[RESENHA] O diário secreto de Melissa - Letícia Kartalian

Publicado por 12.11.13

Autor: Letícia Kartalian


Sinopse: Melissa Stewart, apesar de ter apenas 18 anos, já viveu e passou por situações que muitas garotas em sua idade nem imaginariam um dia passar, e guarda segredos que poucas pessoas têm conhecimento. O que acontece quando ela encontra seu antigo diário, com todas as lembranças de um passado que ela gostaria de esquecer, e, de repente, precisa enfrentar todos os seus medos? O confronto com o passado pode ser difícil para ela, mas com a ajuda de seus amigos e de um grande amor, Melissa descobre que pode superar tudo.

Sou loucamente apaixonada pela capa deste livro, aquela meu velho e bom encantamento por um bela capa que costuma me consumir, e me fez, desde o início, sentir uma necessidade de conhecer mais sobre ele.

A partir de hoje, eu me despeço de todos os meus sonhos bobos e infantis, de todas as futilidades que um dia eu pensei em realizar antes de ir à faculdade...

Desde o início a autora deixa claro que a personagem principal sofreu um grande trauma, e que isto irá influenciar em suas atitudes futuras. Apesar de imaginar desde o começo como o momento ruim aconteceu, fiquei maravilhada com a forma que a autora conduziu a história, sem forçar em nenhum momento, sem implorar para que o leitor tivesse pena da Melissa.

Eu não tenho mais planos, sonhos ou metas. Meu único desejo é sobreviver.

Apesar de todo esse sofrimento que a protagonista carrega consigo, a história não ficou dramática ao ponto de se tornar repetitiva e cansativa, muito pelo contrário. Melissa faz o possível para seguir sua vida, claro que com alguns bloqueios, mas ainda assim não passa os dias se lamentando pelo ocorrido, mesmo que não possua coragem suficiente para compartilhar com seus amigos o que a atormenta há anos.

Meu melhor amigo tinha seus próprios problemas agora, minhas amigas, meu irmão,todos têm suas próprias vidas para cuidar... Estava na hora de eu me virar sozinha, aprender a cuidar de mim mesma. Seria difícil, talvez a coisa mais difícil que eu faria, mas faria de tudo para terminar bem.

Todos os personagens foram bem criados, de forma simples e clara, sem exagero nos dramas nem exaltação das qualidades. Ficou claro que todos tinham problemas como acontece na vida real, mesmo que fossem detalhes pequenos, eles ainda existiam ali na vida de cada um. Nem mesmo os pais da protagonista se viram fora de algum desconforto.

Houve apenas um momento que me deixou com medo de acabar não gostando do que estava por vir, mas felizmente a autora não deu aquela escorregada, e não deixou que sua personagem principal se tornasse uma menina amargurada e fresca. Sempre seguindo em frente, mesmo se não tiver toda a certeza de que dará certo.

Uma das coisas que eu adorei na narrativa, foi o fato da autora ter introduzido trechos de músicas conhecidas. Algumas eu admito que eu ainda não conhecia, mas ao ouvir ficou claro o motivo da escolha da mesma. Então quando você for ler, atente-se à 'trilha sonora' que a Letícia construiu com o maior cuidado, e se conhecer a música melhor ainda. 

Abaixo é possível conferir a lista de músicas criada pela autora, aproveite e dê uma escutada, quem sabe isso não aumenta sua curiosidade? Eu pelo menos estou ouvindo (e cantando) as músicas enquanto escrevo este post!


Ps: Gente, o que é aquele pedido de namoro? (suspiros)

8 comentários

Comentários
8 Comentários
  1. Alessandra, você é uma fofa!
    Acho que eu suspirei lendo sua resenha e a delicadeza com a qual você descreveu meu livro.
    Fico feliz de saber que você não só gostou da história, como também sentiu tudo aquilo e se apaixonou pelos personagens.
    Obrigada pela resenha.

    Beijos,
    Letícia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A capa é realmente muito bacana!

    Quantas estrelas?

    http://zuttokawaii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 lindas estrelas brilhantes, porque a autora não se deteve em narrar a história, ela se importou muito em fazer com o que o leitor se visse no livro, se envolvesse e vibrasse junto com as conquistas dos personagens!

      Excluir
  4. Ah flor, que lindo seu blog! *--* obrigada por ter visitado o meu, pode contar com minha presença viu?

    Adorei sua resenha e o livro, confesso nao ter escutado falar dele antes. Gostei principalmente da questao dos trechos de musicas e dos personagens reais. Vou ler!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandra.

    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante. Gostei muito da capa e do fato da autora ter usado trechos de músicas. Vou anotar para lê-lo.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ha gostei da história, é um tipo que eu gosto, me interessei pela resenha
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha e do livro me interessei bastante vou ver se leio ele dever ser uma história linda!!

    http://acadalivroumnovomundolr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir