[RESENHA] A vez da minha vida - Cecelia Ahern

Publicado por 5.10.13

Autor: Cecelia Ahern
Sinopse: Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Eu estava com este livro na estante há um tempo e meu interesse por ele se deu exclusivamente por causa da autora, para quem não lembra é a mesma de PS. EU TE AMO. Mas caso você queira lê-lo esperando encontrar o mesmo drama e o mesmo romance, esqueça, não há como compará-los

Quem nunca esteve de "mal com a vida", vivendo numa rotina incessante, construindo mentiras para escapar de situações desagradáveis? Acredito que todo mundo já passou ou vai passar por isso em algum momento, e com a protagonista não foi diferente. Lucy estava numa vidinha "mais ou menos", acostumada com sua rotina sem graça, fugindo dos amigos, sofrendo calada e mentindo, até que Cosmo, sua vida, apareceu para lhe fazer perceber que as coisas não estavam tão bem quanto ela dizia a si mesma.

No início pode parecer estranho uma história onde a vida de alguém é representada por uma pessoa, nada de espírito, anjos ou algo do gênero, a vida de Lucy é tão comum e simples quanto ela, e sua aparência reflete a forma como ela anda vivendo e melhorando conforme ela percebe o que precisa ser arrumado. Falando assim até parece que estou me referindo a uma obra de autoajuda, mas não tem nada a ver com isso. Claro que em alguns momentos o leitor pode acabar se identificando com algumas atitudes dos personagens, o que torna a história mais convincente e agradável. 

A vida algumas vezes é mais dura com Lucy em outros momentos a deixa aprender sozinha como reconhecer suas falhas, com um toque de humor e ironia, é claro, afinal o que dizer de uma vida senão que ela é irônica?

-Isso é um sonho preguiçoso, Lucy. Se você tem um sonho, você deseja, ao menos, ser capaz de tentar alcançá-lo de alguma  forma. Algo que esteja, aparentemente, fora de seu alcance, mas que você sabe que, com trabalho, pode conseguir. Caminhar até a lotérica para comprar um bilhete de loteria não é inspirador. Os sonhos devem fazer você pensar.

Eu poderia ser a Lucy. Já perdi a conta de quantas vezes pensei em ter uma conversa séria com a minha vida, mas ela nunca apareceu na minha porta se dispondo a me ajudar a entender o que estava acontecendo, e esta proximidade com a mocinha me agradou muito. Em alguns momentos reconheci algumas características das pessoas que me rodeiam em algum personagem criado pela autora. 

A narrativa é muito divertida, ela não lhe arrancará gargalhadas, mas irá lhe distrair de tal forma que acabará a leitura sem ter percebido as horas passarem, então não se assuste com o tamanho do livro e/ou número de páginas. Eu li em um dia, com a intenção de me distrair depois de uma prova complicada na universidade e fiquei surpresa com o envolvimento que acabei tendo com o livro. Então só me resta dizer para que leiam e compartilhem comigo suas opiniões.

Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco.

12 comentários

Comentários
12 Comentários
  1. Menina então o livro é melhor que a capa! Porque eu olho pra essa capa e me dá um desânimo total de ler...mas vou dar uma chance, o bichinho ta perdido aqui a um tempão! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas leia sem expectativas, porque ele é bom, mas não se encaixa em uma das maravilhas do mundo!
      Eu precisei ignorar a capa, porque também não gostei dela e não tem nada a ver com a história. Só as cartas que tem alguma coisa relacionado, mas de resto eles viajaram legal! hahaha

      Excluir
  2. Eu nunca li o PS eu te mo. Acredita?
    Também não li esse, mas parece ser mesmo uma boa história :)
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Huum não conhecia este livro, mas parece ser ótimo!!! *u*
    Beijos da Biti,
    Biti's Place.

    ResponderExcluir
  4. Oi flor obrigada por me seguir, seguindo vc!!

    Beijos.

    jessyhcostta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro e esperava muuuuuuuuito mais, porém, gostei bastante, apesar de ter abandonado uma vez, mesmo assim recomendo a leitura hahah ótima resenha.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    nossa parece ser faz tempo que li esse livro rsrsrs
    eu tb achei a leitura divertida, mas sem grandes gargalhadas, só divertida.
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. To doida para ler PS. Eu te amo, está na minha estante esperando a hora certinha de ser lido!

    Sua resenha me deixou curiosa sobre o livro, adoro personagens que de alguma forma a gente se identifica ou quando identificamos pessoas que conhecemos, faz a história ser mais real!

    Beijoss

    http://preferiaestarlendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Cecelia é uma autora incrivel, quando li essa obra fiquei com muitas reflexões
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu to doida para ler todos os livros dessa autora. Tenho 3 aqui, mas comecei um deles e detestei, acabei adiando a leitura dos outros. :(
    Espero me envolver com esse tanto quanto você se envolveu.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Oi *-*
    Eu já tinha visto esse livro e o que me chamou atenção nele foi a parte de baixo da capa kk não ela toda. Porque eu me lembrei de um livro da Jojo Moyes, que eu tenho "A ultima carta de amor". Não tinha interesse de ler esse livro, nem tinha reparado que era da mesmo autora de PS. Eu te amo!
    Que eu nunca li, mas vi o filme e amei. *o*
    Vou procurar mais sobre o livro e talvez eu até compre.
    Beijos Alê

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá flor, passando para retribuir a visita amei o blog, já estou seguindo, bjs!!!
    http://barbiemorenapah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir