[RESENHA] Cartas para um pai - Janaina Rico

Publicado por 27.2.14


Autor(a): Janaina Rico
Sinopse: Juliana achou que suas férias em João Pessoa renderiam apenas fotos e boas lembranças, mas não foi assim que as coisas se desenrolaram. Uma gravidez inesperada alterou toda a sua vida e, para se comunicar com o pai do bebê, as cartas foram a melhor escolha. Um livro emocionante e envolvente, sobre amores e a formação de uma nova vida.

Este foi o primeiro livro da Janaina que eu li. Já fazia um certo tempo que eu estava alimentando minhas expectativas em relação às obras da autora e após concluir a leitura deste livro fui surpreendida. Ficou impossível ler cada página sem me envolver com os sentimentos da protagonista.

Juliana é uma jovem normal, prestes a iniciar o último semestre da faculdade, em um emprego mais ou menos, independente e com uma vontade enorme de aproveitar a vida, assim decide fazer uma viagem sozinha antes de começar a loucura da monografia.

Aproveitando ao máximo seus dias ela encontra Anderson, com quem tem um intenso relacionamento de verão. Regado com muito álcool, drogas, sexo e muita diversão. Foram 30 dias incríveis, que com certeza serão lembrados pelos dois com muita alegria, mas o que Juliana não esperava era que jamais poderia esquecer o que havia vivido em suas férias.

Ao voltar para casa, para sua rotina habitual, a jovem descobre que está grávida e a partir daí começa realmente a história da protagonista, toda a luxuria vivida por ela e Anderson perde o foco e o pequeno Alien passa ocupar todos seus dias, pensamentos, desejos, etc.

Oi, pequeno alien. Eu sou sua mãe.

A forma como a autora mostrou, em forma de cartas, os sentimentos de uma mãe solteira que não estava planejando ou se preparando para ter um filho foi surpreendente. Eu já esperava algo que me envolvesse, mas não imaginava que seria tanto, nem que eu passaria a sentir as mesmas dúvidas que a protagonista. Acredito que assim como ela, no dia que eu tiver um filho, o google vai ser meu eterno aliado.

Não existe a mais remota possibilidade do meu filho se chamar "Anderson Júnior". Raciocine comido, fiquei verde quase três meses, o meu peito quadriplicou o tamanho - e tenho sérias dúvidas se um dia ele vai voltar a ser bonito, minha barriga se transformou em uma coisa completamente esquisita e pareço uma cobra que comeu uma melancia. Se alguém deveria ser homenageada seria eu, e não você.

Foi divertido conhecer os pensamentos de uma jovem mãe, nada de drama sofredor. Juliana é uma jovem decidida que foi obrigada a se tornar responsável,e que por causa dos hormônios as vezes sofre um pouco, mas em nenhum momento me fez sentir pena dela, mas me deixou com vontade de ser solidária e segurar seu cabelo enquanto vomita (coisa de amiga haha).

Acompanhar a evolução da gestação da Juliana me agradou bastante, assim como poder notar todas as mudanças que aquele pequeno alien estava prestes a causar em sua vida. Todas as empolgações da mãe de primeira viagem que às vezes davam espaço para as inseguranças de não saber o que fazer, foi tão real e ao mesmo tempo tão mágico, sem frescura, sem exagero, mas sem perder o humor, me fizeram pensar em como vai ser quando eu tiver um filho.

A autora está de parabéns, conseguiu me inserir na história ao ponto de eu querer saber o que aconteceu após o final do livro...


5 comentários

Comentários
5 Comentários
  1. Oiee...
    Esse livro parece ser maravilhoso, estou super curiosa e pretendo ler ele o mais rápido possível :D

    Beijos da Di
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Só pelo nome já me bate uma vontade de ler hahah. Vou acrescentar nos meus desejados.

    Bjs, Yo.
    oparaisodoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie linda, tudo bem?
    Primeiramente tenho que dizer que gostei bastante da sua resenha, porque até então eu n tinha lido nada sobre essa obra e fiquei bastante interessada, principalmente porque conta a história de uma jovem que fica grávida e depois tem que se virar para encarar a vida. Todos sabem que carregar uma gravidez inesperada é complicado, ainda mais quando fica sem o pai.
    Achei a história bem interessante e gostaria de descobrir com uma pessoa se sente em relação a esses acontecimentos. Ia dizer problema, mas n eh esse o caso.
    Mas enfim...Parabens pela sua resenha e também pela sua explicação sobre o livro, porque me deixou interessada em ler =]

    Se cuida minha querida e depois passa no meu cantinho
    para você ver minhas leituras do mêse os meus DESTAQUES
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    bjokas

    ResponderExcluir
  4. Quero ler. Quis ler mais ainda pela parte da vontade de segurar os cabelos da Juliana enquanto ela vomita rs

    Bjos
    www.projeto23.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas depois da sua resenha fiquei curiosa, parece ser uma tranquila, apesar do tema...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir