[RESENHA + SORTEIO] A lenda do lago dourado - Edson Vanzella

Publicado por 18.11.13

Autor: Edson Vanzella Pereira
Sinopse: Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.

Recebi este livro como cortesia da Editora Dracaena, como parte do projeto de divulgação da obra. Logo que soube do mesmo fiquei ansiosa pela leitura, já que desde o início eu havia adorado e capa e pela sinopse ficava claro que a história tinha tudo para me surpreender. O grande problema de se criar expectativas é que nem sempre elas são excedidas e em algumas vezes nem alcançadas.

David não é nenhum exemplo de pontualidade, como a maioria dos adolescentes, mas graças a um 'poder' que lhe foi dado durante sua infância ele se torna um jovem gênio, sendo sondado pelo governo americano para integrar o grupo de 'Super inteligentes', mas nem tudo são flores, já que ao vir ao Rio de Janeiro ele é atingido por uma bala perdida, resultante de uma briga entre policiais e bandidos. Confesso que fiz cara feia neste momento, por que o gênio americano precisava estar no Brasil para ser baleado?
Interrompemos a programação normal para uma notícia de última hora: o novo gênio da nação, o garoto David Baltimore, que estava em missão no Brasil, foi atingido na cabeça por uma bala perdida durante um tiroteio entre a polícia e traficantes da favela... Este não é um acontecimento incomum neste país...

Mas bola pra frente. Com o irmão mais velho hospitalizado e quase morto, Max vai até o local onde se encontra o famoso lago dourado. Há uma lenda que fala sobre uma estranha luz que sai do seu interior e encanta as pessoas, porém para Max esta história para enrolar crianças se torna real e assim como seu irmão ele acaba ganhando uma inteligência de dar inveja, além de ser convocado pelas forças da luz para lutar contra a escuridão.


- Se é de geração em geração, quer dizer que todos os meus irmãos também têm a força?
- A força é um mistério; pode ser que sim e pode ser que não, mas te digo: poucos são os escolhidos. Você é um e precisa saber que um enviado da Luz torna-se objeto de obsessão de um Enviado Negro, que faz de tudo para destruí-lo. Por isso, nunca se destaque em nada do que faça, até ter certeza de que o Agente Negro foi derrotado.

Infelizmente a história não conseguiu me envolver. Acredito que a o autor poderia ter aproveitado melhor toda a magia e mistério que girava em torno das forças da luz. De repente  me vi conhecendo um jovem de 15 anos (Max) que falava como um adulto e convencia facilmente uma agente do governo que todas as maluquices da cabeça dele eram verdade, e olha que essa agente tinha um QI elevado. Sinto que o autor tentou não criar uma narrativa cansativa, mas acabou apressando algumas coisas, o que me impediu de ter tempo de vibrar pelas conquistas e genialidades do jovem.


A escrita é simples e de fácil compreensão, com uma narrativa leve e nada cansativa. Mesmo não tendo sido conquistada pela história, não posso negar que a ideia de utilizar a inteligência de jovens adolescentes a favor do bem foi ótima, deixando de lado todos aqueles músculos de super heróis, dando espaço para as estratégias. Também não posso deixar de comentar a forma brilhante com o autor introduziu assuntos atuais na trama, tais como bullying nas escolas, ganância de quem já tem poder, inveja,etc. Ele soube mesclar muito bem a fantasia com a realidade, o que me faz sentir vontade de reler este livro em outro momento onde eu esteja menos chata.




O livro pode não ter conquistado todo meu amor, mas ainda assim acredito que muitos irão gostar e para dar uma chance de que outros leitores tenham a oportunidade de conhecer a obra, faremos um sorteio por aqui com o apoio do autor.

Regras
  • NENHUMA entrada do formulário é obrigatória, mas é claro que ao menos uma deve ser seguida. 
Prêmios:
  • Primeiro ganhador: 1 exemplar de A lenda do lago dourado + marcadores diversos
  • Segundo ganhador: Marcadores diversos
Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

7 comentários

Comentários
7 Comentários
  1. Otima resenha! tomara que eu ganhe, fiquei com + vontade ainda de ler depois dela :D

    ResponderExcluir


  2. Oie!!
    Indicamos o seu blog para uma tag.

    Babi: http://babi-teixeira.blogspot.com.br/2013/11/tag-5apocalipse-zumbi.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandra,

    Adorei a resenha! Não é fácil dizer com tanta classe que não gostou do livro!

    Parabéns pela resenha e pelo carinho com o trabalho do autor, mesmo admitindo que a história não te conquistou!

    Beijosss

    http://preferiaestarlendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que um livro não poderá agradar a todo mundo,alguns combinam com alguns leitores e outros não. E achei que seria errado apenas falar que não gostei, pois tem bastante coisa legal na história. Não queria que os leitores perdessem o interesse só por EU não ter sido envolvida, pq acredito que ele vá sim envolver muitas outras pessoas.
      Por isso resolvi fazer o sorteio, para dar a oportunidade a outra pessoa de conhecer a obra! :D

      Excluir
  4. Eu tenho visto alguns blogueiros resenhando este livro, mas não me interessei muito por ele mesmo a capa sendo até bonita. A sua resenha já meio que deixou claro que não vou gostar muito. Tudo o que o autor cria tem que ser bem explicado se não a gente boia legal no livro.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha! Por isso estou participando do sorteio!

    ResponderExcluir