[FILME - Resenha] Invocação do mal

Publicado por 24.9.13



Sinopse: Harrisville, Estados Unidos. Com sua família cada mais mais apavorada devido a fenômenos sobrenaturais que a atormentam, Roger Perron (Ron Livinston) resolve chamar dois demonologistas mundialmente conhecidos, Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga). O que eles não imaginavam era ter que enfrentar uma entidade demoníaca poderosa, que demonstra ser a maior ameaça às suas carreiras. 

Sou apaixonada por filmes de terror e suspense, ao contrário de boa parte das mulheres eu não sinto nojo de banhos de sangue, nem fecho os olhos quando algum demônio ou espírito aparece, e acredito que isso me deixa mais exigente com relação às histórias que prometem ser aterrorizantes. A probabilidade de eu começar a rir descontroladamente com cenas mal feitas, fantasmas sem graça, demônios sem sentido ou histórias mal contadas é bem grande, e não pensem que digo da boca para fora, eu dou risada mesmo!
Em uma das diversas idas ao cinema assisti "Invocação do Mal". Entrei na sala pronta para mais um filmezinho água com açúcar que me faria rir e bocejar, mas acredito que toda tentativa é valida, então não me faria mal nenhum passar algumas horas sentada numa sala escura, com gente fresca gritando.
Eis que no início o filme ganha um ponto comigo por aquela famosa frase "baseado em fatos reais", poderia ser apenas uma propaganda enganosa, mas adoro esta sensação de estar conhecendo a história de uma família normal, que poderia até mesmo ser a minha.


Com uma grande possibilidade de se tornar apenas mais um filme clichê, a produção aposta em espíritos sofredores, adoração ao diabo e possessões, mas se engana quem pensa que este seguirá a linha da mesmice. Claro que em alguns momentos você pensará que já viu algo assim antes, como portas batendo, pés sendo puxados e exorcismo, mas a forma como os acontecimentos foram criados e aproveitados deu um toque a mais ao filme.
Nada de música para causar tensão a quem estiver assistindo, pelo contrário, o espectador sentirá uma necessidade de prestar atenção aos detalhes, pois são neles que os sustos se escondem.


Outro ponto que eu gostei bastante foi a ausência do banho de sangue e a criação de um enredo. Repito que não me importo com aquela "chuva" vermelha, mas acredito que as produções se perderam um pouco nos últimos anos, onde quanto mais corpos dilacerados, mais ele vai conseguir a aceitação do público, e assim a história fica em segundo plano. Gosto de começo, meio e fim. E não sangue, sangue, sangue e fim. Sinto como se estivessem desafiando minha inteligência, como se eu não fosse capaz de me assustar com história sem que joguem corpos na minha cara.
Resumindo, é um filme que eu indico para todos que andam sentindo falta de algo bem montado e que crie aqueles momentos de tensão sem forçar. Sem falar que nunca mais vou brincar de cabra cega! 
  • Trailer


  • Informações extras:
Direção: James Wan
Roteiro: Carey Hayes, Chad Hayes
Elenco: Amy Tipton, Arnell Powell, Ashley White, Cabrenna H. Burks, Christopher Cozort, Christy Johnson, Courtney Lakin, Darrell Rackley, Desi Domo, Grace Layden, Hayley McFarland, Jamie Broadnax, Joe Montanti, Joey King, John Brotherton, Justin A. Thuesen, Karen Malina, Kyla Deaver, Lili Taylor, Mackenzie Foy, Marion Guyot, Matthew Pabo, Melllie Boozer, Meredith Jackson, Millie Wannamaker, Morganna Bridgers, Nate Seman, Patrick Wilson, Paul Shaplin, Ron Livingston, Rose Bachtel, Sarah Maykish, Shanley Caswell, Shannon Kook, Shawn 
Lançamento no Brasil: 13 de setembro de 2013 
Irmãs reais x irmãs do filme
*A família - Carolyn e Roger Perron e suas cinco filhas - passou dez anos no local, em meio à visões, barulhos inexplicáveis e objetos que se moviam sozinhos. Mesmo mais de três décadas depois, continuam marcados pela experiência que viveram - e que a filha mais velha, Andrea, descreveu em três livros. (Fonte: Último segundo).
*Ed e Lorraine Warren realmente existiram, e foram muito famosos nos EUA por suas investigações paranormais.
*Roger Perron e suas cinco filhas foram ao local das filmagens de Invocação do Mal.
*Existe um museu nos fundos da casa da paranormal Lorraine com peças que representam todos os casos no qual participou. Confira no vídeo abaixo.






8 comentários

Comentários
8 Comentários
  1. Poxa, eu odiei o filme rs Achei clichê demais, mas acho que meu ceticismo com relação a assuntos desse tipo contribuiu. Eu fui sozinha e dei muita risada, aconteceu exatamente o que eu esperava rs Não teve banho de sangue mesmo como você disse, o que foi um diferencial, mas ninguém morreu rs rs No final, o espirito simplesmente sai do corpo dela só porque ela decidiu pensar nos filhos ? Como ? Enfim, cada um tem uma opinião e um gosto, né rs Mas a resenha ficou boa!

    Beijo

    taliesinperdido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? heheh
      Eu achei que ele foi bem construido, com uma história e não apenas com uns sustinhos e mortes!
      Achei o filme bom, não foi nada assustador que me deixasse sem dormir!
      Mas gosto é algo muito particular, e eu ria das pessoas no cinema hahaha Quanta gente fresca gritando!

      Excluir
  2. Eu assisti esse filme ontem e gritei horrores dentro do cinema kkkkk
    Há muito tempo eu não gostava tanto de um filme de terror como gostei desse. Eu concordo com você, ele teve um enredo.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha.

    Fiquei com mais vontade de assistir *-*
    Amo filme de terror <3

    Bjus

    Babi:http://babi-teixeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para assistir e fiquei muito mais com o seu post.

    ResponderExcluir
  5. nossa' adorei'
    http://meumundinhoincomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é muito tenso! Amo filmes do gênero, e esse é um dos melhores nesses últimos anos. O diretor, James Wan, dirigiu nada menos que Jogos Mortais e Sobrenatural, outros grandes filmes, sem dúvidas. Ótimo post! :D

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã foi ver, adorou e quer que eu assista!!
    Agora lendo o seu post, fiquei com vontade de assistir!! :D
    Beijão flor, sucesso!

    ResponderExcluir