[RESENHA] Respira, inspira e não pira - Lica Fiori

Publicado por 30.3.14

Autora: Lica Fiori
Sinopse: Laryssa era apaixonada por Matheus ha 3 anos. E, se toda loucura por amor vale a pena, um perfil falso no Facebook os aproximou. Mas o que era para ter sido a noite mais mágica da vida dela se transforma num mistério: se Matheus não foi a festa, quem ela beijou? Uma história teen cheia de amor, amizade e confusões.

Para quem ainda não sabe, Lica Fiori é um pseudônimo da autora Liana Cupini, que já ganhou todo meu amor com o Chic Lit "Antes tarde que mais tarde" e a pouco tempo lançou uma obra mais teen.

O novo livro da autora traz uma temática mais leve e juvenil, mas que nem por isso se torna boba ou infantil, longe disso. Quem nunca se apaixonou pelo garoto bonitinho da escola e ficou toda tímida sem saber como reagir quando o garoto estava por perto? Então se você já passou por isso, irá se divertir bastante com a história da Laryssa e rir ao se lembrar das confusões que você também se meteu.

Em uma era tecnológica, onde as redes sociais estão tomando conta da vida diária dos adolescentes, Laryssa encontra um meio de controlar sua timidez e conseguir conversar com o garoto por quem está apaixonada, o que ela não esperava é que com a criação de um perfil falso, com a foto de outra menina bonita, alguns desencontros acabariam acontecendo.

Como a própria sinopse relata, a protagonista não contava com a possibilidade da sua grande paixão não ir ao seu encontro na festa a fantasia, muito menos que o tão esperado beijo viria de um completo estranho por engano. Ao descobrir o grande engano, começa uma "investigação" para descobrir quem era o garoto, mas a história não para por aí, já que a Lary começa a se sentir confusa. Sua grande paixão aparenta estar interessada num fake, e quem está interessado nela é o estranho... Acho já deu para imaginar como ficou a cabeça dela tentando decidir o melhor a ser feito ou para onde correr.

O Matheus era como o Narciso da mitologia grega. Preocupado com ele mesmo e seu mundo, distante da minha realidade. E eu era como a Eco, aquela ninfa que falava demais e ficava perseguindo o coitado, mas nunca teve a menor chance.

Me vi rindo em alguns momentos, mais por ter me identificado com a história, do que por uma "comédia" em si. Ficou impossível ver as expectativas da jovem protagonista irem por água abaixo e não lembrar das inúmeras vezes em que me vi em situação parecida. E as briguinhas com as amigas, por ciúmes bobo? Apesar de já ter passado da adolescência há um certo tempo, consegui lembrar facilmente esta fase da minha vida, onde tudo parecia dar errado e na verdade eu que não via o caminho certo.

A descrição da personalidade de cada personagem me fez vibrar, já que em uma escola se encontram jovens de todos estilos e gostos. E não vou mentir, meus olhos brilharam quando "conheci" a adolescente apaixonada por livros, acho que nem preciso explicar o motivo, né?

Se aparecesse na escola um garoto de óculos quebrados com uma marca de raio na cabeça, ou um ruivo fofo, talvez ela olhasse. É difícil escolher entre o Rony e o Harry, concordo. Mas, tirando isso, a Rafa não aparenta ter nenhum interesse pelo gênero masculino que não esteja nos livros.

Nada de dramalhões adolescentes, choradeiras por dor de cotovelo, ou personagens irritantes. Com uma narrativa rápida, sem enrolação, a autora construiu uma história simples, mas muito divertida, me deixando com um desejo de ler mais um pouco deste mundinho mais jovem.



3 comentários

Comentários
3 Comentários
  1. Olá!
    Eu amei o título do livro, gosto de histórias teen, mas pra ser sincera, não conhecia a autora nem o pseudônimo dela rs.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Nossa, que divertido. Adoro esse estilo de leitura.
    Não conhecia a autora e nunca havia ouvido falar do livro, mas agora estou mega curiosa quanto a leitura.
    Amei a resenha.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou junto com Mariana Teixeira e a Barbara Sá.
    Bjs

    ResponderExcluir