[RESENHA] O homem do castelo alto - Philip K. Dick

Publicado por 23.4.14

Autor: Philip K.Dick

Sinopse: Neste romance perturbador e surpreendente, publicado originalmente em 1962 e vencedor do Prêmio Hugo, Philip K. Dick apresenta um cenário sombrio: a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Nazistas. O mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão. Os negros são escravos. Os judeus se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados.É nesse contexto assustador que se desenvolvem os dramas de vários personagens, cujas vidas acabam entrelaçadas pelos ditames do I Ching, o milenar oráculo chinês, e que se descobrem envolvidos em situações além de seu controle. Considerado por muitos o melhor trabalho de Philip K. Dick, O Homem do Castelo Alto apresenta uma versão alternativa da história, revelando um olhar crítico e filosófico sob a condição humana.


Gosto bastante de livros que retratem fatos históricos, então me deparei com esta obra que retrata uma ficção com toques de realidade. Você já imaginou como seria sua vida se a Alemanha tivesse vencido a guerra? O autor deste livro pensou, e mais que isto ele conseguiu descrever como teria sido para diversas pessoas, sejam judeus, americanos, ou até mesmo os japoneses.

Uma obra ricamente elaborada, com detalhes políticos importantes para o desenrolar da história, mas confesso que esperava um pouco mais, talvez eu estivesse aguardando alguma movimentação por parte dos "perdedores", ou então algum tipo de sofrimento maior vindo deles, mas não foi bem isto que vi neste livro. Até certo ponto as pessoas pareciam convencidas de suas atuais funções na sociedade, e com isto incluo os judeus que trocaram de sobrenome para não serem mais perseguidos e americanos que se deixam de lado sua cultura para valorizar a dos dominadores. Era de se imaginar que o autor se focaria na vida de cada personagem, mas senti falta de um pouco de ação. Claro que isto não pode ser considerado como um ponto fraco do livro, já que o autor não o escreveu pensando em mim, uma pessoa que tem uma certa preguiça para assuntos políticos e que é apaixonada por ação.

Sem dúvida nenhuma, os apaixonados por história terão um olhar mais crítico. Este livro é um prato cheio para os que se interessam por fatos históricos e que em algum momento se perguntaram como as coisas poderiam ter sido se o desfecho fosse outro.

A relação entre os personagens me surpreendeu, visto que em um mundo governado por alemães e japoneses, muitas pessoas precisavam esconder sua real personalidade e ainda assim interagiam com os demais como se não houvesse problema algum. As pessoas sabiam que não tinham como fugir da realidade que lhes fora imposta, aquela velha frase "manda quem pode, obedece quem tem juízo", passando até mesmo a se habituarem a utilizar o I Ching (um oráculo) para encontrar as respostas que tanto buscavam. As descrições da realidade foram tão bem criadas, que se eu não soubesse qual é a verdade, teria me convencido que os alemães estão no poder.

Infelizmente não acho que seja uma leitura para qualquer pessoa, mesmo não se tratando de uma narrativa complicada, acredito que não seja o estilo que fará com que todos vejam um significado especial no livro, ou que o coloquem na lista de melhores do ano. Vale a pena ser lido, mas os que não tiverem muito interesse pelos fatos históricos, talvez não se apaixonem por ele. É um livro surpreendente, que me deixou com vontade de voltar no tempo e prestar mais atenção no que o meu professor de história falava.


3 comentários

Comentários
3 Comentários
  1. Já tinha ouvido falar desse livro e estou bem interessada em ler!
    Principalmente porque eu moro na Alemanha e acabo vendo no dia a dia muitas coisas que os alemães ainda carregam dessa época em suas personalidades...
    Quero muito ler o mais breve possível!

    Tem post novo no blog!
    Dá uma olhadinha lá =)

    http://www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Espero que goste! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muito nesse autor mais nunca tinha ouvido falar desse livro!
    Quero muito ler dele Fluam Minhas Lágrimas, Disse o Policial porque esse título é incrível e depois dessa sua resenha fiquei ainda mais curiosa pra ler algo do autor.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha . Eu nunca tinha ouvido falar nesse autor .
    E tbm nunca ouvi falar nesse livro , mais parece ser ótimo!
    Parabens pelo seu blog flor!
    Bjs

    ResponderExcluir