[RESENHA] Rudamon II - Demetrio Guimarães

Publicado por 25.10.13

Autor: Demetrio Alexandre Guimarães
Leia online | Compre aqui | Skoob
Sinopse: A guerra racial estava instalada no planeta. Derramamento de sangue, preconceito e intolerância passaram a dominar o mundo. O planeta precisava novamente de um herói. Quando todos festejavam a volta de Rudamon, algo muito estranho aconteceu... Rudamon não era mais o mesmo... 

De início o autor apresenta todos os personagens significativos para a história, admito que não achei de suma importância tais detalhes, pois com o decorrer dos acontecimentos acabamos os conhecendo de qualquer forma. Para que tem dificuldade em visualizar os seres que compõem a história, vão aproveitar bastante a descrição bem feita no início do livro, para os que conseguem identificar as características dos personagens enquanto a trama está se desenvolvendo, provavelmente não encontrará grande necessidade de ler a apresentação dos personagens. Que fique claro, não estou dizendo que o livro é repetitivo ou exagerado nos detalhes, mas acredito que ele tenha sido escrito com a intenção de não deixar o leitor em dúvida sobre qual personagem faz o que.

Neste segundo livro, a mitologia egípcia foi um pouco menos explorada e os feitos heroicos foram mais valorizados. Eu gostaria de ter notado a presença maior dos deuses e afins, mas esta ausência não prejudicou a leitura ou o desenvolvimento da história de Hor, o novo Rudamon.
As forças do mal continuam querendo dominar o planeta e desta vez nosso herói precisará enfrentar vários vilões com características diferentes. Enquanto um deseja acabar com a humanidade em geral, outros querem eliminar determinadas raças, ou seja, no final não restaria nada de qualquer maneira.

O autor usou bem a problemática do preconceito e da intolerância ao que é diferente, já que em sua história foram criados personagens ciganos, negros,neonazistas e judeus que não conseguiam se relacionar de forma harmoniosa, pelo contrário, o desejo que emana entre eles é o de acabar com a raça ou crença que seja diferente a de cada um. E convenhamos, atualmente ainda vemos este tipo de atitude de alguns seres humanos.

Enquanto no primeiro livro eu fazia cara feia para o herói perfeito, neste eu me deliciei com as falhas emocionais e defeitos mais humanos adicionados ao protagonista. O autor soube mesclar bem a identidade humana com a heroica de Hor, um jovem aventureiro, que não admite injustiças, mas ao mesmo tempo julga de forma errada algumas pessoas por causa de seu ego e seu ciúme.

É impossível não comparar o dois livros, enquanto no primeiro eu me encantei com a mitologia e o grande vilão, neste novo o herói me convenceu mais, mas me deixou sentindo a falta dos deuses e múmias. Gostei mais do vilão do primeiro, mas gostei mais do Rudamon do segundo, o que faz de mim uma pessoa chata que quer misturar os personagens na mesma história! Acho que o livro tem a cara de HQ. Não sou chegada em quadrinhos e mangás, mas com certeza eu gostaria de ler Rudamon em revistinhas!

Passado e futuro são tempos que não interessam para aqueles que querem fazer a diferença!

Para quem ainda não leu minha opinião sobre o primeiro livro do herói Rudamon criado pelo autor Demetrio, clique aqui e veja minhas impressões a respeito!

13 comentários

Comentários
13 Comentários
  1. Boa tarde, Alessandra! Mais uma vez, é uma grande honra pra mim, como autor do livro, poder comentar outra resenha tão bem escrita por você, sobre o meu trabalho. O seu Blog é nota Dez! O seu ponto de vista e as comparações que fez entre os dois livros foram fundamentais para que eu tivesse novas ideias para o RUDAMON III, cujo lançamento está previsto para Julho de 2014. Ao ler o que você escreveu, pude notar que você é ótima para captar a essência das histórias! Perfeita essa resenha!Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Suas Resenhas são todas maravilhosas! Dá até vergonha das minhas, rs
    beijos,
    Thais, http://rabiscunhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Bruna Fernanda Da Silva, tenho 12 anos e sou aluna participante do projeto “blogs literários em sala de aula- 1ª Edição 2013”
    Essa resenha ficou muito boa, pois o resenhista conseguiu expressar bem as idéias dele a respeito do livro. Gostei de mais.

    http://brunafernandas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome é Eric Valério da Silva, eu tenho 12 anos e também sou um dos alunos participantes dos Blogs literários em sala de aula-1ª Edição 2013!
    Olá Alessandra gostei do jeito como você escreveu a sua resenha, pois sua atenção nos detalhes dos personagens, do assunto tratado no livro e tudo mais... fez com que as minhas próximas resenhas tivessem mais foco nisso. Eu gostei de sua resenha não só na sua detalhas-são e de sua atenção para resenhar os livros, mas na sua comparação entre os livros. Eu queria que você fosse ver as minhas primeiras resenhas e que me desse sugestões para que eu faça melhores resenhas!

    http://leitor-desesperado-por-um-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, o meu nome é Nuayla Fernanda dos Santos Modesto, tenho 12 anos e sou uma aluna participante do projeto “blogs literários em sala de aula- 1ª Edição 2013”.
    Meus parabéns Alessandra, gostei muito da sua resenha, ficou bem detalhada, o modo que você escreve faz tornar sua resenha perfeita!

    http://fernandadicasdeleitura,blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá , meu nome é Emelly de Lima , tenho 11 anos e sou umas das participantes do projeto 'blog literário em sala de aula - 1º Edição 2013 ".
    Ficou muito bom sua resenha ,você fez a resenha bem detalha com bastante dedicação . Ainda mas que você fez a resenha do Rudamon , que é um livro ótimo , ficou dez !
    http://espetacularescolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola sou Rbeca tenho 11 anos e faço parte do projeto literario....o livro e particularmente otimo e vc fez uma resenha tambem otima como o livro bom trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Ola,meu nome e Matheus Sousa e minha idade é 12 anos. Eu achei suas resenhas muito boas! Estão incríveis! Eu espero que o seu blog continue assim. Eu gostei de ver a resenhas do Rudamon! Meus parabéns a você pela resenha e também para o autor:"Demetrio Alexandre Guimarães" por ter feito dois livro tão legais!

    ResponderExcluir
  10. Ola meu nome é Emerson Filintro De Oliveira Santos, tenho 13 anos e sou aluno participante do projeto "blogs literários em sala de aula-Edição 2013".
    Gostei muito de sua resenha, pessoalmente espero um dia poder fazer resenhas como as suas, são muito detalhadas e inteligentes

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu nome é Heldem Filipe Rocha Silva, tenho 12 anos de idade e sou aluno participante do projeto Blogs literários em sala de aula-1ª Edição 2013.
    Gostei muito de sua resenha, você citou muitas coisas legais desse livro, você parece mesmo uma resenhista profisional, que cada vez que resenha melhora elas.
    Se você quiser visitar o meu blog, está no link abaixo:
    http://heldemfilipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Vitor Eduardo Jacob, tenho 13 anos, aluno participante do "Blogs literários em Sala de Aula 1º Edição 2013". Olá Alessandra sua resenha Do Rudamon II ficou melhor ainda muito interessante o fim então nem se fala está de parabéns
    http://adorolervitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ola meu nome é Geovana Soares Godoy tenho 12 anos de idade e estou participando do projeto “Blogs literários em sala de aula-1ª Edição 2013”. Eu achei sua resenha ótima, você expressa muito a sua opinião e também escreve muito bem, lendo a sua resenha eu aprendi um pouco mais sobre resenhar livros e etc.
    http://horadleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir