[RESENHA] Eu sou Alice - Melanie Benjamin

Publicado por 6.2.14


 
Autor: Melanie Benjamin
Sinopse: Todos conhecem a pequena Alice que um dia caiu na toca de um coelho e entrou no mundo das maravilhas. Mas quem foi Alice Liddell, a menina que aos 7 anos inspirou Lewis Carroll a criar a história que encanta gerações até hoje? Misturando realidade e ficção, Eu sou Alice conta como surgiu um dos maiores clássicos da literatura e a lenda por trás da personagem principal. Uma história que vai tocar o coração de todos com sua beleza. Entre neste País das Maravilhas.

Quem aqui nunca ouviu falar na famosa história de "Alice no país das maravilhas"? Se tornou impossível não conhecer o coelho branco e seu relógio, muito menos ignorar a presença irreverente do chapeleiro maluco. Pois bem, e você também sabe que esta Alice realmente existiu? 

Neste livro a história é contada do ponto de vista da própria protagonista da história fantástica, incluindo imagens reais da jovem. O leitor pode conhecer de perto a convivência da criança (na época) com o grande autor da obra que já foi traduzida para diversos idiomas, bem como o relacionamento destes com a família de Alice. Admito que fiquei com um certo receio de ter minha infância arrasada. E se essa Alice fosse uma maluca, desequilibrada? E se o Lewis Carroll fosse um drogado que via coelhos falantes? (Ok, agora fui um pouco longe). 

Com uma narrativa rápida e envolvente, a autora nos faz ver de perto todos os principais acontecimentos da vida da protagonista. Desde o início achei que a atitude do Charles Dodgson (professor de matemática, que se utilizava do pseudônimo  Lewis Carroll) era um tanto quanto estranha para os padrões da época. Um professor de universidade que gostava de passar suas horas vagas tirando fotos de crianças? Desculpe, mas isso fez com que eu construisse uma desconfiança sobre a verdade por trás de tanta "bondade".

A Alice real tem muito da personalidade da Alice da fantasia, seus questionamentos constantes, sua curiosidade e a posição firme para defender suas opiniões. Enquanto eu lia os relatos da juventude da protagonista eu conseguia facilmente imaginá-la entrando por uma toca atrás de um coelho.

Este livro me perturbou demais. Como nele são mesclados fatos reais com um toque de ficção, eu não consegui criar uma barreira entre ambos e acabei, de certa forma, acreditando em tudo que estava escrito. Ao final do livro a autora escreveu: "É preciso lembrar que este é um livro de ficção e não uma biografia. Não alterei os fatos conhecidos da vida de Alice...". Não posso ficar contando as passagens que mais me impressionaram, mas nunca mais entrarei no País das Maravilhas como antes.
Se você gosta de conhecer a história real por trás de algo que já leu, com certeza irá adorar este livro, pois ele lhe dará uma boa base sobre os personagens reais que acabaram se tornando membros de uma fantasia que divertiram a infância de muita gente, mas caso você não esteja pronto para abandonar a criança de 7 anos que saia correndo atrás de um coelho, afaste-se deste livro agora.

2 comentários

Comentários
2 Comentários
  1. Oiee...
    Estou super curiosa para ler esse livro...
    Amei a resenha !!!!

    Beijos da Di *-*

    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  2. Há muuuito tempo vi esse livro na livraria, já até tinha me esquecido dele, mas fiquei muito interessada. Obrigada por me lembrar da existência dele! hahaha Marcado no Skoob pra não esquecer mais.

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir