[RESENHA] Marina - Carlos Ruiz Zafón

Publicado por 26.12.13

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Sinopse: Na Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940. Numa tentativa inútil de escapar da própria memória, Oscar abandona sua cidade. Acreditava que, colocando-se a uma distância segura, as vozes do passado se calariam. Quinze anos mais tarde, ele regressa à cidade para exorcizar seus fantasmas e enfrentar suas lembranças - a macabra aventura que marcou sua juventude, o terror e a loucura que cercaram a história de amor.

Sempre li comentários positivos sobre o Zafón, e os que não eram tão animados ainda assim me faziam ter um curiosidade enorme sobre a escrita deste autor, então já me desculpo caso eu pareça uma fã histérica, mas tudo se deve às várias expectativas superadas. Vou tentar não resumir a história, pois sei que acabarei liberando vários spoilers.

A história é narrada por Óscar, e isso me fez conhecer os fatos através do ponto de vista do jovem e em nenhum momento senti a necessidade de uma narrativa diferente, dita por outra pessoa, pois todos os detalhes necessários foram ricamente descritos pelo menino. O jovem que vive num internato, sem grandes amigos ou qualquer sinal de presença de sua família biológica, procura distração em passeios pela cidade, e em uma dessas idas e vindas ele acaba conhecendo Marina, e juntos eles acabam descobrindo lugares e pessoas dos quais eles deveriam manter distância.

A ligação entre Marina e Óscar me pareceu tão bonita, não estou me referindo ao romance, mas ao carinho e cumplicidade que ambos tinham, foi uma aproximação sem interesse ou segundas intenções. A amizade dos dois é de dar inveja em muita gente. Mesmo nos momentos mais tensos e assustadores, eles continuavam juntos sem desistir.

- O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma - disse, apontando para si mesmo - Apodrece.

Eu não sabia ao certo o que esperar deste livro, se veria um romance bonito ou um suspense de tirar o fôlego e posso afirmar sem dúvida nenhuma que o autor conseguiu mesclar muito bem os dois. Os momentos de suspense conseguiram me deixar presa às páginas, ansiosa pelo desfecho e torcendo para que no final tudo desse certo. Os detalhes apresentados por Óscar me fizeram imaginar quão assustadora aquelas situações deveriam estar sendo para os dois. Senti medo pelo que aconteceria a eles enquanto tentavam desvendar o mistério que girava em torno de um cemitério e tudo que por sequência apresentou ter alguma ligação àquele local. Porém, sem criar uma pausa longa ao suspense, Zafón conseguiu mostrar também a parte bonita que havia naquela narrativa, o romance que estava tendo início de forma lenta e despercebida entre os dois jovens.

Dei um passo para dentro da escuridão. A voz repetiu meu nome. Era uma voz como nunca tinha ouvido antes. Uma voz quebrada, cruel e sangrenta de maldade, uma voz de pesadelo. Estava paralisado naquele corredor de sombras, incapaz de mover um músculo. De repente, a porta do quarto se abriu com uma força brutal.

Se não bastasse o suspense que me deixou presa e o romance que me fez abrir um sorriso, ainda é possível se emocionar. Exatamente, o autor não ficou contente em me assustar e me fazer suspirar, também conseguiu me deixar triste pelos personagens.

Não vou me estender mais, pois sinto spoilers vindo por aí, mas com toda certeza este foi o melhor livro que li este ano, e só posso dizer que quero muitos outros livros deste autor.

5 comentários

Comentários
5 Comentários
  1. "Marina" é realmente um ótimo livro. O li também este ano e adorei. =)
    Fiz uma resenha em meu blog também, se quiser dê uma passada por lá.

    Beijos. ;*

    http://viajandocomnideck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei essa capa belíssima, mas confesso que nunca me interessei em ler. Culpa sua, mais um para a lista! hunf!

    ResponderExcluir
  3. Também ouvi comentários muito bons sobre o autor, e depois desta resenha tão animada estou começando a pensar que preciso ler algo do Zafón.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessada nesse livro, vou pesquisar mais sobre ele.

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka- http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Alessandra eu também nunca li nada do Zafón, + espero que em 2014 eu leia algo dele, afinal as resenhas que leio por ai são quase sempre positivas, + como falei não gosto de meta, então não vou me propor a nada assim a leituta flui melhor!
    Bjs

    http://www.paraisoempapel.com/
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir