[RESENHA] Preciosa - Saphire

Publicado por 23.3.14

Autor: Saphire
Sinopse: A adolescente do Harlem Clareece Precious Jones é obesa, analfabeta e está grávida pela segunda vez de seu pai. Vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da mãe. Seu encontro com uma professora batalhadora a apresentará a um mundo novo, onde poderá expressar seus sentimentos e recuperar sua voz e dignidade.

Preciosa, como gosta de ser chamada, é uma jovem que mesmo tendo apenas 16 anos já apanhou muito da vida. Desde muito nova sofre abusos em casa e precisa lidar com os olhares das pessoas na rua, pois ela não se encaixa no padrão de beleza estabelecido pela sociedade, e ainda por cima está grávida pela segunda vez de seu próprio pai.

Apesar de todos os abusos sofridos ela não se deixou abalar e afirma constantemente seu desprezo pelas drogas. Muitos que estivessem na situação dela talvez não soubessem encarar a vida de uma forma tão forte e determinada. Devido aos seus problemas no aprendizado e a sua realidade familiar ela é encaminhada para uma escola especial, onde finalmente após muitos anos ela vai ter a possibilidade de aprender a ler e escrever.

A história é narrada pela própria protagonista, dando uma visão muito clara e realista ao leitor. Todas as dores que ela sentia são facilmente expostas, bem como seus traumas são ricamente descritos. Então caso você não esteja pronto para conhecer a realidade de uma criança que é brutalmente abusada sexualmente pelo próprio pai, não leia este livro em hipótese alguma. Utilizando-se de um linguajar chulo a jovem não poupa palavras para descrever o que se passa em sua cabeça e em seu corpo.

Lembre-se que como a história é "escrita" pela protagonista e ela é analfabeta, é lógica a existência de erros ortográficos, de concordância, etc. Leia o livro tendo em mente que você entrará na vida da Preciosa e para isso precisa saber respeitar a dificuldade que ela tem para escrever.

Um livro curto, porém pesado, mas que aos poucos vai lhe colocando numa posição de torcedor, que vai se sensibilizar pelos dramas enfrentados por ela desde criança, e vibrará com cada degrau que ela conseguir subir. Ficou difícil concluir a leitura sem me deixar levar pelo peso do mesmo, impossível conhecer a Preciosa e não levar comigo a história de vida dela como uma prova de que a vida lhe derruba, mas que é você que precisa querer levantar.
Não tô feliz em ser HIV positiva. Não entendo por que umas pessoas têm boa escola, boa mãe e bom pai e umas não têm.

Este livro foi adaptado para os cinemas e consegue ser tão impactante quanto sua forma escrita, claro que com alguns detalhes a menos. Caso você se sinta preparado para a leitura, aproveite e se programe para assistir o filme, mas por favor, não sonhe com um final feliz estilo filme da Disney.
 
  • Confira o trailer

10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. Eu assiste esse filme, mas não sei se consigo ler o livro.
    Como você disse... É bem pesado.
    Mas é uma história que merece ser vista.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É um livro que trás uma carga muito grande, o filme é bem interessante, gostei bastante do livro mas esperava mais, bem mais, porém, vale a pena todos lerem, sério.
    Muito boa sua resenha.

    Beeeijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/caixinha-de-correio-8.html
    Comente ;)

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar do filme, mas não sabia que era uma adaptação. Não sei se leria no momento, por ser um livro de temática pesada. :(


    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, me emocionei só com o trailer e com a resenha, imagina lendo o livro e vendo o filme!
    Mas me interessei!!!
    Muito legal, é bom mudar um pouco a leitura e conhecer outras realidades
    Beijos

    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie! Eu não sabia que existia livro so o filme! Bom saber!
    Bjs, me segue? se ja segue igonora e comenta por favor nesse post ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/03/zumbis.html

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não fazia ideia de que existia um livro dessa história. Já ouvi falar do filme, mas eu prefiro evitar histórias pesadas...

    Indiquei o blog para uma TAG sobre seriados, confira aqui: http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/2014/03/tag-series.html

    (:

    ResponderExcluir
  7. Um grupo da minha escola apresentou um trabalho sobre esse filme. Ele é muito forte, apesar de ser uma ótima história, não penso em assistir. Não sabia do livro *o*
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Vi o filme e com certeza ele é marcante e inesquecível. Não sei se conseguiria ler o livro, mas parabéns pela leitura e resenha, Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Só pela sinopse eu já choro, agora imagina ler a sua resenha e ver o trailer do filme, que aliás eu não vi na época que foi lançado exatamente por isso, sabia que me emocionaria demais. Não tenho intenção de ler por mais que saiba que a leitura me faria refletir sobre vários assuntos, não sei se teria estomago pra isso.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  10. Adoreiiiii o blog e as resenhas são tudo de bom!! fulanadoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir