[RESENHA + SORTEIO] A grande rainha - Sérgio de Paulo

Publicado por 15.12.13

Autor: Sérgio de Paulo
Sinopse: No planeta de Micropella reside uma menina simples e humilde, Aara, que foi aclamada como a Grande Rainha de Brenor, graças ao seu espírito puro. Era o ano de 1074 quando Mitrax, o principal líder dos anjos, decide se apoderar dos cristais de diferentes poderes espalhados entre os reinos. Ele envia os seus exércitos na captura desses objetos, liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela maga degenerada Meissa. Para enfrentá-los, Aara conta com a amizade do mago Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae, e de seu escudeiro, o hilário Gdu. Neste primeiro livro da série A saga de Mitrax, que se situa na Era dos Grandes Reis e Rainhas, monstros, magos imortais são alguns dos grandes desafios. E a personalidade complexa dos elfos, ondinas, salamandras, entre outros, é explorada a fundo, afirmando-se como uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica.

Um livro nacional, onde já no início o autor deixa o leitor curioso pelo que vai vir, já que ele comenta que se inspirou em outras sagas para construir sua história, tais como Harry Potter, O Senhor do Anéis, entre outras que fazem sucesso entre os leitores. Nem preciso dizer que só esta apresentação já me deixou com uma expectativa enorme, se isso foi bom ou não, você saberá ao decorrer da resenha.

Primeiro acho que devo elogiar o autor por sua criatividade, pois mesmo com as inspirações citadas acima, ele conseguiu criar algo novo e diferente do que já é conhecido no mundo literário. Em nenhum momento me senti lendo uma cópia, claro que fui notando as referências que ele utilizou, mas nada que me fizesse acreditar já ter visto aquela história antes.

Os personagens foram muito bem criados, com personalidades distintas e marcantes que se tornam importantes para o desenrolar da história. Admito que me incomodei um pouco com os rituais de iniciação da Grande Rainha, senti uma aflição pelo que a coitada tinha que passar, teve até um momento em que eu imaginei que se fosse um filme as pessoas mais delicadas (para não dizer frescas) fechariam os olhos. 

No instante em que o peso de seu corpo foi projetado sobre os pregos, uma torrente abundante de sangue jorrou das mãos da rainha e a espada de Alionor, à medida que a terra se encharcava, afundava ainda mais no chão. A dor da dilaceração de suas mãos era tamanha que ela ficou completamente sem ar.

Elegi meu personagem preferido logo no começo da trama. O rei dos gnomos, Gdu é aquele tipo de personagem cativante, que é valente, mas ao mesmo tempo doce e atrapalhado, que mesmo incomodando as pessoas com suas histórias sem fundamento, ainda assim não se torna odiado por ninguém. E para a minha felicidade ser completa, o autor conseguiu mantê-lo dentro de suas crenças e características sem se tornar chato e cansativo.

A grande rainha me surpreendeu, visto que a coitada tem apenas dezesseis anos e já tem que carregar consigo o peso de ter que salvar a humanidade, mas como ela não era nenhuma bobinha e teve que aprender a se virar desde cedo, fica fácil imaginar que ela não sairia correndo quando fosse revelado seu papel na salvação do povo. Mas ainda assim não posso negar que imaginei que em alguns momentos ela deveria ter ido embora e curtir a juventude, que pela lógica não seria muito longa, já que as trevas reinariam sobre o mundo se ela não lutasse.

Me atrapalhei um pouco com a explicação que o autor criou sobre os sonhos, e o que é ou não real. Não me convenceu a ideia de que se eu penso que algo não existe ele simplesmente não vai existir ou então irá enfraquecer. Talvez seja alguma deficiência minha, vale lembra que não sou nenhum exemplo de concentração, neste caso não estou levando isso em consideração para compor minha "nota" a respeito do livro. 

Uma história com dragão, serpente, bruxa sem olhos, magos, varinha, reis, forças do mal, grandes reis, anjos do mal, batalhas e tudo que possa agradar à amantes de uma literatura fantástica. Tudo na dosagem certa e pronto para surpreender.

Vale ressaltar que este é apenas o primeiro livro da Saga Mitrax, então acredito que muitas batalhas e magias virão pela frente. E isso me incomoda, não por eu não querer ler tal continuação, mas porque eu não tenho paciência para esperar pelo lançamento dos próximos. Quero saber o final logo!



Quer ganhar um exemplar do livro A Grande Rainha - A saga de Mitrax? Então participe do sorteio. A única regra é ter endereço de entrega no Brasil.

a Rafflecopter giveaway

23 comentários

Comentários
23 Comentários
  1. To participando. É preciso seguir em tudo o mais que pede ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ^^
      Só a primeira entrada é obrigatória, as outras lhe darão chances extras :D

      Excluir
  2. Olá!
    Achei bem interessante a história do livro, principalmente por ser nacional.
    A capa também tá bem bacana e já corri para participar da promoção.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Premissa muito interessante! Participando do sorteio!

    ResponderExcluir
  4. Oie :)
    Adorei a resenha ♥
    Estou com muita vontade de ler esse livro.Achei a estória interessante e diferente, sem contar que é nacional e como os livros nacionais estão cada vez nos surpreendendo mais, eu quero muito ler.
    Estou participando *-----------*
    beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A premissa é interessante, a capa é linda, mas não sei se o livro faz meu estilo.
    Sem contar que é uma série, estou cansada delas...
    Mas boa sorte pra quem vai partcipar da promo!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi linda!
    Primeiro eu gostaria de agradecer de coração o seu comentário em meu blog. E quanto a resenha, achei um máximo a ideia do autor, mas não faz o meu gênero favorito. Queria saber que nota você deu ao livro, me deixou curiosa rsrs. Parabéns pela resenha, você escreve muito bem!

    Beijo, Joyce.
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sinopse desse livro, parece ser legal essa leitura. Participando do sorteio.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoro jeitinho que você escreve suas resenhas! Eu acho essa capa muito bonita, mas no momento a lisinho de leitura ta beeeeeeeeeeem gigante (nem te conto pra você não ficar com dó) Rs.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um certo receio por este livro fazer parte de uma série. Acho que ainda não foi lançada a continuação, né?
    Mas você falou tão bem da obra que vou arriscar a sorte por aqui :D

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do livro e simplesmente não consigo entender o preconceito em relação a autores nacionais, por isso apoio totalmente o incentivo a literatura brasileira que o blog faz.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a Just, não consigo entender esse preconceito todo. Por aqui já vi você falar tão bem de alguns livros nacionais, que parece estranho saber que tem gente que faz cara feia sem nem ao menos ler.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a sua resenha, fiquei com muita vontade de ler este livro.
    Então com toda certeza vou participar do sorteio e torcer muito :D

    ResponderExcluir
  13. Quero muitooooooooo.

    ResponderExcluir
  14. Me desanima um pouco saber que é uma série, mas parece valer a pena a espera pela continuação!

    ResponderExcluir
  15. Me interessei bastante pelo livro, parece ser muito bem escrito e empolgante!

    ResponderExcluir
  16. Uma menina como protagonista e que é responsável por tudo. ADOREI a ideia de 'dar' força para as mulheres.

    ResponderExcluir
  17. Capa linda, sinopse interessante e resenha encantadora.
    Fiquei bastante curiosa para saber sobre a iniciação da rainha, mesmo achando que deve ser cruel.

    ResponderExcluir
  18. ótimo sorteio,participando e torcendo para ganhar :D

    ResponderExcluir
  19. Estou muito curiosa para ler esse livro, Tenho ele na minha estante e acho a capa linda! Espero não me complicar muito com o sonho e realidade.
    Pretendo ler logo!

    ResponderExcluir
  20. Bem legal a resenha! Participando do sorteio :)

    ResponderExcluir