o livro ^^

    Ahh encontrei seu blog através da Delmara do Blog Sou Bibliófila e amei, estou seguindo, se quiser conhecer o meu cantinho também super bem vinda.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. como não ficar curiosa após essa resenha? parece ser um ótimo livro, com certeza irei ler!
    Beijoos; Giih
    cafe-com-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Alessandra!!

    Gostei da sua resenha, confesso que gosto de clichés, mas adoro quando nos pegam de surpresa, parabéns pela resenha ;)

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir