[RESENHA]Jardim de inverno - Kristin Hannah

Publicado por 4.12.13

  
Autor: Kristin Hannah
Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são.

O inverno me encanta e foi isso que me fez sentir vontade de ler este livro, apenas isto, já que eu não tinha lido a sinopse ainda, para ser bem sincera só li ela agora, enquanto fazia o post. No início achei que a narrativa estava boa, mas temia que se tornasse algo chato e a autora enrolaria por muitas páginas com uma história chata, mas com o desenrolar dos fatos fui surpreendida, de forma muito positiva.

A autora soube apresentar muito bem as fragilidades das personagens, bem como sua força para manter tudo em ordem. No início senti uma certa repulsa pela mãe da família, afinal que tipo de mãe ignora suas filhas e as afastam dela sem nenhum sentimento de falta? Mas para tudo há uma explicação, e neste caso a explicação é de arrancar lágrimas.

-Nós, mulheres, fazemos escolhas por outros, não por nós mesmas, e, quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça.

Durante a infância de suas filhas, Anya soube criar uma barreira muito forte entre elas, fazendo com que suas meninas se apegassem ao pai e desejassem distância da mãe. Os anos se passaram, as meninas cresceram e seguiram suas vidas, porém com a morte do pai tão amado por elas, e com promessa feita no leito de morte, elas se sentem obrigadas e conviver com a mãe e então começa realmente a história.

Através de um conto de fadas contado pela mãe é possível captar desde o início que há algo de errado na história que ela narra, há um fundo de verdade e os personagens parecem muito reais. Aos poucos a autora nos coloca dentro da vida de Vera, a mocinha do conto que não tem nada de lindo e brilhante, nada de fadas, mas em troca há miséria, fome e guerra.

Ainda não tinha lido uma história cujo "vilão" tenha sido Stalin e que se passasse na URSS, o que me deixou ainda mais maravilhada com a história. Fatos reais mesclados com ficção fizeram com que eu me envolvesse facilmente com a narrativa e não conseguisse largar o livro. Cada página me deixava mais presa à história, ansiando pelo término, não por não ter mais paciência, mas para saber se tudo terminaria bem. 

É claro que eu não vou contar o final e estou me segurando muito para não fazer isso, foi brilhante e emocionante. Não sou do tipo que sai chorando por aí lendo livros, mas não vou negar que em alguns momento senti aquele nó na garganta.

O drama é lindo, isso pode ter parecido estranho, mas é a mais pura verdade. Mesmo com todo o sofrimento, tem momentos incríveis onde eu não consegui controlar o sorriso e o suspiro. A história foi muito bem criada, fazendo com que houvesse um misto de sentimentos por parte do leitor, e todos estes apareceram na hora certa e sem exageros.

- Perder o amor é algo terrível - Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se se afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade?

Encerro a resenha com um desejo... Preciso ler mais livros da Kristin Hannah!

5 comentários

Comentários
5 Comentários
  1. Oie :)

    Nossa eu estou morrendo de vontade de ler esse livro. A capa, a sinopse, o enrendo e tudo nele me atrai, principalmente você falando do final brilhante hehehe. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Esse livro já está na minha lista a algum tempo... mas agora com a sua resenha estou louca para ler!!!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da temática do livro. A capa já me encantou, amo inverno, amo neve! *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro parado na estante... Confesso que não me interessei muito por ele, mas isso foi antes de ler essa resenha. Gente que aflição! Assim que tiver oportunidade com certeza vou pegar pra ler.

    controlleuniversal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Essa autora é conhecida por estórias assim, mais elaboradas e com dramas reais. Tenho esse livro, só que ainda não deu tempo de ler, ta na fila. Ainda bem que você não contou o final, isso atiçou mais a curiosidade. kkkkkk
    Espero que de 2014 não passe.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir