[RESENHA] Água para elefantes - Sara Gruen

Publicado por 25.5.14

Autora: Sara Gruen

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Através da visão de um velho de 90 ou 93 anos (uma coisa ou outra), rabugento, mas ao mesmo tempo divertido, conheci a história de Jacob quando jovem e todas as aventuras pelas quais ele passou após a morte de seus pais. Abandonando uma faculdade conceituada, onde se tornaria veterinário como seu pai, se vê sem destino e acaba se tornando membro de um circo.

Há menos de um mês eu estava prestes a me formar e começar uma carreira ao lado de meu pai. Agora estou a um passo de virar um mendigo.

A narrativa é intercalada por lembranças da época que Jacob conheceu o mundo do circo, junto com suas alegrias e complicações, e pela atual situação do idoso Jacob em uma casa para repouso, esquecido pela família. Gostei bastante da forma como os fatos foram apresentados e com esta mudança de "tempo" ficou muito interessante perceber o que o protagonista estava pensando, e que mesmo após muitos anos tais sentimentos ainda o envolviam.

Não posso dizer que me emocionei com o romance, muito menos que ele seja água com açúcar. O que o casal precisou suportar e fazer para ficarem juntos, e para se manterem vivos, foi demais e incrivelmente apresentado pela autora, mas me senti mais presa ao Jacob idoso e solitário do que ao jovem. Demorei para me sentir envolvida pela história, acho que não era o momento certo para esta leitura, mas preciso deixar claro que não fui decepcionada em nenhum momento, apenas não amei tanto quanto uma boa parte das pessoas amou.

Foi uma boa leitura, agradável e mais divertida do que emocionante. O diálogo dos personagens e até mesmo os pensamentos de Jacob, que em alguns momentos eram um tanto quanto irônicos, me prenderam até o final. Ah e o que falar do final além de que ele teve a 'cara' do personagem?

Meu Deus. Não só estou desempregado e sem teto, como tenho uma mulher grávida, uma cachorra enlutada, uma elefanta e 11 cavalos para cuidar.

4 comentários

Comentários
4 Comentários
  1. Oi Alessandra :)

    Já li Água para Elefantes e devo dizer que ele me marcou bastante. Concordo com vários pontos de sua resenha, não tem como não gostar desse livro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ooi :D
    Esse livro é muito bom, devorei ele em poucos dias. Gostei bastante da resenha.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Alê, esse livro entrou na minha lista de favoritos quando li ano passado. Não tem como não gostar desse livro, como você disse. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse livro há um tempão aqui e ainda não li, mas também não assisti o filme. Tenho tantos livros na frente :/

    http://www.tudoquemotiva.com

    ResponderExcluir