[RESENHA] Desventuras em Série: Mau começo - Lemony Snicket

Publicado por 16.3.14

Autor: Lemony Snicket
Sinopse: "Mau começo" é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: 'Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere'.

Eu estava de olhs nos livros desta série há algum tempo, mas como o preço não era nada agradável, acabei adiando a leitura até descobrir que na biblioteca da universidade eles tinham a coleção completa. Quando cheguei da aula comecei a ler, e para minha surpresa, conclui a leitura em aproximadamente uma hora.

Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três jovem Baudelaire.

Neste primeiro livro o autor nos apresenta sem rodeios os protagonistas, os órfãos Baudelaire, com suas características distintas, mas com um destino terrível em comum, afinal, você já conseguiu imaginar como teria sido sua infância se após sair para dar um passeio com seus irmãos, seus pais que ficaram em casa morressem em um incêndio? Já era de se esperar um livro com personagens sofridos, mas o autor não exagerou em nenhum momento nos sentimentos ruins que pairavam a vida das crianças. São visíveis as dificuldades pelas quais eles passam, mas por se tratar uma "história para crianças" não teve aquele drama cansativo, que faz com que o leitor chore de pena dos pobres órfãos, nada disso, a crianças dão uma "tapa na cara" das pessoas choronas e mostram que juntos eles podem se virar sozinhos.

Me apaixonei pela Baudelaire mais nova, a bebê Sunny não é nada doce, nada daquela fofura que bebês costumam ser ou parecer, pelo contrário, ela tem uma personalidade tão forte e formada como seus irmãos mais velhos.

Há muitos tipos de livros no mundo, o que faz sentido, porque há muitos e muitos tipos de pessoas, e os gostos são diferentes. Por exemplo, pessoas que detestam histórias em que acontecem coisas horríveis a criancinhas deveriam fechar este livro imediatamente.

Preciso deixar claro que apesar de ser um livro para jovens, eu me encantei pelo fato de não ser tão infantil ao ponto de me deixar diabética com o nível de doçura, já que o autor deixou claro que nem todos tem uma vida fácil, e essas dificuldades podem acontecer com qualquer um, independente da idade ou até mesmo da situação financeira. O autor conseguiu que eu tivesse um desprezo enorme pelo terrível Olaf, algo que não aconteceu quando assisti ao filme. Acho que por não ver a cara "palhaça" do Jim Carrey enquanto lia a construção do personagem, ficou impossível "simpatizar" com qualquer coisa dita ou feita pelo vilão.

É um livro curto, com uma narrativa rápida, sem rodeios ou detalhes exagerados e cansativos, mas por favor, não inicie a leitura com cara feia por se sentir maduro demais para conhecer a história dos irmãos Baudelaire, envolva-se com a história das crianças e esqueça sua idade. 

6 comentários

Comentários
6 Comentários
  1. Nossa! Como você leu rápido!!!
    Eu sou doida para ler também, mas como você disse, o preço é bem salgadinho rs.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra!
    Eu lembro dessa série, acho que chegou até a ter desenho ou filme! Eu adorei os livros, li tem muito tempo, mas nem lembrava da história, ler a sua resenha me deixou com saudades!!! :)

    Beijos

    http://novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler os livros, porque sou muito fã do filme! Alguns dizem que é diferente, mas espero que seja igualmente incrível. É bom saber que ele não é tão infantil, e os personagens são complexos. Gosto disso.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super curiosa sobre o livro depois de ler a sinopse e sua resenha...vou colocá-lo na minha lista mais pra frente.
    Abraços
    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho todos os livros dessa série à minha disposição, mas ainda não pude ler por conta de equívocos da rotina...
    Agora quero mais que tudo lê-los :'(

    Luiz.
    www.cafecomletras.tk

    ResponderExcluir
  6. Adoreiiiiiiiiiiiii sua resenha muito bom, quero muito ler essa série ta na lista que eu tenho. Hehehe.

    http://lerparaesclarecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir